fbpx

Como fazer a transferência de seu veículo?

Olá, hoje você irá entender melhor como funciona todo o processo de transferência de veículo, qual a documentação necessária, o quanto isso irá lhe custar, como fugir das fraudes e saber como fazer para verificar as pendências.

Pretende comprar um veículo novo ou vender o seu e não sabe como é processo de transferência?

Fique ligado (a) em nosso artigo para entender as regras e fugir das multas.

Anote tudo e boa leitura!

 

 

 O que é a transferência de veículos?

A transferência de um veículo é o processo que altera os registros de propriedade de um automóvel, motocicleta ou qualquer outro veículo que esteja sob sua propriedade.

Este processo envolve a expedição do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Caso você não faça ideia de como realizar a transferência do veículo e não quer cometer nenhum erro durante o processo, precisa entender alguns conceitos e conhecer os órgãos aos quais você precisará recorrer.

Antes de tudo, é importante lembrar que um veículo não poderá circular pelas vias sem que seja registrado e emplacado anteriormente.

O número de registro e identidade do veículo é o seu Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

Neste registro é possível encontrar os seguintes dados a respeito do veículo: suas taxas, acidentes no qual o veículo está envolvido, boletins de ocorrência em nome do proprietário e troca de proprietários.

Já no CRLV constam dados como: número do RENAVAN, número da placa e número do chassi do automóvel e também, dados sobre o proprietário.

Anualmente, você precisará renovar este registro, assim como realizar o pagamento de encargos, como: IPVA, DPVAT, algumas taxas e multas, caso haja.

Se o veículo estiver circulando com a situação de licenciamento irregular, o motorista terá que pagar uma multa no valor de R$ 294,00 que se enquadra na categoria de infrações gravíssimas, sendo registrados 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Do mesmo modo, quando o veículo é vendido, também precisa ser registrado.

Pensando em ajudá-lo (a) que este artigo foi criado. Aqui você entenderá melhor sobre os seguintes tópicos:

  • O que precisa fazer para realizar a transferência de um veículo;
  • Prazos e procedimentos que precisam ser feitos;
  • Onde devem ser feitas as transferências e quanto isso irá lhe custar;
  • Consequências de não realizar a transferência de maneira correta;
  • Valores e pontuação da multa por exceder o prazo de transferência.

 

transferecia-de-veiculo

Quais os documentos são necessários para realizar a transferência de um veículo?

Para registrar a transferência de um veículo, você precisará ter em mãos uma série de documentos.

Para facilitar a sua vida, traremos abaixo a lista de documentos necessários para que você já prepare tudo direitinho, sem se esquecer de nada:

  • Carteira Nacional de Habilitação ou documentos de identificação, original e cópia;
  • Cópias dos comprovantes de residência referentes aos últimos três meses em nome do comprador ou de parente de primeiro grau;
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV) preenchido pelo proprietário anterior, com firmas reconhecidas em cartório do vendedor e do comprador;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), original e cópia, juntamente com os comprovantes de pagamento do IPVA, licenciamento e multas quitadas;
  • Duas cópias do formulário RENAVAM;
  • Número do chassi do veículo, com 2 cópias tiradas em etiquetas localizadas atrás do formulário do RENAVAM;
  • Comprovante de que não há débitos vinculados ao RENAVAM.

 

Em alguns estados, este processo burocrático é realizado de maneira diferente, exigindo outros documentos específicos e outros formulários, devidamente preenchidos.

Deste modo, a dica que damos a você que se mantenha sempre atento (a) sobre como funciona a transferência na região em que você mora.

 

Onde realizar a transferência de seu veículo?

Todo o processo burocrático inicia-se no cartório. Lá, o (a) vendedor (a) do veículo deverá autenticar a sua assinatura no CRV, antes que o documento seja repassado ao (a) novo (a) proprietário (a), que também deverá autenticar sua assinatura no documento.

Este passo deverá ser realizado apenas após a verificação de que o veículo não possui nenhuma dívida a ser quitada, como multas e outros encargos em atraso.

Feito isto, deverá ser agendada a vistora do veículo pelo Detran. A emissão da nova documentação e da nova placa, para casos de regiões diferentes, será realizada no ato da vistoria.

 

Passo a passo para realizar a transferência do veículo

Para que não fique nenhuma dúvida na hora de realizar a transferência, iremos detalhar para você o passo a passo de como será realizado o processo.

 

Passo número 1

Antes de realizar qualquer ação, o (a) novo (a) proprietário (a) do veículo precisa se informar sobre todas as dívidas e débitos, além de licenciamentos atrasados.

Isso não impede a transferência do veículo, desde que o vendedor e o (a) comprador (a) acordem sobre quem deverá realizar os pagamentos pendentes.

 

Passo número 2

Assinatura e autenticação do CRV pelo (a) antigo (a) proprietário (a) e pelo (a) novo (a), registradas em cartório. Este tipo de serviço não é realizado de forma gratuita.

Fique atento (a) à data inserida no documento de transferência. Após fechado o negócio, o (a) comprador (a) tem um prazo de até 30 dias para finalizar todo o processo.

O (a) vendedor (a) deverá comunicar ao Detran sobre a transferência do veículo. Porém, em alguns cartórios, este comunicado é feito automaticamente após a assinatura dos novos papéis.

No cartório, você precisará realizar a cópia autenticada do CRV. Isso dará autonomia ao (a) comprador (a) para realizar o resto do processo sozinho.

 

Passo número 3

Neste passo, você deverá quitar todas as taxas relacionadas à transferência do veículo.

Para saber qual o valor cobrado pelo seu estado, uma vez que ele possa variar, se informe diretamente no posto do Detran.

 

Passo número 4

Assim que as documentações estiverem devidamente assinadas e todos os encargos quitados, a vistoria deverá ser agendada para a emissão da nova documentação.

Em caso de transferência entre estados ou municípios, novas placas deverão ser providenciadas.

 

transferecia-de-veiculo

Cuidado com a multa se não realizar o comunicado de venda

O comunicado de venda é uma das etapas iniciais do processo de transferência do veículo.

Se você não comunicar que está vendendo o seu veículo, está correndo o riso de ser apontado como o autor de multas e delitos cometidos pelo (a) novo (a) proprietário (a).

As infrações não são o único motivo de preocupação para quem realiza a venda do veículo sem fazer o processo de transferência.

O comunicado de venda poderá ser realizado automaticamente via cartório, onde o (a) vendedor e o (a) comprador (a) assinaram o CRV. Sendo assim, não existe a necessidade de preencher mais nenhum papel.

Porém, se esta for uma exigência feita pelo Detran, não deixe de cumpri-la o quanto antes, pois é o seu nome que estará em jogo.

Quando a comunicação de venda é realizada, o prazo para a finalização do processo é de 30 dias corridos.

Se, os 30 dias passarem e o veículo não houver sido transferido, o proprietário será autuado e deverá quitar a multa de natureza grave, além de somar 5 pontos em sua CNH mais a retenção do veículo para a regularização.

 

 

Conclusão

A compra e venda de um veículo envolvem processos simples, mas que deverão ser realizados de maneira correta para que não haja dores de cabeça futuramente.

Sendo assim, mantenha a calma para realizar todas as verificações necessárias e realize a transferência somente após garantir que tudo está nos conformes.

Nós, da Despachante.com realizamos para você cidadão de São Paulo todo o processo online.

Para isso, ou para esclarecer demais dúvidas, entre em contato conosco no site ou em nossas redes sociais. Será um prazer atende-lo (a).

Grande abraço!

2020-10-08T20:19:35+00:00 outubro 8th, 2020|Dicas, Transferência de Veículo|0 Comentários
Quer transferir seu veículo?Nós cuidamos de todo o processo pra você!

📑 Evite multas, filas e burocracias!
✅ Este é um serviço do Despachante.com para você ganhar tempo.
🚀 Paguem em até 12X no cartão de crédito e receba seu documento em sua casa.

Peça um orçamento sem compromisso

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20