fbpx

Licenciamento Final 3

Se você está se organizando neste novo ano, principalmente em relação às obrigações e orçamentos, é importante se lembrar de anotar a necessidade de pagamento do licenciamento final 3.

Ele é uma obrigação dos proprietários de veículos cujas placas terminem com o dígito 3. Aliás, sem a sua emissão o automóvel é considerado como irregular.

Dessa maneira, sua ausência implica na irregularidade do veículo e na sua apreensão, caso seja flagrado circulando em vias públicas.

Para entender melhor como funciona o licenciamento e como é possível realizá-lo continue lendo e veja todas as informações importantes sobre o assunto.

O que é licenciamento?

Antes de entendermos como funciona o licenciamento final 3 é preciso tomar conhecimento do que exatamente ele é.

Pois bem. O licenciamento se refere aos veículos automotores que circulam em vias públicas brasileiras.

Dessa maneira, ele é responsável pela emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Ela é necessária para a regularidade do veículo.

Aliás, um motorista flagrado sem a CRLV é considerado irregular. Esse cenário gera inúmeros problemas e gastos muito maiores do que os necessários inicialmente para o licenciamento.

O que é licenciamento final 3?

Esse é o licenciamento que se aplica, conforme já apontado, aos veículos cujas placas sejam terminadas em dígito 3.

Assim, o DETRAN (Departamento de Trânsito Nacional) de cada estado estipula as datas finais para que os proprietários de veículos realizem o pagamento das taxas com base nas inscrições das placas.

Essa é uma maneira de tornar o processo mais rápido, seguro e organizado, pois se evita que haja a obstrução de canais de atendimento ou a aglomeração de pessoas nos postos presenciais.

Quando é preciso fazer o licenciamento final 3?

O licenciamento deve ser feito anualmente. E isso não se aplica somente aos veículos com placas com final 3, mas sim para todos os automotores.

Em relação aos veículos que estão registrados no estado de São Paulo, tem-se que os caminhões com placas finais 3 possuem prazo final em outubro para a realização do licenciamento.

Por outro lado, automóveis, veículos de passageiros, ônibus, motos e reboques possuem prazo final em junho.

Dessa maneira é muito importante que haja o cuidado em relação ao calendário e aos prazos finais que nele são estipulados.

Todos os motoristas devem recolher as taxas de licenciamento ou existem isenções?

O licenciamento é feito todos os anos. Diferentemente do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo), o tempo decorrido desde o ano de fabricação do automóvel não dispensa o motorista de recolher taxas para o CRLV.

Aqui é importante destacar, portanto, que a dispensa ao pagamento do IPVA também não dispensa o motorista de realizar o licenciamento final 3. Esse é um fator muito delicado!

Contudo, deve-se fazer uma ressalva: a única exceção para o recolhimento das taxas do CRLV se dá em relação ao ano de compra do veículo.

Ou seja, quando o proprietário adquire um automóvel ele fica dispensado do pagamento do licenciamento para o primeiro ano.

O que ocorre, em verdade, é que ao adquirir o veículo o indivíduo já recolhe taxas destinadas ao CRLV sem sequer perceber isso.

Afinal, para que um veículo possa transitar de maneira correta pelas vias públicas ele deve ter CRLV. Assim, esse é emitido logo na compra do automóvel.

A partir do segundo ano do veículo, então, é preciso recolher as taxas e emitir o CRV à parte.

Quais são os requisitos para a emissão do CRLV e o licenciamento final 3?

Além disso, é muito importante destacar que para fazer o licenciamento não basta o recolhimento das taxas dele e pronto.

Em verdade, existem diversas questões que devem ser observadas pelo proprietário do veículo antes de emitir o CRLV.

Dentre elas estão o recolhimento prévio do IPVA e, também, a quitação de todas as multas registradas contra o veículo e seu proprietário.

Em outras palavras, tem-se que as multas impedem o licenciamento. Elas devem ser pagas integralmente e somente a partir daí é possível emitir o CRLV.

A mesma coisa ocorre em relação ao IPVA. Ou seja, é crucial que o imposto tenha sido quitado de maneira correta, pois em caso contrário o licenciamento final 3 é travado.

Entretanto, assim que o pagamento do IPVA e das multas ocorre, mesmo que de maneira atrasada, o licenciamento final 3 é destravado e o proprietário do veículo pode dar continuidade a ele sem maiores problemas.

Para saber se há multas registradas em seu nome ou sobre a regularidade dos seus recolhimentos de IPVA é possível utilizar o site do DETRAN. 

Ali, com o número do RENAVAM (encontrado no CRV, outro documento do automóvel), o proprietário passa a ter conhecimento de vários detalhes relacionados à regularidade da sua CNH (carteira nacional de habilitação) e ao seu veículo.

Como fazer o licenciamento final 3?

O licenciamento pode ser feito de maneira rápida e fácil por qualquer proprietário de veículos, independentemente do estado em que reside.

Para isso basta contatar um despachante de trânsito. Esse é o profissional preparado e certificado para lhe ajudar em trâmites burocráticos.

Com isso você evita ter que sair de casa, aglomerações e filas. Também, evita perder tempo com processos que podem ser mais demorados do que o esperado.

Ainda, ter o auxílio de um despachante é igualmente importante por proporcionar mais segurança e tranquilidade ao proprietário.

No caso de multas pendentes de pagamento, por exemplo, é o despachante que irá atrás de todos os trâmites necessários para destravar o licenciamento final 3.

Por fim, é importante lembrar que para que o despachante possa prestar os serviços para você ele deve ser informado do valor do seu RENAVAM.

Pronto, a partir de então é possível relaxar e ter certeza de que o seu veículo e a regularidade dele estão em boas mãos.

Qual o valor do licenciamento final 3 para 2021?

Ainda não foram divulgados os valores para o licenciamento em 2021, mas tão somente as datas finais para sua quitação.

Contudo, a divulgação dos valores deve ser feita em breve. No ano de 2020 a taxa foi de R$ 90,20 e o valor não deve fugir muito desse patamar.

 

2021-02-18T19:00:02-03:00 janeiro 19th, 2021|Licenciamento de Carro|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20