fbpx

Licenciamento Final 6

Neste novo ano é preciso que os proprietários de veículos se atentem à necessidade de licenciá-los. O licenciamento final 6, bem como os demais, é uma obrigação importante.

Para se ter noção, a ausência de cumprimento dela pode resultar em apreensão de veículo, pontuação na CNH (carteira de habilitação) e, igualmente, à multa pecuniária. Bastante coisa, não é mesmo?

Pois para acabar com todas as suas dúvidas e entender o que é licenciamento, como é a cobrança e como ficar em dia continue lendo e encontre as respostas.

Licenciamento de veículo: O que é?

O licenciamento de veículo nada mais é que uma obrigação dos proprietários desse tipo de bem móvel no Brasil. Aliás, sua cobrança é estadual, mas está presente em todas as unidades federativas.

A organização do licenciamento no estado de São Paulo é feita de acordo com o número final das placas do veículo. Dessa forma, o prazo limite para o licenciamento final 6 não é o mesmo que para o de final 1, por exemplo.

Licenciar um carro é essencial, pois só assim é possível obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Esse documento atesta a regularidade de um veículo para circular em vias públicas.

Sua ausência, portanto, demonstra a irregularidade e, dessa maneira, a proibição para que circule nas ruas. É por isso que o licenciamento é tão importante.

Licenciamento e IPVA são a mesma coisa?

Não. O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor. Ele é cobrado anualmente, assim como o licenciamento.

Contudo, os dois correspondem a obrigações diferentes, embora o pagamento do IPVA seja necessário e indispensável para que o licenciamento final 6 seja possível.

Portanto, eles não correspondem à mesma coisa e ambos são obrigatórios para a regularidade de um veículo.

Qual é o valor do licenciamento?

Diferentemente do IPVA, o valor do licenciamento não varia de acordo com o valor venal do veículo que é determinado pela tabela FIP. Ele segue um valor único para todos os tipos de veículos, independentemente do preço determinado para ele.

O estado de São Paulo ainda não divulgou o valor do licenciamento deste ano. Contudo, geralmente os valores costumam ser próximos aos utilizados nos anos anteriores.

Para se ter noção, em 2020 o licenciamento custou R$ 90,20 ao proprietário de veículos paulista. Dessa maneira, para 2021 se espera um valor próximo a este.

Qual é o prazo para o pagamento do licenciamento final 6?

O licenciamento, conforme já apontado, segue uma lógica determinada a partir do último dígito da placa de identificação de cada veículo. Assim, são criados grupos, sendo que cada um deles possui um prazo diferente de pagamento e emissão do CRLV.

Essa estratégia tem a intenção de evitar que haja o congestionamento de sites para pagamento e conferência do IPVA, multas e licenciamento, por exemplo. Também, para evitar filas e aglomerações, de forma que é ainda mais importante no atual momento de pandemia.

Os valores, conforme também já citado, ainda não foram determinados para o ano de 2021. Porém, as datas já estão estabelecidas para todos os finais de placas. Confira o licenciamento final 6 e os prazos finais para pagamento:

  • Veículos de passageiros, reboque, semirreboque e ônibus: Agosto/2021;
  • Caminhões: Novembro/2021.

Quais são as regras para o licenciamento final 6?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados pelos proprietários de veículos em relação ao licenciamento.

Acima, brevemente citamos a relação entre o IPVA e o licenciamento e chegou o momento de explicá-la.

A ausência de pagamento do imposto que incide sobre o veículo impede o licenciamento do mesmo. Ou seja, a ausência de uma obrigação trava a possibilidade de cumprimento da outra.

O não pagamento do IPVA gera, além de multas sobre o atraso e juros, a possibilidade de que o motorista seja multado.

Já a ausência de licenciamento pelo não pagamento do imposto incide em multa de trânsito relacionada às duas infrações. Além disso, quando o automóvel não está licenciado ele pode ser apreendido.

Assim, é necessário consultar a eventual existência de multas ou a ausência de quitação do IPVA de um veículo antes de realizar o licenciamento. Aliás, lembre-se de fazer isso com certa antecedência, pois licenciar só se tornará possível após a quitação das pendências.

A mesma coisa ocorre em relação às dívidas de multas de trânsito, pois a legislação só permite que o licenciamento final 6 e de quaisquer outros dígitos somente ocorra após a ausência de qualquer tipo de pendência.

Como fazer o licenciamento final 6 e emitir o CRLV?

Agora que você já conhece a importância do licenciamento e os perigos de não fazê-lo é o momento de aprender a deixar essa obrigação em dia.

Para isso, nossa indicação é fazer uso dos serviços de um despachante de trânsito. Esse profissional é certificado e autorizado pelas autoridades públicas para atuar para os particulares.

Dessa maneira, possui certificação de cursos e de conhecimento na área de trânsito.

Mas o que ele realmente faz e qual sua relação com o licenciamento final 6? Esse profissional é responsável por representar você perante os órgãos de trânsito oficiais.

Ou seja, ele realiza todos os trâmites que você teria que fazer para garantir a regularidade do seu veículo e de sua CNH.

Assim, considere que você tenha multas pendentes, IPVA atrasado e outros entraves que possam atrasar o seu licenciamento. Quando se conta com os serviços de um despachante ele toma todas as ações necessárias para contornar tais problemas.

Isso significa que você pode ficar tranquilo ao mesmo tempo em que garante que o seu veículo estará em dia com a legislação de trânsito.

Veja só como isso evita qualquer tipo de estresse de sua parte, que sequer necessita sair de casa ou passar horas em sites travados que requerem inúmeras informações muitas vezes desconhecidas!

Dessa maneira, não deixe de buscar o auxílio de um despachante para realizar o licenciamento final 6 na cidade de São Paulo em 2021. Ele garantirá sua documentação dentro do prazo limite e a circulação segura do seu veículo pelas vias brasileiras.

2021-02-18T19:02:24+00:00 janeiro 19th, 2021|Licenciamento de Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20