fbpx

Detran Consulta Placa: Como fazer?

O Detran Consulta Placa pode ser realizado para diferentes fins. Para quem deseja conferir o histórico de algum veículo, basta consultar sua placa no portal do Detran e conseguir todas as referências que precisa.

Com a Detran Consulta Placa de um veículo, o condutor consegue verificar o histórico de roubo e furto, quilometragem, restrições, informações de leilões e outras coisas. Para conseguir analisar tudo isso, basta saber as informações sobre a placa do automóvel. Existem diversos sites e aplicativos que podem ser usados para tal verificação. 

Detran Consulta Placa

Para consultar o histórico e diversas informações de um automóvel, basta saber o número de sua placa e consultá-la em um site ou aplicativo de sua preferência. Um dos portais que oferecem essa verificação é o Detran de cada estado. 

Normalmente, as consultas disponíveis no portal do Detran fornecem informações referentes a multas, impedimentos, restrições, IPVA e roubo. Vale ressaltar que a conferência de roubos e furtos é feita separadamente da situação do automóvel. 

A verificação no portal do Detran irá variar para cada Estado, mas, de um modo geral, basta fazer a mesma coisa. No Detran-MG, por exemplo, basta colocar o número da placa e do chassi para realizar a consulta. No Detran-PR, para consultar extrato de débitos de veículos, basta ter o número do Renavam em mãos. Por outro lado, no Detran-PE, para realizar uma consulta no histórico do automóvel, precisa-se do número da placa, do chassi e do Renavam. 

O Renavam pode ser encontrado no Certificado de Registro do Veículo (CRV). Se não estiver com esse documento em mãos, o número pode ser encontrado no site Olho no Carro. Além do Renavam, pode-se encontrar outras informações sobre seu veículo por meio do mesmo. 

Existem outros lugares para conseguir o histórico de um veículo, são eles:

  • Olho no Carro
  • Sinesp Cidadão

Olho no Carro

Se você procura por informações completas, o site Olho no Carro é uma ótima opção. Com as consultas realizadas por meio do Olho no Carro, o motorista pode ter acesso a informações completas e específicas de seu veículo. Entretanto, seu acesso é restrito e só é permitido quando o motorista realiza o pagamento de uma taxa.

Mas, apesar disso, a primeira consulta pode ser realizada de maneira gratuita e, se caso o motorista gostar dos resultados, pode pagar por pacotes específicos, como o de Consulta Básica e Leilão.

A verificação de veículo completa pode ser obtida por cerca de 40 reais, enquanto a consulta básica está disponível por 30 reais. Além disso, também há a possibilidade de comprar um pacote para consultar as informações cadastrais do veículo, por cerca de 12 reais. Para realizar a primeira consulta gratuita é simples, o condutor só precisará fornecer seu e-mail e o número da placa de seu veículo.

Sinesp Cidadão

Por meio do Sinesp Cidadão, o motorista consegue informações básicas sobre seu veículo, como cor, marca, modelo e ano de fabricação. Além disso, também é possível saber se o automóvel já foi roubado. O aplicativo do Sinesp Cidadão está disponível para os sistemas Android e iOS e fornece uma consulta básica do veículo em questão que pode ser realizada de maneira gratuita. 

Consulta de Placa: Quais informações podemos encontrar?

Através das informações da placa do seu veículo, os condutores podem obter diversas averiguações sobre o mesmo. Além de informações cadastrais estaduais e nacionais do automóvel, o motorista também consegue verificar se ele possui multas e débitos, se já foi batido ou roubado, se já passou por leilões e diversas outras coisas. 

Além disso, com o número da placa e, na maioria das vezes, do Renavam, os condutores conseguem verificar se o seu veículo corre o risco de não ser aceito em seguros. 

Como verificar as multas pela placa?   

Ainda não há maneiras gratuitas de consultar multas apenas pelo número da placa. Em todos os sites e aplicativos pede-se o número do Renavam juntamente com a placa para realizar a consulta de multas, débitos e restrições. As informações do Renavam podem ser obtidas por meio do CRV ou, caso não esteja com o documento em mãos, através do Olho no Carro. 

Placa Mercosul: Como realizar a conferência?

Para realizar a conferência dos históricos do veículo pelo número da Placa Mercosul, basta realizar o mesmo processo da placa convencional, que pode ser feito por meio do portal do Detran. Se o motorista deseja saber a origem de um automóvel que possui uma placa Mercosul, basta baixar o aplicativo Sinesp Cidadão, que foi desenvolvido pelo Governo e não é pago. 

Por meio do Sinesp Cidadão, o motorista consegue verificar informações básicas de um automóvel, como cor, ano, modelo, últimos números do chassi e origem. Para realizar essa conferência, basta seguir os seguintes passos:

  • Baixar o aplicativo Sinesp Brasil (disponível para Android e iOS)
  • Entrar no aplicativo 
  • Clicar em “Veículos”
  • Digitar o número da placa do automóvel

Seguindo esses simples passos, o motorista consegue muitas informações básicas de seu veículo de forma gratuita. 

Outras averiguações sobre a placa Mercosul podem ser conferidas no site do Detran do seu estado. Inclusive, no Detran-SP há uma aba para dúvidas sobre a placa Mercosul, que pode ser visualizada de maneira totalmente gratuita. 

Consulta da Placa: Qual o melhor site?

Como vimos, existem muitas maneiras gratuitas para se conseguir informações de um veículo por meio do número de sua placa. O portal Detran e o aplicativo Sinesp Cidadão fornecem muitos detalhes sobre o automóvel por meio da placa e, na maioria das vezes, do número do Renavam. 

Entretanto, as informações que conseguimos verificar de maneira gratuita são inferiores às que conseguimos em sites pagos. No Olho no Carro, por exemplo, o motorista consegue consultar informações completas sobre o seu veículo.

Além disso, sua primeira consulta no site pode ser realizada de maneira gratuita. Mas, após esse período, o motorista só conseguirá informações se pagar uma taxa. 

Em suma, o Detran Consulta Placa consegue fornecer muitas informações sobre seu veículo, incluindo históricos de roubo e furto, restrições, multas, informações sobre leilões e muito mais. 

2021-04-27T21:21:37+00:00 abril 27th, 2021|Carro, Despachante, Placa Mercosul|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20