fbpx

Licenciamento digital 2022: passo a passo de como fazer

Você sabia que é possível fazer o licenciamento digital do seu veículo em 2022? Sabe o que isso significa? Que você pode fazer tudo pela internet, sem sair de casa.

Ficou com dúvidas de como fazer o licenciamento digital 2022? Então, preste atenção nesse artigo, em que explicaremos tudo o que você precisa saber para pagar a taxa desse ano. Confira!

O que é licenciamento digital?

O licenciamento digital nada mais é do que obter o documento do seu veículo (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) de maneira digital, no celular ou computador.

No Estado de São Paulo, a carteira de motorista e o documento do veículo (CRV – Certificado de Registro do Veículo) não são mais impressos pelo Poupatempo, desde 08 de maio de 2020.

Já o CRLV, desde o dia 04 de janeiro de 2021, é digital e vale como comprovante do licenciamento anual. O acesso a esse documento é bem simples! Mas, para isso, você deve estar com os débitos do veículo em dia.

Como consulto se há débitos de licenciamentos anteriores?

Se você não tem certeza se pagou o licenciamento em anos anteriores, você pode consultar essa informação com facilidade no site do Despachante.com.

Você vai precisar do número da placa ou RENAVAM do seu veículo, seu nome, e um e-mail válido.

Com esses dados, você conseguirá consultar se há débitos anteriores do veículo que ainda não foram quitados, ou outros valores em aberto, como multas, por exemplo.

E para pagar o licenciamento digital 2022?

Caso você já tenha quitado todos os débitos anteriores e queira apenas realizar o pagamento do ano vigente, você pode realizar o pagamento de forma 100% online.

Uma opção é acessar o site do Despachante.com, consultar os débitos, e quitar as suas pendências.

O pagamento pode ser feito de várias formas, inclusive pelo cartão de crédito, em até 12x!

Veja abaixo como funciona o calendário de pagamento no Estado de São Paulo.

Calendário de pagamento de licenciamento no Estado de São Paulo

·         Julho: finais de placa 1 e 2;

·         Agosto: finais de placa 3 e 4;

·         Setembro: finais de placa 5 e 6;

·         Outubro: finais de placa 7 e 8;

·         Novembro: final de placa 9;

·         Dezembro: final de placa 0.

 

Veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV)

Caso seu veículo seja movido a gás natural veicular, para efetuar o licenciamento, é importante que haja a prévia aprovação em inspeção de segurança veicular com a expedição do chamado Certificado de Segurança Veicular (CSV).

O CSV também pode ser transmitido eletronicamente. Mas, caso não tenha sido, o proprietário terá que comparecer presencialmente a uma das agências do Detran para entregar o certificado, antes da emissão do licenciamento do seu veículo.

O que acontece se eu não fizer o licenciamento do meu veículo?

Rodar com um veículo com o licenciamento vencido é considerada infração gravíssima. Ou seja, o proprietário receberá uma multa no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos da carteira de motorista.

E para piorar, seu veículo poderá ser apreendido, até que todas as pendências sejam regularizadas. Para retirar o veículo, depois, além do pagamento de todas as pendências, você terá que quitar os dias que o veículo ficou no pátio do Detran.

Conclusão: não pagar o licenciamento custa caro e dá muita dor de cabeça!

Como faço o licenciamento digital 2022? Passo a passo

1) Acesse o site do Despachante.com

2) Na home do site, você possui uma área destinada à inclusão de informações do seu veículo, para consultar pendências;

4) Realize o pagamento;

5) Todo o processo de liberação e constatação da quitação do débito será informado através do Despachante.com, e você não precisa mais se preocupar;

6) Após a confirmação de pagamento e a emissão do documento, você receberá a versão digital via e-mail e uma cópia impressa via Correios;

7) Você também pode baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, na qual você terá sua carteira de motorista, o documento do seu veículo (CRLV-e), além de infrações cadastradas no seu CPF e no seu veículo, caso tenham.

Conclusão

Com esse passo a passo, você terá o seu licenciamento digital feito e poderá andar com o seu celular, agora tendo na palma da sua mão todas as informações necessárias para rodar com seu veículo de maneira legal.

E por último, caso você fique com receio de não ter internet sempre à disposição, você pode salvar tanto do CRLV em versão PDF, ou rodar com a versão impressa.

2021-12-29T16:38:20-03:00 dezembro 29th, 2021|Sem categoria|0 Comentários