fbpx

Qual a diferença entre cassação e suspensão?

Nem todo mundo sabe, mas existem duas maneiras que lhe impedem de dirigir, que variam durante o tempo: saiba qual a diferença entre cassação e suspensão da CNH.

Para que não seja pego (a) de surpresa, o motorista deverá sempre manter-se bem informado (a) e saber diferenciar suspensão e cassação.

Sendo assim, neste artigo explicaremos tudo para que você saiba qual a diferença entre cassação e suspensão.

O que é a suspensão da CNH?

Trata-se de uma espécie de processo punitivo, onde o (a) condutor (a) permanece sem o direito de dirigir pelo período de 1 ano.

E você deve estar se perguntando o que fazemos na direção que pode nos levar a ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, não é mesmo? O Despachante.com te explica.

O (a) condutor (a) terá sua CNH suspensa caso atinja os 20 pontos na carteira registrados em um período de até 12 meses.

Mas, um (a) motorista poderá sofrer a suspensão sem ter atingido os 20 pontos.

Basta que o (a) mesmo (a) cometa alguma infração mandatória, como conduzir o veículo sob o efeito de álcool e ser parado (a) durante a Lei Seca, ou não prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, por exemplo.

Vale lembrar que, o período de 12 meses é indiferente aos meses do ano. Por isso, não precisa acontecer obrigatoriamente de janeiro a janeiro, por exemplo.

E cassação, o que é?

A cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma punição ainda mais grave. Em casos assim, o (a) motorista perde o direito de conduzir qualquer veículo pelo prazo de dois anos.

Sendo assim, a cassação da CNH ocorre se por acaso o (a) condutor (a) cometer alguma infração durante o período de 12 meses da suspensão.

O (a) condutor (a) também terá sua CNH cassada se, por acaso, for condenado (a) judicialmente por ter cometido algum crime de trânsito.

Mas como entender a diferença entre as duas?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender a diferença entre as duas modalidades de penalidade.

A diferença está na rigidez com que cada uma aplica as punições. A suspensão é uma punição bem maior em relação às multas e registros de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem menor que a cassação.

Como já dito anteriormente, o período máximo que o (a) condutor (a) poderá ficar com as carteira de habilitação suspensa é de 12 meses. Já a cassação, poderá ocorrer entre um período de 24 meses (2 anos).

A diferença também poderá ser observada quando, em alguns casos, uma for consequência da outra. Um (a) motorista que tiver sua habilitação suspensa, não poderá conduzir seu veículo, pois se for flagrado (a) poderá ter sua CNH cassada.

Para recuperar o direito de conduzir as duas punições também se diferenciam.

Outra diferença importante que devemos conhecer, é que a suspensão é aplicada ao (a) proprietário (a) e ao (a) condutor (a) do veículo. Mas, a cassação, é aplicada apenas ao (a) condutor (a) quando for flagrado (a) ao volante.

Agora fica mais clara a diferença entre cassação e suspensão.

Como retorno a dirigir após a suspensão ou cassação da minha CNH?

Geralmente, quem tem dúvidas em relação à a diferença entre cassação e suspensão também não conhece a maneira de recuperar seu direito de conduzir um veículo novamente.

De início, para ter o direito de dirigir normalmente outra vez, o (a) condutor (a) punido (a) deverá cumprir algumas determinações assim que terminar o prazo da penalização.

Se, por acaso, você teve sua carteira de habilitação suspensa, precisará fazer um curso de reciclagem além de esperar o prazo da penalidade terminar longe dos volantes.

Sendo assim, ao ter sua carteira de habilitação suspensa, não basta somente que o (a) condutor (a) cumpra a pena corretamente, mantendo-se sem dirigir durante o tempo estipulado pelo órgão responsável pelas leis de trânsito.

O curso de reciclagem poderá ser realizado em qualquer centro de formação de condutores e é semelhante ao processo realizado para habilitar-se.

O período de duração é menor, e o curso conta apenas com aulas teóricas. São apenas 30 horas dando ao (a) condutor (a) o direito de recuperar sua carteira de habilitação novamente após a aprovação de 70% de acertos na prova.

De outro ponto de vista, para quem teve a carteira de habilitação cassada recuperar o direito de conduzir um veículo novamente é mais complicado.

O (a) motorista deverá realizar outra vez todo o processo de habilitação, da mesma forma que fez pela primeira vez.

Mas, por que uma punição assim? Percebe-se que o (a) condutor (a) cometeu uma infração muito grave e necessita reeducar-se como motorista para voltar a assumir o controle de um veículo.

Sendo assim, quando acabar o processo de cassação, o (a) motorista estará liberado para dar início ao processo de reabilitação para dirigir.

Eu posso recorrer de processos de suspensão e cassação?

Sim, você pode. Recorrer é um direito dado a todo condutor que receber, em seu nome, o registro de alguma infração e consequentemente, alguma penalidade.

Quando um (a) condutor (a) sofre uma suspensão ou cassação, após a notificação o (a) mesmo (a) terá um período de 15 dias para entrar com algum recurso em um órgão responsável.

E, se após todas as tentativas de recorrer, o recurso lhe for negado, você deverá cumprir a penalidade sem direito à escapatória.

Por que é tão importante atualizar sem endereço no Detran constantemente?

Aqueles que não sabem diferenciar suspensão e cassação da carteira de habilitação são as mesmas pessoas que não possuem conhecimento sobre a existência do banco de dados presente no Detran (Departamento de Trânsito) de cada estado.

É fundamental que se atualizem estes bancos de dados para evitar surpresas desagradáveis. Mas sabe o porquê disso?

Se por acaso for instaurado um processo de suspensão da sua CNH, a notificação será enviada ao endereço que consta em sua habilitação.

Sendo assim, se você não receber a notificação e tiver o conhecimento sobre a suspensão de sua CNH, e por acaso, for parado (a) em uma blitz, poderá ter a carteira cassada.

Para atualizar seu endereço no Detran, basta levar seus documentos juntamente com um comprovante de residência atualizado e sua carteira de habilitação.

Por fim, fica clara a diferença entre cassação e suspensão, e como evitar estes problemas.

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20