fbpx

Licenciamento Final 8

Ano novo e dívidas novas, principalmente se você é proprietário de um veículo com licenciamento final 8. 

Afinal, todo o ano as obrigações referentes aos automotores se renovam e a circulação legal dele em vias públicas depende disso.

Portanto, é preciso ficar de olho em como serão as cobranças para 2021. Mesmo para os veículos cujo licenciamento será feito apenas no segundo semestre é necessária atenção para se organizar quanto aos gastos necessários.

Isso, pois, conforme veremos abaixo o licenciamento exige pagamento de outras taxas de trânsito. 

Assim, continue lendo e não seja surpreendido pelas obrigações pecuniárias do seu veículo em 2021.

O que é licenciamento final 8?

O licenciamento é uma obrigação dos veículos de todo o país. Contudo, a cobrança é feita pelos estados em que cada um deles está registrado. 

Além disso, em cada uma das unidades federativas o pagamento é organizado de acordo com o final das placas de identificação do veículo. 

Em outras palavras, um calendário estabelece o limite de pagamento em que os automóveis são colocados de acordo com o último número das placas.

Assim, o licenciamento final 8 nada mais é do que a obrigação do proprietário em licenciar o veículo com placas terminadas nesse dígito.

Ele é feito por meio do pagamento de uma taxa fixa que, por sua vez, permite a expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). 

Esse documento é obrigatório para todos os veículos. Caso ele não esteja em dia o proprietário pode sofrer graves consequências financeiras.

Quem tem obrigação a fazer o licenciamento?

Todos os proprietários de veículos têm a obrigação de realizar o licenciamento do veículo. Cada um deles, é claro, cumpre a necessidade de acordo com a data final estipulada pelo calendário em relação à placa do veículo.

A única diferença ocorre em relação ao veículo comprado no ano-base de pagamento. Por exemplo, o proprietário que adquirir veículo em 2021 não precisará pagar a taxa de acordo com a tabela de DETRAN.

Isso, pois, o veículo já sai da concessionária ou loja com essa taxa paga. Afinal, deve-se considerar que ele somente pode circular em vias públicas caso o CRLV tenha sido expedido, o que só é possível com o pagamento do licenciamento.

Assim, somente a partir do segundo ano de circulação do veículo é que será preciso pagar a taxa de licenciamento final 8 para emissão do CRLV.

Ainda, é preciso ressaltar que todos os veículos devem pagar o licenciamento. Ou seja, diferentemente do IPVA, ele não possui isenções. Portanto, proprietários de motocicletas, automóveis de passeio e caminhões, bem como reboques e outros precisam licenciar-se.

O que acontece para quem perder o prazo do licenciamento?

O veículo que ignora o prazo do licenciamento fica passível de multas e de apreensão. Dessa maneira, o proprietário deve respeitar o prazo, eis que as consequências são bastante graves.

Quando um veículo é flagrado sem o CRLV ele será apreendido pela autoridade policial. Além disso, o motorista será púnico com pontuação na carteira de habilitação (03 pontos) e multa pecuniária leve (cerca de R$ 80).

Com isso o veículo somente poderá voltar à circulação e, igualmente, à posse do proprietário, após o pagamento da multa, do licenciamento e das taxas de guincho e estadia no DETRAN.

Assim, não deixe de ficar atento ao licenciamento final 8 ou qualquer que seja o final dele. Continue lendo para ver outras exigências, datas e valores, bem como licenciar seu carro de forma rápida e fácil, sem estresses ou trabalho!

O que é preciso para fazer o licenciamento?

Cabe ressaltar, ainda, que para licenciar um veículo não basta pagar as taxas cobradas pelo DETRAN do estado de São Paulo.

Igualmente, é preciso que as multas registradas contra o veículo estejam quitadas. Ao mesmo tempo, o IPVA também deve estar quitado, uma vez que seu prazo de quitação ocorre antes do licenciamento.

Quem estiver com esse tipo de pendência ao realizar o licenciamento final 8 deverá contorná-las para só então realmente emitir o CRLV. 

Qual é o valor do licenciamento final 8?

O IPVA é um imposto cujo pagamento decorre do valor de venda (venal) estabelecido pela tabela FIPE. Por outro lado, o licenciamento possui valor fixo.

Dessa maneira, todos os veículos, seja de licenciamento final 8 ou outra placa pagarão o mesmo valor para licenciar-se.

Embora as datas para o pagamento do licenciamento em 2021 já tenham sido estabelecidas, ainda não houve divulgação dos valores finais. Portanto, o que se tem até agora como base é apenas o valor que foi aplicado em 2020, de R$ 90,20.

Uma vez que os valores não variam muito de um ano para outro, é possível aguardar valor semelhante para 2021. Entretanto, é claro, é necessário esperar a divulgação oficial pelo DETRAN paulista.

E o prazo de pagamento do licenciamento final 8?

Conforme acima apontado, os valores ainda não foram divulgados, apesar da data do licenciamento final 8 já estar definida. Confira:

  • Prazo final para caminhões: Novembro de 2021.
  • Veículos de passageiros, reboque, semirreboque e ônibus: Outubro de 2021;

Licenciamento final 8: Como fazer?

Pois bem, agora que você já sabe o que é o licenciamento, o prazo para as placas final 8 em São Paulo, o valor aguardado e as consequências de não fazê-lo, é chegado o momento de entender como cumpri-lo!

Para isso a nossa indicação é fazer uso dos serviços de um despachante de trânsito. Esse profissional possui todos os conhecimentos de documentação e taxas de veículos que você precisará!

Aliás, saiba que a partir da contratação dele, concessão do número do RENAVAM e procuração você não tem qualquer outra preocupação. 

O despachante ficará responsável por contornar qualquer obstáculo, realizar o pagamento das taxas pendentes (multas, IPVA e licenciamento) sem que para isso você precise dar novas autorizações.

Assim, o seu veículo e o licenciamento final 8 são garantidos junto à sua tranquilidade. Você evita filas, congestionamentos de sites e outras burocracias que o despachante é capaz de resolver em poucos instantes.

Dessa maneira, não deixe de procurar esse profissional e garantir a regularidade do seu veículo!

2021-02-18T19:03:53-03:00 janeiro 19th, 2021|Licenciamento de Carro|2 Comentários

2 Comentários

  1. PAULO ROBERTO ROQUE DA SILVA 27 de novembro de 2016 em 22:23 - Responder

    Posso fazer minha vistoria anual com parcelamento em andamento de divida ativa de ipva?

    • Despachante.com Despachante.com 28 de novembro de 2016 em 12:09 - Responder

      Paulo,
      O licenciamento não será emitido enquanto não quitar a dívida.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20