fbpx

Transferência de documento do veículo

A transferência doc de um veículo costuma ser bastante complicada e burocrática. E mesmo que sejam essenciais para os condutores brasileiros, o procedimento pode ser estressante. Mas a transferência de veículos não precisa ser estressante e, com a ajuda de especialistas na área, o processo é sem grandes complicações. Tanto para o processo de venda e de compra de veículos, a transferência doc é essencial. 

O procedimento envolve atenção redobrada dos condutores brasileiros, mas o processo pode ser resolvido de maneira rápida com as documentações corretas em mãos. Portanto, conhecer o procedimento de transferência doc pode auxiliá-lo durante o processo. 

Quando a transferência doc é necessária?

Conhecer a transferência doc é essencial para todos os condutores brasileiros, pois é ela que garante que a mudança entre os proprietários de um automotor seja eficiente e legal. Sempre que existir a transferência de veículos entre uma pessoa e outra, seja para a cessão de propriedade ou negociação, o processo de transferência doc deve ser realizado. De acordo com o CTB, o prazo para que a transferência seja concedida e concretizada legalmente é de 30 dias. Caso isso não aconteça, e o condutor seja pego em flagrante circulando com o veículo irregular, uma multa será aplicada. 

O valor da multa é de R $195,23, além do condutor receber pontos em sua carteira de habilitação. 

O procedimento de transferência doc pode ser bastante complicado, mas ele é essencial entre todos os condutores brasileiros. Para circular livremente nas vias públicas do Brasil, é fundamental que esse documento esteja em dia. Todas as informações presentes nesse documento são lançadas no Registro Nacional de Veículos Automotores, popularmente conhecido como Renavam. Através dele é possível conferir qual a origem do automóvel, além de indicar quem é o verdadeiro dono e todas as informações referentes a ele. 

Quais documentos são necessários para realizar a transferência de um veículo?

Compreender como funciona a transferência doc é fundamental. Isso porque, em todas as situações em que isso for necessário, a transferência deve ser feita para que o condutor circule livremente nas vias públicas do país. 

Sendo assim, ter em mãos os seguintes documentos é essencial para que a transferência seja realizada de maneira formal:

  • CRV: Esse é o documento mais importante no momento em que uma transferência é realizada. Vale lembrar que o antigo e o novo proprietário devem assiná-lo, reconhecendo o documento em firma no cartório mais próximo. Mantenha-o bem guardado em sua casa, pois ele é essencial na transferência de proprietários. 

 

  • Documento de Identificação: No momento em que o veículo for transferido, é importante deixar claro quem são as partes envolvidas, ou seja, vendedor e comprador. Sendo assim, é essencial ter em mãos o documento original do RG ou CPF. Também é possível utilizar somente a CNH, que vale pelos dois documentos. 

 

  • Comprovante de Residência: Uma outra informação que deve constar no documento de transferência é o local em que o veículo está sendo registrado. Por meio do comprovante de residência isso é possível, portanto, tenha em mãos ele. 

 

  • Laudo de Vistoria: Através do laudo de vistoria é possível atestar que a origem do veículo é lícita e possui todas as condições de segurança necessárias. Mas esse processo só é realizado em uma unidade do DETRAN, onde será feita a avaliação. Também é importante ter a versão original deste laudo anexado à transferência.

 

  • Comprovante de Pagamento de Taxas: Todas as taxas que dizem respeito ao pagamento das taxas de transferência devem possuir comprovante. Lembre-se de programar-se antecipadamente para realizar o pagamento e, na sequência, incluir os comprovantes na documentação. Vale ressaltar que os valores variam de acordo com o DETRAN de cada estado. 

Passo a passo para realizar a transferência de veículo

O procedimento para realizar a transferência doc é bastante simples e, o melhor, você mesmo pode fazer! O processo geral não toma muito de seu tempo, e também não é muito complexo. Sendo assim, para economizar mais tempo, basta seguir o seguinte passo a passo de realizar a transferência doc de veículo: 

  • Faça o preenchimento do recibo da compra e venda 

O primeiro processo de transferência doc é bastante simples, basta que o condutor preencha o recibo da compra e da venda, oficializando a transação. Portanto, inicie o processo por isso.

  • Faça a autenticação das assinaturas dos envolvidos

Depois do preenchimento do recibo, é fundamental que o vendedor e o comprador compareçam em uma unidade de cartório para realizar o reconhecimento de firma. Isso será realizado no verso do CRV, oficializando a venda do veículo. 

  • Realize o pagamento das taxas de transferência

Para obter esse guia, basta entrar em contato com o Despachante.com. Nesse processo, é importante que você pague a taxa da transferência, além de se certificar que não existem outras pendências em aberto. 

  • Leve o seu veículo para realizar a vistoria em uma unidade do DETRAN

Para obter o laudo, é importante que você leve seu veículo até uma unidade do DETRAN ou outra empresa especializada para realizar a vistoria. Esse laudo é importante para que a transferência seja realizada. 

  • Tenha em mãos todos os documentos necessários

Separe toda a documentação necessária para realizar a transferência doc, são as mesmas que foram citadas anteriormente. 

  • Realize a transferência do veículo

Para finalizar o processo, basta levar toda a documentação necessária até o Despachante.com, junto com o guia de taxa da transferência. Depois disso, basta fazer o requerimento da transferência do veículo. 

Prazo para a transferência do veículo?

De maneira geral, todo o processo para a transferência não costuma durar mais de 20 dias e, em alguns casos, pode levar menos tempo. Mas é muito importante levar em consideração o período de tolerância. Assim que a compra é realizada, o novo proprietário tem o período de 30 dias para entrar em contato e solicitar a transferência. 

Caso tenha alguma dúvida referente a transferência ou deseja realizar o pagamento de débitos em aberto em até 12 vezes sem juros, entre em contato com o Despachante.com.

2021-07-08T19:16:18-03:00 julho 8th, 2021|Transferência de Veículo|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20