fbpx

CRV 2021: Tudo que você precisa saber!

CRV 2021: Tudo que você precisa saber!

O CRV 2021 será um documento único, totalmente digital, segundo determinado pelo DENATRAN e Resolução CONTRAN n° 809. Desde o dia 04 de Janeiro de 2021, esse documento passou a valer em todo o território nacional. 

Essa nova documentação será acompanhada com um QR Code, o qual pode ser utilizado de ambas as maneiras: digitalmente e impresso. O documento digital oferece segurança aos proprietários dos veículos, além da utilização ser muito mais eficiente. 

O CRV impresso deixou de ser uma obrigação nos veículos dos DETRANS do país, determinando que esse documento poderia ser baixado digitalmente. A consulta também é realizada pela internet. 

Mas a porte deste documento nos veículos é obrigatória, sendo que os proprietários de veículos podem realizar o download e a impressão do documento pelo site oficial do Detran de seu estado. 

Como conseguir o CRV 2021 digitalmente?

Para os proprietários de veículos que já possuem um documento registrado e a autorização para realizar a transferência de seu veículo em papel-moeda, não há nenhuma mudança que precisa ser feita. 

Quando os proprietários dos veículos realizam a venda do mesmo, eles precisam preencher um documento informando os dados solicitados do comprador, reconhecê-lo no cartório e, na sequência, a transferência do veículo é feita no Detran. 

Esse procedimento só deverá ser seguido pelos veículos registrados recentemente. Isso porque, a partir de agora, o documento CRV só será expedido em formato digital aos proprietários. 

Já a ATPV-e, a qual vinha em branco, presente no verso do documento, a partir da resolução será expedida somente no ato da venda do veículo. 

Todas essas novas regras foram explicadas pelo Contran, seguindo a nova resolução. 

Para expedir o documento de transferência de seu veículo, os proprietários deverão fazê-lo junto ao Detran mais próximo. Isso pode ser feito tanto de forma digital quanto presencial. 

Quando ambos documentos estiverem em mãos, tanto o ATPV-e quanto o QR Code, o comprador deve reconhecer em firma no cartório e, na sequência, finalizar a transferência do veículo. 

Essa transferência também se tornará totalmente digital.

Segundo determinado por Carneiro, a transferência de um veículo será tão fácil quando realizar uma transferência bancária. 

Como imprimir o CRV 2021 em casa?

O CRV é um documento que vai comprovar que o veículo está legalizado para trafegar nas vias públicas do Brasil. Sendo assim, é fundamental que o documento esteja nos veículos. 

Todos os anos é necessário que os proprietários de veículos façam a emissão do documento depois de pagarem todas as taxas referentes, incluindo o imposto do IPVA, assim como a taxa do licenciamento e todas as pendências que estão abertas, como multas. 

Os proprietários devem realizar o pagamento do CRV a vista, efetuando o pagamento nos bancos que possuem algum convênio junto ao Detran de seu estado. 

Quando o documento for devidamente quitado, então ele será encaminhado até a residência dos motoristas.

Mas por conta da nova pandemia do coronavírus, é possível que a documentação seja impressa pelo próprio condutor do veículo. 

Para que possam fazer isso, será necessário efetuar o pagamento de todas as dívidas em aberto, basta seguir o seguinte procedimento:

  • Acesse o Portal de Serviços do DENATRAN
  • Via site oficial do Detran de seu estado
  • Através do aplicativo da Carteira DIgital de Trânsito

Caso opte pela opção do Portal de Serviços do Denatran, os consumidores deverão realizar o login para acessar o portal. Para isso, será necessário informar o número do CPF e a senha de acesso. 

Se for um novo usuário no portal, e ainda não tiver efetuado o cadastro, então deverá preencher o que está sendo solicitado para se cadastrar no portal. 

Depois de terminar o seu cadastro, ou efetuado o login, basta acessar a página “Meus Veículos”, clicar no link descrito como “CRLVDigital.pdf”. Depois de realizar o download, basta imprimir o documento. 

Essa impressão é simples, então basta utilizar uma folha A4, com tinta preta. 

O mesmo procedimento deverá ser seguido caso opte por realizar o download do documento através do site do Detran de seu estado. 

Mas se optar por acessar esse documento via aplicativo, então não será necessário realizar a impressão do mesmo. Confira maiores informações sobre essa situação na sequência. 

CRV 2021 Digital pelo aplicativo

Se você considera melhor acessar essa documentação pelo aplicativo, basta realizar o download da “Carteira Digital de Trânsito” em seu smartphone, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. 

Ao optar pelo aplicativo, os condutores não precisam realizar a impressão deste documento.

Isso ocorre porque o documento poderá ser acessado na tela do celular do condutor, sendo dispensado que o documento impresso esteja no veículo.  

Se for realizar uma viagem para outro país, não será possível apresentar esse documento através do aplicativo. Sendo assim, é obrigação do condutor portar a documentação impressa, procedimento que também pode ser realizado via aplicativo.

Mas para evitar possíveis problemas no trânsito referentes ao celular, é fundamental que o condutor tenha acesso a ele no momento em que for parado em uma blitz. Isso porque, caso não consiga apresentar o documento via aplicativo ao fiscal de trânsito, ele será penalizado. 

O CRV em papel moeda continua valendo ou não?

A mudança do documento digital está contando para os condutores que realizaram o registro de seus veículos a partir do ano de 2021. 

Sendo assim, todos os proprietários de veículos que já têm acesso ao CRV impresso no Papel Moeda não precisam realizar nenhum dos procedimentos citados. Portanto, a mudança não impacta de maneira direta em nada. 

Dessa maneira, está determinado que os condutores que não registraram o veículo a partir de 2021 podem seguir o mesmo procedimento que era feito anteriormente. 

Passo a passo para acessar o CRV através do aplicativo

Para ter acesso ao CRV 2021 através de seu smartphone, basta seguir o seguinte procedimento:

  1. Realize o download da Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos do iOS ou Android
  2. Realize o cadastro inserindo o número de seu CPF
  3. Depois de finalizar o cadastro, escolha qual é o aplicativo que deseja obter digitalmente
  4. Na sequência, informe o número do Renavam
  5. Informe o código de segurança de seu CRV e clique em OK
  6. Após preencher todos os dados solicitados, aperte no botão “Concluir”
2021-03-15T19:57:31-03:00 março 11th, 2021|Sem categoria|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20