fbpx

Licenciamento Final 7

Licenciar o veículo é uma obrigação que é imposta a todos os proprietários de veículos no Brasil. A cobrança é feita pelos estados e cada um organiza o calendário de acordo com o dígito final das placas. Confira mais, hoje, sobre o licenciamento final 7 para o estado de São Paulo.

Licenciamento 2021: O que é?

O que, exatamente, o licenciamento? Ele corresponde ao pagamento de uma taxa para expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). 

Esse documento, por sua vez, comprova que o veículo está devidamente em dia com o DETRAN e que está apto para circular nas vias brasileiras. De mesma maneira, a ausência dele indica a irregularidade.

Assim, o licenciamento final 7, bem como para as demais placas, é uma obrigação anual de todos os veículos. Em relação ao próximo ano, o estado de São Paulo já organizou o calendário com os prazos finais para pagamento.

Sendo anual, ele deve ser quitado novamente em 2021, independentemente do seu pagamento em 2020.

Por outro lado, os veículos que forem adquiridos em 2021 já saem da concessionária devidamente licenciados. Ou seja, no primeiro ano não é preciso pagar taxa à parte, sendo devida apenas a partir do segundo ano de propriedade.

Quem tem obrigação a fazer o licenciamento?

Todos os proprietários de veículos de todo o Brasil. A diferença ocorre em relação às datas em que cada um deles será feito, que decorre do final da placa, e do estado em que o veículo está registrado.

Isso, pois, os pagamentos são de ordem estadual. Assim, embora todos veículos necessitem realizar o licenciamento, cada um é feito em favor do DETRAN do seu estado.

Em relação ao registro do veículo, tem-se que se o proprietário se mudar de residência com mudança estadual sem que informe isso ao DETRAN o pagamento do licenciamento continuará sendo para o local de origem.

Por outro lado, caso ele registre a mudança de endereço perante o DETRAN o pagamento do licenciamento (e do IPVA) será feita no estado de mudança.

Qual é o valor do licenciamento final 7?

O DETRAN apenas divulgou quais são as datas finais para pagamento do licenciamento de cada tipo de final de placa.

Contudo, é possível ter noção do montante que será cobrado a partir do valor de 2020, que foi de R$ 90,20. Afinal, não há muita variação de um ano para o outro.

Por outro lado, é preciso aguardar a divulgação dos valores oficiais.

Quais são os prazos para pagamento do licenciamento final 7?

Embora o valor ainda não tenha sido estabelecido, os prazos para o pagamento já o foram. Portanto, o proprietário de veículo em São Paulo pode se organizar para o pagamento.

Caso deseje realizar uma reserva financeira para esse fim pode, desde já, reservar um valor próximo ao que foi cobrado no ano passado.

Conforme já indicado acima, a organização do DETRAN de cada estado para o pagamento se dá com base no último dígito das placas dos veículos. O mesmo ocorre, então, para o licenciamento final 7 no estado de São Paulo.

Assim, sabendo-se que cada veículo tem limite de pagamento da taxa de licenciamento estabelecido de acordo com o final da sua placa, confira quais foram as datas finais para placas final 7:

  • Veículos de passageiros, reboque, semirreboque e ônibus: Setembro de 2021;
  • Caminhões: Novembro de 2021.

Quais são as obrigações para que o licenciamento final 7 seja possível?

Em primeiro lugar, é necessário que o licenciamento do ano de 2020 tenha sido devidamente quitado para que o de 2021 seja possível.

Além disso, o proprietário do veículo é impedido de realizar o licenciamento caso as multas do último período não estejam devidamente pagas.

Ao mesmo tempo, é preciso que o IPVA (Imposto de Propriedade sobre o Veículo Automotor) também tenha sido quitado. O prazo de pagamento anual dele se encerra antes do licenciamento.

Para quem não quitou essas parcelas em tempo, é possível pagá-las de forma atrasada, cobrindo taxas e juros de mora, e então desentravar o licenciamento final 7 ou qualquer outro. 

Licenciamento final 7: Como fazer?

Para fazer o licenciamento é preciso, conforme indicado acima, que as multas estejam quitadas, bem como que o IPVA tenha sido pago corretamente.

Isso vale tanto para o atual ano-exercício quanto para os anteriores. Portanto, em caso de qualquer pendência o ato de gerar o CRLV pode demorar ainda mais.

Portanto, é preciso primeiramente organização. Uma vez que o calendário com as datas já foi devidamente divulgadas, é possível se organizar com base nos limites de pagamento e, antes disso, conferir eventual pendência de taxas perante o DETRAN.

Além disso, o melhor caminho para você tomar e garantir que sei veículo sempre esteja com o licenciamento final 7 em dia é contar com o auxílio de um despachante de trânsito.

Esse profissional é certificado para realizar trabalhos referentes às taxas e documentações de trânsito. Para tanto, deve ser aprovado em processos seletivos públicos e somente pode atuar nessa condição caso seja devidamente autorizado para isso!

Dessa maneira, você possui a garantia de que seu veículo e sua documentação estarão em boas mãos.

O despachante necessita tão somente do número do RENAVAM e de uma procuração (que pode ser online) para realizar os serviços para o proprietário de veículo.

A partir disso ele passa a atuar em nome desse indivíduo e pode tomar todas as ações necessárias de emissão de documentos, acordos e pagamentos, sem que para cada um deles seja necessária a expedição de autorizações específicas.

Além disso, o licenciamento final 7 é garantido pela contratação do despachante pela internet. Assim, não há desculpa para não garantir o melhor tratamento para o seu veículo e para a sua segurança!

O que acontece para quem perder o prazo do licenciamento?

Quem deixar de fazer o licenciamento do veículo dentro do prazo especificado pela tabela do DETRAN pode sofrer várias consequências negativas.

Por exemplo, se o motorista for flagrado dirigindo sem o CRLV do licenciamento final 7 terá o veículo apreendido, pontuação na CNH (03 pontos) e precisará pagar multa leve (cerca de R$ 80).

Com isso, não deixe de fazer o licenciamento em dia com o auxílio do Despachante.com!

2021-02-18T19:02:55+00:00 janeiro 19th, 2021|Licenciamento de Carro|5 Comentários

5 Comentários

  1. jeiza barbosa da rocha 4 de dezembro de 2014 em 09:36 - Responder

    como faço para licenciar meu veiculo,

  2. Nilton 1 de fevereiro de 2015 em 16:45 - Responder

    Tenho uma moto de placa final 8, posso rodar ate o final de novembro sem licenciar?

    • Equipe Despachante.com 2 de fevereiro de 2015 em 10:01 - Responder

      Não, deverá licenciar em outubro.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. Leandro Siqueira Martins 31 de outubro de 2015 em 11:49 - Responder

    Hj é o ultimo dia pra eu rodar?
    Placa EAM-5298
    Amanhã preciso usar o carro, o q fazer?

Deixar Um Comentário

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20