fbpx

Licenciamento 2022: Saiba tudo sobre

Você sabia que para rodar pelas vias do país, seu veículo deve estar com o licenciamento 2022 em dia? Muitas pessoas acabam pagando somente o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e esquecem que é necessário licenciar o veículo anualmente para rodar em conformidade com a lei de trânsito.

Se você tem dúvidas sobre como fazer o licenciamento agora em 2022, esse artigo é para você! Vamos esclarecer todos os tópicos sobre licenciamento de veículos, para você ficar com tudo certo e evitar dores de cabeça!

Confira!

O que é o licenciamento de veículos?

O licenciamento é uma taxa cobrada para a liberação do documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) que permite a circulação livre nas cidades e estradas brasileiras.

Por que devo pagar o licenciamento do meu veículo?

Como todo imposto, caso você não faça o recolhimento da taxa para o licenciamento, você ficará sujeito a multas e sansões.

Se o proprietário do veículo não fizer o licenciamento e for parado por um profissional de trânsito ou agente rodoviário, o proprietário sofrerá multa e ainda poderá ter seu veículo aprendido.

Portanto, estar com o licenciamento em dia é a melhor maneira de não ter dores de cabeça com o Departamento de Trânsito (Detran), evitando assim possíveis multas e até mesmo apreensões.

Muitos veículos ficam armazenados e literalmente encostados em pátios de Detrans espalhados pelo país, por seus donos não terem condições de quitar as multas, taxas ou ainda mediante a falta de recolhimento dos impostos.

Todo automotor é um bem. Cuidar de maneira correta do seu veículo não só é uma maneira inteligente de aproveitar todos os benefícios, mas também é uma maneira evitar a perda de dinheiro.

Quanto custa o licenciamento?

O valor do licenciamento de veículos varia de Estado para Estado. Assim, é importante você consultar o valor do seu.

O preço do licenciamento de veículos não é alto se comparado a outros valores que devem ser pagos.

O valor do IPVA, por exemplo, pode chegar a 4% do valor médio de mercado do veículo. Dessa forma, quando se trata de um veículo zero-quilômetro, o valor do IPVA será consideravelmente mais alto.

Quando devo fazer o licenciamento de carros?

Você deve licenciar seu veículo todo ano, assim como ocorre com o pagamento do IPVA.

Caso você esteja com débitos em aberto, você deve também consultar e efetuar o pagamento dos anos atrasados ou demais valores, como multas em aberto, para poder ficar em dia.

Assim como cada Estado brasileiro tem um valor de licenciamento, cada Estado possui um calendário para pagamento.

As datas limites para pagamento seguem de base o final de placa do veículo. Ou seja, é escolhido um mês para que o licenciamento daquele veículo seja feito.

Porém, você pode licenciar seu carro antes, assim que quitar o IPVA, caso opte pelo pagamento à vista, você já pode efetuar o pagamento do licenciamento também.

Para aqueles que preferem aguardar o mês baseado no final de placa do seu veículo, aqui vai uma orientação sobre um calendário de licenciamento de veículos.

Calendário do licenciamento 2022 em São Paulo:

  • Julho: finais de placa 1 e 2;
  • Agosto: finais de placa 3 e 4;
  • Setembro: finais de placa 5 e 6;
  • Outubro: finais de placa 7 e 8;
  • Novembro: final de placa 9;
  • Dezembro: final de placa 0.

Esse foi um exemplo de um calendário de licenciamento de veículos. É importante lembrar que cada Estado possui um calendário próprio. Portanto, é essencial você consulte as datas de seu Estado.

Como consultar e pagar o licenciamento 2022?

Se você não sabe se o licenciamento do veículo está em dia, ou mesmo quer realizar o pagamento da taxa, existem algumas soluções ao seu dispor.

A maneira mais fácil é realizar uma consulta através do Despachante.com. Você só precisará digitar sua placa ou RENAVAM na tela inicial e em segundos terá acesso aos valores de forma 100% online e gratuita. Após isso, você poderá prosseguir para o pagamento dos valores em aberto, com a possibilidade de parcelar tudo em até 12x no cartão de crédito. Acesse o site comece agora mesmo.

Caso tenha dúvidas, entre em contato através do nosso e-mail ([email protected]) ou através dos nossos telefones de atendimento (11) 3027-6900 ou (11) 94687-9081, que te auxiliaremos ao longo de todo o processo. Conte conosco!

2021-12-29T15:53:33-03:00 dezembro 29th, 2021|Sem categoria|0 Comentários