A estratégia do rodízio de São Paulo

Muitos veículos concentrados em um pequeno espaço resultam em longos engarrafamentos, cenário comum na capital paulista. Em 2013, por exemplo, São Paulo fechou o ano com um total de 5,4 milhões de carros nas ruas, um número exorbitante que poderia ser ainda maior se o rodízio de carros não existisse. 

Segundo dados fornecidos pelo Coletivo Nossa São Paulo, o motorista de São Paulo gasta aproximadamente 3 horas todos os dias somente para ir à escola ou ao trabalho. Além disso, o trânsito também contribui negativamente para a poluição do meio ambiente, por conta das emissões de carbono na atmosfera. 

Para solucionar estes problemas, em 2007 o governo criou o rodízio de carros de São Paulo, um esquema que veio para facilitar a locomoção do paulistano nos pontos mais importantes e críticos em relação ao trânsito da cidade. 

O plano 

Somente a cidade de São Paulo adota o sistema de veículos no Brasil. O objetivo é reduzir o número de automóveis nas vias para diminuir o trânsito da cidade nos chamados “horários de pico”. O motorista que não respeitar a regra é penalizado com a aplicação de uma multa de natureza média pelo DETRAN, e recebe 4 pontos na CNH. 

O último dígito da placa do veículo é o que determina o dia que o carro não pode circular em algumas vias de São Paulo. A cada dia, duas placas de números seguintes são proibidas de transitar pela cidade.

A proibição de locomoção não é total, as zonas de rodízio envolvem apenas a região do Centro expandido da capital, área delimitada pelo “minianel viário” composto pelas Marginais Tietê e Pinheiros, entre outras vias.

Desde a implantação do rodízio em SP, a restrição acontece de segunda a sexta-feita e não é válida em feriados e finais de semana. Atualmente a penalização para motoristas que descumprem a regra é uma notificação de infração média pelo DETRAN:

Ainda hoje a multa por transitar em horários não permitidos é uma das mais aplicadas na capital paulista. A maioria dos motoristas cometem a infração conscientes por não querer abrir mão de transitar com seu veículo em determinados horários, mas alguns condutores são autuados por não conhecerem as regras do rodízio de SP, para estes já existe um projeto de lei que prevê a abolição da multa por falta de sinalização. 

O Despachante.com é o seu portal de notícias do trânsito de São Paulo. Acompanhe nosso blog e redes sociais e não fique de fora de nossas dicas e promoções exclusivas Visite nosso site e conheça nossos serviços de soluções de documentação automotiva. Despachante.com: O despachante online que faz tudo por você! 

2019-09-11T17:37:42+00:00 setembro 11th, 2019|Carro, Multa de trânsito|0 Comentários

Deixar Um Comentário