fbpx

Como consultar placa de moto?

Consultar a placa de moto é um hábito que todos os condutores devem seguir. O procedimento é bastante simples, seja para consultar o histórico de seu carro ou moto. E, em ambos os casos, é essencial para trafegar livremente pelas vias públicas do Brasil. Nesse simples procedimento, os condutores podem verificar se existe algum débito em aberto na moto ou a presença de multas. Através dessa consulta, também é possível encontrar informações sobre as características originais do automotor, assim como se ele é furtado ou roubado. 

Assim que decidir comprar uma moto de terceiros, lembre-se de seguir esse método importante e verificar a placa de moto. Com esse simples hábito, é possível se livrar de possíveis incômodos futuros no trânsito. 

Qual a importância de consultar a placa de moto?

Assim como ocorre no procedimento de busca pelo emplacamento de carros, verificar os impostos, multas ou dívidas na moto também é essencial. Ainda mais quando o pagamento de alguns impostos, como o IPVA, devem ser pagos anualmente para andar livremente pelas vias públicas do Brasil. O IPVA é um imposto que deve ser pago em cota única, assim como conquistar desconto se pago em janeiro ou em três parcelas. De todas as maneiras, o pagamento é iniciado durante janeiro e termina em março. 

E, assim como ocorre com os carros, o pagamento do IPVA das motos também deve ser feito nesse período. A única diferença que existe na cobrança desse imposto em ambas situações é o valor. Se você é um condutor de automotor e, assim como outros, está em busca de uma maneira rápida e prática para consultar a placa de moto, acesse o Despachante.com

Além da possibilidade de consultar a placa de moto, os condutores também podem verificar se existe alguma dívida em aberto e, se possuir, existe a possibilidade de realizar a quitação desses valores em até 12x. 

Como consultar o IPVA de moto 2020?

Os valores do IPVA de motos variam de estado para estado. Vale lembrar que nessas situações, o valor da motocicleta, o qual está indicado na tabela FIPE, também irá influenciar no pagamento final do IPVA. Em todos os estados brasileiros uma taxa é cobrada acima do valor venal de sua moto. Essa mesma taxa também é conhecida como alíquota IPVA. Os condutores de moto que residem no estado de São Paulo vão encontrar o valor de cobrança dessa taxa em 2%. Nessa situação, se a sua moto vale R $10 mil, o valor do IPVA será de R $200,00. 

Mas esse não será o valor no caso em que existirem atrasos no pagamento do IPVA. Isso porque um imposto de 0,33% será cobrado, por dia, de juros pelo atraso. Vale lembrar que esse pagamento também pode ser feito através do site Despachante.com. O procedimento é bastante rápido e simples, e se precisar, poderá contar com o auxílio de profissionais que fazem parte da equipe da empresa. 

Se o pagamento não for realizado, os condutores correm alguns riscos, incluindo o registro do nome do devedor na Dívida Ativa. Vale ressaltar que além da presença na Dívida Ativa, os proprietários não conseguem realizar o licenciamento de suas motos. Isso faz com que eles andem pelas vias públicas do país de maneira irregular, com possíveis autuações e multas. 

Como consultar a placa de moto pela internet?

Um dos melhores hábitos que os motoristas devem seguir é consultar a placa de moto ou carro. Isso porque, em poucos processos, ele tem acesso ao histórico de débitos e multas que devem ser quitados para trafegar de maneira legal. Sendo assim, ao tomar a simples atitude de consultar a placa de moto, os condutores se livram de complicações futuras no trânsito. 

Quando a multa não é entregue aos condutores no momento do flagrante, ela também não será encaminhada até a residência deles. Seja pela falta de atualização do endereço de residência ou pela dificuldade em encontrar o local em que o condutor vive. Dessa maneira, os condutores vão acumulando cada dia mais multas, resultando em complicações no trânsito. 

Um dos maiores problemas que pode ocorrer está na acumulação de um valor alto. Sendo assim, a consulta de placa de moto se torna um hábito essencial, basta acessar o site do DETRAN de seu estado. O procedimento é ainda mais fácil através do site Despachante.com

Como solicitar o primeiro emplacamento de moto?

Esse serviço também é entregue, sem burocracia e totalmente online, através do site Despachante.comVale lembrar que esse procedimento também é realizado em algumas concessionárias do país. Mas se ela não realizar esse processo, o proprietário deverá emplacar a moto em até 15 dias após o recibo do veículo. Se preferir, o primeiro emplacamento também pode ser solicitado no DETRAN mais próximo de você. Mas em todo caso, o procedimento envolve muita burocracia. 

Vale ressaltar que é essencial solicitar o emplacamento do veículo, pois trafegar sem placa é uma infração de natureza gravíssima, resultando em 7 pontos na carteira de motorista. Além da apreensão do veículo pelas autoridades que autuarem os motoristas em flagrante. 

Como consultar a placa do moto roubada?

O simples hábito de consultar a placa de seu veículo, seja uma moto ou carro, garante analisar todo o histórico. Isso porque, os veículos podem ter passado por leilões de veículos, riscos de aceitação em seguros ou, até mesmo, terem sido furtados ou roubados. A consulta de placa dos veículos roubados ou furtados pode ser feita no site do DETRAN de seu estado. 

Sendo assim, se deseja verificar esses antecedentes do veículo, siga os seguintes procedimentos: 

  1. Acesse o DETRAN do seu estado;
  2. Busque pela aba descrita como “Veículos”;
  3. Assim que o usuário for redirecionado, selecione a opção “Débitos, restrições e vistorias;
  4. Selecione a opção de consulta de veículos de terceiros;
  5. Nesse momento, busque pela alternativa descrita como “Registro de roubo/furto”;
  6. Faça o preenchimento dos dados solicitados, como o emplacamento do veículo, e consulte o histórico referente a ele. 

Caso queira encontrar diversos serviços referentes ao trânsito, acesse o site Despachante.com e encontre os melhores serviços e profissionais!

2021-06-23T17:54:27-03:00 junho 10th, 2021|Moto, Placa Mercosul|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20