fbpx

Licenciamento Final 5

Preparado para as despesas deste novo ano? Então não deixe de considerar junto a elas o valor para licenciar o seu veículo. O licenciamento final 5, embora tenha alguns meses para ser cumprido, demanda planejamento.

Afinal, essa é uma obrigação de todos os proprietários de veículo em todos os estados brasileiros. Para entender como funciona em São Paulo, os prazos e valores, continue lendo e veja todas as informações abaixo.

O que é licenciamento?

Todos os veículos necessitam de um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) para que possam circular legalmente pelas vias públicas brasileiras. 

Tal documento, então, depende do licenciamento do veículo. Ou seja, o CRLV é que licencia um veículo para essa circulação. Em caso de ausência dele o condutor se encontrará em situação de irregularidade.

A organização desses licenciamentos, então, ocorre de acordo com o último dígito das placas dos veículos. O licenciamento final 5, portanto, refere-se àqueles cujas identificações terminarem com esse número.

A mesma coisa ocorre com os demais dígitos que finalizam as placas, sendo que todos os veículos são assim agrupados e classificados.

Quais são as regras do licenciamento?

Essa obrigação é circundada por uma série de regras muito importantes. É crucial que os condutores e proprietários de veículos as conheçam para que garantam o respeito às leis de trânsito.

Mas, afinal, quais são essas regras?

Periodicidade

Em primeiro lugar, ele deve ser feito anualmente. Então, somente são dispensados de fazê-lo – e isso apenas em relação ao primeiro ano de circulação – os veículos que forem comprados novos no ano do exercício.

A isenção se relaciona ao fato de que ao sair da concessionária o veículo já precisa estar licenciado. Por exemplo, um automóvel com placas terminadas em número 5 já sairá às vias públicas com o licenciamento final 5 garantido.

Porém, a partir do próximo exercício de cobranças do licenciamento ele deverá recolher o imposto. O que existe não é uma isenção, e sim o pagamento conjunto das taxas e valor do carro.

Impedimentos do licenciamento final 5 por pendências documentais e financeiras

A segunda regra é que o veículo somente pode obter o licenciamento caso não tenha registros de multas e imposto pendentes de pagamento. 

Ou seja, o IPVA (Imposto de Propriedade de Veículo Automotor) e infrações com penalidade financeira devem estar em dia. Em caso contrário não é possível realizar o licenciamento do veículo.

Ele fica travado até que essas pendências sejam resolvidas. Por isso, basta quitar as multas e/ou o IPVA e logo após o processamento do pagamento licenciar seu veículo já será possível novamente.

Em caso de qualquer entrave, contudo, não deixe de procurar um despachante de trânsito que possa resolver seus problemas e livrá-lo de burocracia desnecessária.

Contravenções relacionadas ao licenciamento

Por fim, a terceira e última regra referente ao licenciamento final 5 é que, caso ele não seja cumprido no prazo, gerará multa ao condutor e, também, apreensão do veículo.

Ou seja, qualquer tipo de abordagem policial em que o condutor não consiga comprovar o licenciamento resultará em multa e apreensão do veículo. Note, então, que isso corre mesmo que o automóvel esteja licenciado, mas sem os documentos comprobatórios.

Por isso é imprescindível que o condutor sempre conduza o veículo em posse dos documentos deste, como o CRLV, CRV e CNH.

Qual é o valor do licenciamento final 5?

Até o momento não houve divulgação do valor que será cobrado no estado de São Paulo para o licenciamento em 2021.

Anualmente os valores são divulgados. Porém, não costumam variar gravemente. Por isso, é possível esperar que a taxa relacionada ao licenciamento do próximo ano seja próxima a R$ 90,20, valor cobrado no ano de 2020.

Entretanto, em breve o valor oficial deve ser divulgado para que os proprietários de veículo do estado paulista possam se organizar.

Qual é o prazo para o pagamento do licenciamento final 5?

Conforme brevemente indicado, o estado de São Paulo organiza a cobrança da taxa de licenciamento de acordo com o número final das placas de cada veículo.

Com isso é possível evitar filas e aglomerações (algo muito importante nesse momento), bem como congestionamentos de sites.

Diferentemente do valor para licenciar em 2021, as datas limite para quitação das taxas já foram divulgadas. Assim, confira qual é o prazo para pagamento do licenciamento final 5 em 2021:

  • Veículos de passageiros, reboque, semirreboque e ônibus: Agosto/2021;
  • Caminhões: Outubro/2021.

Dessa maneira, é preciso se organizar para que o pagamento das taxas e emissão do documento seja feita em dia. Assim, não deixe de anotar no seu calendário as datas finais para pagamento.

Afinal, considere que se um veículo de licenciamento final 5 estiver circulando a partir de setembro sem o CRLV em dia ele estará infringindo a lei. Isso, então, poderá resultar em multa e apreensão do veículo.

Como fazer o licenciamento final 5?

Para fazer o licenciamento é preciso acessar aos sites do DETRAN e da Secretaria da Fazenda do Estado. A partir de então se seguem diversos trâmites que requerem documentos e uma boa dose de tempo e paciência do proprietário do veículo.

Entretanto, você pode evitar essa dor de cabeça se valendo dos serviços de um despachante de trânsito. Ele é o profissional capacitado e autorizado para prestar serviços que se relacionem ao seu veículo e à sua situação enquanto condutor.

Para isso, utiliza uma procuração para atuar em seu nome em relação à documentação do veículo. A partir do número do RENAVAM, somente, conduz os trâmites burocráticos necessários para o licenciamento final 5.

E não só isso! Caso existam, por exemplo, multas pendentes de pagamento ou atraso no IPVA, cabe ao despachante resolvê-las e desentravar o processo de licenciamento. 

Assim, você garante sua tranquilidade, pois terá em mãos o CRLV dentro do prazo necessário. Ao mesmo tempo, tem a tranquilidade de que seu veículo e você estão em boas mãos.

Aliás, é possível contratar esse profissional até mesmo de forma online. 

Portanto, não perca tempo e programe-se desde já para o pagamento do licenciamento final 5 e não deixe de contar com os serviços de um despachante de trânsito!

2021-02-18T19:01:49+00:00 janeiro 19th, 2021|Licenciamento de Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20