fbpx

Recall de veículos: o que é? Como funciona?

O recall de veículos é um procedimento de extrema importância, principalmente quando falamos de segurança. Isso porque, as montadoras entram em contato com os proprietários quando percebem um problema que pode afetar não só o condutor, mas as pessoas no geral. Infelizmente, esse é um processo que nem todas as pessoas têm conhecimento. Inclusive, a maioria das pessoas é bombardeada constantemente com essas informações, mas deixam passar a importância do recall de veículos. 

Recall de veículos: Saiba tudo sobre esse procedimento!

Quando as pessoas falam sobre a segurança nas estradas, o recall de veículos é um procedimento tão importante quanto a manutenção. Até porque, a montadora é quem entra em contato com o proprietário, alertando sobre o risco que existe. Além disso, os riscos não envolvem somente a segurança de sua saúde, como também dos consumidores no geral. Portanto, é fundamental compreender do que se trata o recall de veículos, assim como atender seu pedido quando solicitado.

Constantemente as pessoas são bombardeadas com informações referentes ao recall, mas deixam simplesmente passar em branco. Então, o primeiro passo para compreender sobre o recall de veículos, é perceber a importância desse pedido.

Afinal, o que é o recall?

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre o recall, mas não faz ideia do que se trata. Alguns dos condutores que já foram solicitados para realizar esse procedimento realizaram a troca de peças importantes e também demais reparos no automóvel. Além disso, os consumidores que adquirem veículos novos tem como objetivo evitar problemas futuramente. Entretanto, o que muitos não levam em consideração durante essa aquisição, é um problema que está se tornando cada vez mais constante: os defeitos de fábrica. 

Portanto, é nesse momento que o recall entra. Basicamente, traduzindo a palavra do inglês ao pé da letra, ela significa “chamada de volta”. E, como citado, ele serve para alertar os condutores que o veículo possui um defeito de fábrica. Normalmente, esse aviso informa que utilizar o veículo pode oferecer riscos para a sua saúde e de outras pessoas. Por esse motivo, ele é tão importante quanto a manutenção de rotina. 

Mesmo que o recall seja utilizado para informar sobre o defeito de outros produtos e serviços, ele é muito popular entre os fabricantes de veículos. Então, é fundamental que, ao ser solicitado, o condutor atenda ao pedido. 

Como o recall funciona?

Seguindo os termos estabelecidos dentro do Código de Defesa do Consumidor, a montadora deve criar um edital informativo, dizendo para os consumidores sobre a situação e quais são os riscos que os automóveis podem trazer para sua saúde. Assim que o edital é finalizado, ele é publicado em todos os canais de comunicação, como emissoras de TV, rádios, jornais locais e, até mesmo, na página oficial da fabricante. O principal objetivo do recall de veículos é alertar os consumidores sobre a situação e resolvê-la o mais rápido possível. 

Qual é o período de duração de um recall?

Primeiramente, o recall de veículos não possui um período de duração. Sendo assim, ele pode ser realizado em qualquer período. Mas existem algumas regras que devem ser seguidas pelos consumidores. Segundo estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, se após cinco anos do recall ter sido anunciado, o proprietário não aceitar o pedido, ele perde o direito sobre a reclamação de possíveis problemas futuros. 

Apesar disso, a Lei entende que a responsabilidade dos possíveis danos causados são de total responsabilidade da montadora, mesmo que o proprietário do veículo não atenda ao pedido do recall. 

Quais são os custos de um recall?

Antes de mais nada, todo o serviço de troca ou reparo será de total responsabilidade da montadora. Com isso em mente, o consumidor não tem nenhum tipo de despesa ao atender ao pedido de recall. Assim que o pedido de recall for divulgado, o consumidor deve consultar o horário da concessionária e marcar seu agendamento. Dessa maneira, no dia estipulado, basta ir até o local e esperar que o reparo seja feito. 

Além disso, se o consumidor verificar uma falha na peça antes do recall for divulgado, ele tem total direito de solicitar o ressarcimento da peça sem pagar pela mão de obra da montadora. 

Qual o significado do recall em branco?

De maneira geral, o recall em branco é do tipo voluntário. Isso significa que a montadora não é obrigada a realizar o reparo para o consumidor, pois ele não envolve nenhum tipo de risco.Essa é a principal diferença do recall que será divulgado pelos principais meios de comunicação. Portanto, fique atento a esse pedido, pois o recall em branco não coloca em risco a sua saúde ou a de outras pessoas. 

Quando aconteceu o primeiro recall no Brasil?

Muitas pessoas não sabem quando o primeiro recall foi anunciado no Brasil, mas tem curiosidade sobre o assunto. Sendo assim, o primeiro anúncio aconteceu no ano de 1988, onde mais de 20 mil unidades de veículos apresentavam um defeito de fabricação. Na época, o modelo que foi anunciado com defeitos foi o OF 620 da Mercedes Benz, que estava com um problema no suporte da coluna da direção. E, desde então, o número de recalls vem aumentando consideravelmente no Brasil.

Porém, não há motivos para se preocupar. Isso porque, desde o ano de 2020, os pedidos de recalls estão sendo divulgados na internet através do aplicativo conhecido como Carteira Digital de Trânsito. O recall será divulgado nesta plataforma, informando qual é o defeito encontrado, além da possibilidade de solicitar o reparo totalmente gratuito. Então, faça o download do aplicativo agora mesmo! Ele está disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS. 

Fique por dentro de assuntos semelhantes no Despachante.com!

Por fim, agora que você sabe sobre o recall de veículos e de sua importância, saiba que o Despachante.com pode te ajudar a conhecer mais sobre outros assuntos referentes a veículos. Além disso, no primeiro despachante digital do Brasil, o consumidor tem acesso a diferentes serviços, como o licenciamento anual do veículo e pagamento em 12x! Tudo de maneira simples, rápida e segura. 

2021-09-20T14:13:21-03:00 setembro 17th, 2021|Manutenção de veículos|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20