fbpx

Licenciamento Final 9

O licenciamento final 9 deve ser feito todos os anos pelos proprietários de veículos cujas placas sejam terminadas nesse dígito. 

Em relação ao licenciamento 2020 os prazos para licenciar o veículo já se encerraram. Por outro lado, as datas para 2021 já estão definidas e devem ser observadas por todos os proprietários de meios de transporte motorizados.

Assim, continue lendo para conferir mais sobre o licenciamento de veículos em São Paulo, os vales, prazos e formas de fazê-lo.

O que é licenciamento?

Ele corresponde a uma obrigação que recai anualmente sobre os proprietários de veículo.

Ao licenciar um veículo o proprietário pode obter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). 

Esse é o documento que atesta a regularidade de circulação do automotor pelas vias públicas brasileiras.

Isso significa, então, que a ausência de licenciamento e do CRLV indica a irregularidade do veículo. É por isso mesmo que licenciar é tão importante.

No que diz respeito ao licenciamento final 9, ele se dá da mesma maneira que para os demais veículos. Sua diferença se dá em relação às datas limites de pagamento das taxas.

Qual é o valor do licenciamento?

O valor do licenciamento é o mesmo para todos os tipos de veículos. Assim, independentemente de se tratar de caminhão, reboque ou automóvel de passeio, o valor será sempre o mesmo.

O licenciamento final 9 e dos demais finais de placa foi de R$ 90,20 em 2020 para o estado de São Paulo.

Por outro lado, ainda não houve definição do valor a ser pago pelos proprietários de veículos em 2021. Porém, ele deve ser próximo ao praticado em 2020.

Quais são as condições para realizar o licenciamento?

Somente é possível realizar o licenciamento final 9 e todos os demais se o veículo estiver em dia com o DETRAN.

Ou seja, é preciso que tanto o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo automotor) esteja quitado, assim como todas as multas registradas.

Em caso contrário o licenciamento fica travado até que haja a regularização das multas e impostos. Após é possível licenciar o veículo sem maiores problemas.

Qual o prazo do licenciamento final 9 em 2020?

Conforme já indicado, o licenciamento deve ser feito anualmente. Para isso, então, o calendário agrupa os proprietários de veículo com base na placa dos veículos.

Para os veículos com placas em final 9 foram praticados os seguintes limites de prazo em 2020:

  • Veículos de passageiros, reboque, semirreboque e ônibus: Novembro/2020;
  • Caminhões: Dezembro/2020.

Portanto, tanto para os veículos de passeio quanto para os caminhões o licenciamento final 9 está vencido em 2020.

Se esse for o seu caso é importante que tenha cuidado e se agilize para regularizar a situação, uma vez que a ausência do CRLV causa graves problemas.

Qual o prazo do licenciamento final 9 em 2021?

Embora o valor para o licenciamento em 2021 ainda não tenha sido definido, as datas para o pagamento dele já o foram.

Em relação ao licenciamento final 9, então, serão praticados os seguintes prazos limites em 2021: 

  • Veículos de passageiros, reboque, semirreboque e ônibus: Novembro/2021;
  • Caminhões: Dezembro/2021.

Portanto, os meses limites para pagamento foram mantidos em relação ao ano de 2020.

Quais as consequências de não fazer o licenciamento final 9 dentro do prazo?

O proprietário de veículo que não observar os limites para pagamento do licenciamento e emissão do CRLV e eventualmente for flagrado por autoridade policial pode sofrer graves consequências.

Primeiramente, a ausência de licenciamento dentro do prazo corresponde à infração leve. Portanto, gera 03 pontos na carteira de habilitação (CNH) do condutor, bem como a necessidade de pagamento de multa pecuniária.

Além disso, o veículo que for abordado sem o CRLV ou o licenciamento final 9 em dia será apreendido. Assim, ele é retirado da posse do proprietário e permanece nos postos do DETRAN até que a situação seja regularizada.

Isso também gera despesas ao proprietário que além de pagar multa leve deve bancar financeiramente a estadia do veículo nos pátios do DETRAN, bem como o reboque dele até o local.

Dessa maneira, fica claro que deixar de fazer o licenciamento ou postergá-lo para além do prazo limite de pagamento não é uma boa ideia, não é mesmo?

O licenciamento final 9 é crucial. Além disso, cabe ressaltar que não basta licenciar o veículo, mas também garantir que sempre que ele esteja em circulação esteja também com os documentos probatórios de sua regularidade.

Como regularizar o licenciamento final 9 atrasado?

Primeiramente, caso você não tiver respeitado os prazos de licenciamento para 2020 é preciso evitar conduzir o veículo até que ele seja licenciado.

Afinal, o CRLV está vencido e isso pode acarretar em todas as consequências acima listadas. 

Ainda, busque regularizar o quanto antes o licenciamento final 9 atrasado, evitando multas de mora e juros pelo atraso do pagamento.

Para fazer isso com maior tranquilidade é possível se valer dos serviços de um despachante de trânsito.

Conforme veremos a seguir, ele é o profissional capaz de manter seu veículo em dia sem maiores problemas.

Licenciamento final 9: Por que buscar um despachante?

Seja em relação ao licenciamento atrasado ou ao que irá vencer no próximo ano, buscar auxílio de um despachante é a melhor alternativa para todos os proprietários de veículos.

Esse profissional é capacitado em relação às leis e trâmites legais referentes às regras de trânsito. Além disso, ele é certificado pelos órgãos públicos para exercer a função.

Dessa maneira, você garante que os documentos do seu veículo estarão em boas mãos e que o licenciamento final 9 será realizado de forma correta.

O despachante de trânsito atua em seu nome. Para isso, vale-se de uma procuração de poderes para realizar os trâmites referentes ao seu veículo.

Considere, então, que ele é capaz de resolver pendências do veículo e garantir o licenciamento de forma rápida e efetiva.

Assim, você evita maiores dores de cabeça ou mesmo perder tempo com filas e processos burocráticos que são demorados.

Aliás, saiba que é possível até mesmo contratar um despachante de trânsito online. A partir da procuração e da concessão do número do RENAVAN do seu veículo ele irá garantir a regularidade dele e o seu conforto!

2021-02-18T19:12:13+00:00 janeiro 19th, 2021|Licenciamento de Carro|2 Comentários

2 Comentários

  1. Edilaine 18 de dezembro de 2015 em 21:32 - Responder

    Boa noite! comprei um carro no Estado de São Paulo em dezembro de 2015 e vou emplacar em Minas, para isso tenho que pagar o licenciamento que vence agora no fim do mês, porém não consigo pagar pois o renavam está com bloqueio para transferência devido a comunicação de venda. O que fazer? No banco a única opção que tenho é pagar a taxa de transferência junto com o licenciamento, porém essa taxa de transferência está vinculada a transferir para SP e não para Minas correto? O que devo fazer? O documento não está em atraso está no prazo.

  2. Marcio Batista de Oliveira 5 de janeiro de 2016 em 13:39 - Responder

    Eu possuo um veículo que esta documentado, falta apenas transferi-lo pro meu nome.
    Só que esse veículo foi adquirido do meu pai, tenho o recibo assinado e autenticado por nós dois.
    Porém eu deixei esse recibo datado, vencer mais de 30 dias.
    ESSE ATRASO CAUSA O BLOQUEIO AUTOMÁTICO DESSE VEÍCULO?
    EU POSSO PAGAR O LICENCIAMENTO MAIS UMA VEZ NO NOME DO ANTIGO PROPRIETÁRIO ( MEU PAI)?

Deixar Um Comentário

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20