fbpx

Detran SP Licenciamento: Entenda como funciona!

O Detran SP licenciamento é um pagamento que deve ser realizado pelos proprietários de veículos no Brasil todos os anos. Os motoristas devem estar atentos sobre os prazos, pagamento e valores do licenciamento. Assim como o pagamento do IPVA, o licenciamento também é disponibilizado pelo Detran. O valor pode ser parcelado ou pago à vista. Se o motorista optar pela quitação à vista, terá direito a um desconto. 

O pagamento do Detran SP licenciamento pode ser realizado via internet, sendo uma maneira mais rápida e prática para os motoristas. 

O que é o Detran SP Licenciamento?

O Detran SP Licenciamento é um documento que deve ser emitido todos os anos por todos os condutores do Brasil. Se o pagamento não for realizado, o veículo não poderá circular pelas vias do território nacional. Assim que o motorista aprende a dirigir e compra um carro, ele sempre deve portar a sua CNH e seu CRLV. De forma resumida, o CRLV é o licenciamento do automóvel. Portanto, esse é o documento que permite que o veículo não seja apreendido e possa circular por todas as vias do Brasil. 

Para que o motorista receba seu CRLV, ele precisará pagar algumas taxas: 

  • IPVA;
  • DPVAT;
  • Taxa de renovação do licenciamento;
  • Multas de trânsito vencidas. 

O pagamento do licenciamento deve ser realizado no início do ano e, caso não haja a quitação dessa dívida, o motorista corre o risco de ter o veículo apreendido e pode perder pontos na sua CNH. Os motoristas devem sempre portar seu CRLV, juntamente com a CNH.

Como emitir o Detran SP Licenciamento?

Desde o ano de 2020, a emissão do CRLV passou a ser online. Após realizar o pagamento da taxa de licenciamento, o motorista irá receber o CRLV-e para download e impressão diretamente no portal oficial do Detran-SP. Para realizar o licenciamento digital, os condutores precisam informar o número do Renavam e, posteriormente, pagar a taxa de maneira virtual ou em agências bancárias. Através do portal do Detran, os motoristas também conseguem consultar o licenciamento e imprimir o boleto de pagamento. 

Adiantamento do licenciamento: Como funciona?

O adiamento do licenciamento é concedido aos motoristas que desejam facilitar que o pagamento da taxa seja realizado junto ao IPVA. Essa opção gera alguns descontos para os condutores quando o valor é pago à vista. Os motoristas também podem optar por parcelar essa taxa, mas não haverá nenhum desconto. 

Valor do Licenciamento

O pagamento do licenciamento é realizado no início do ano e deve ser renovado anualmente por todos os motoristas do Brasil. Os valores deste licenciamento variam em cada Estado brasileiro e são estabelecidos pelo Detran de cada região. Essas taxas também podem ser reajustadas a cada ano. Em 2020, por exemplo, a taxa de licenciamento em São Paulo era por volta de R$90.

No ano de 2021, o valor da taxa depende do IPVA, o qual deve ser pago com o outro imposto. A consulta desses valores podem ser realizadas através do portal oficial do Detran-SP. O licenciamento no estado de São Paulo é realizado de maneira virtual, portanto, os motoristas não precisam ir até uma unidade do Detran. 

Tabela do Licenciamento

A tabela do CRLV mostra a data de pagamento do documento e é divulgada pelo Detran-SP. A organização dessas datas é feita conforme o número da placa do automóvel e passa por atualizações anualmente. 

Como saber se o Licenciamento está vencido?

Quando os condutores recebem sua CNH conseguem conferir a data de validade no próprio documento. No caso do CRLV não há nenhum lugar identificando isso. O pagamento deve ser efetuado anualmente e o calendário é divulgado no final do ano. É importante ressaltar que o calendário varia em cada Estado. 

Entretanto, a data não é a mesma para todo mundo. A data final do licenciamento costuma ser estabelecida por meio do último número da placa do veículo. Portanto, se o último número da placa for 7, o mês de vencimento do CRLV será em julho. 

CRLV E CRV: Entenda a diferença

A diferença entre o CRLV e o CRV é bem simples. O CRV é o Certificado de Registro do Veículo e todos os automóveis do Brasil precisam dele. 

Sem o CRV, a transferência de veículo não pode acontecer. Além disso, a solicitação de um novo CRV só ocorre quando:

  • Houver transferência de veículo;
  • O condutor mudar de município;
  • O veículo tiver alguma alteração em sua característica;
  • Aconteceu uma mudança de categoria do veículo. 

Levando isso em consideração, podemos dizer que o CRLV é um certificado de licenciamento e deve ser renovado anualmente, enquanto o CRV é um registro que não possui data de validade, a não ser que ocorra uma das situações acima listadas. Vale ressaltar que o CRV não precisa ser portado pelo motorista dentro de seu veículo, mas deve ser guardado em um lugar seguro. Enquanto o licenciamento é um documento de porte obrigatório, assim como a CNH. 

Caso o CRV esteja perdido, a transferência de veículo não poderá acontecer. 

Veículos alugados e o Licenciamento 

Os automóveis que são alugados precisam de uma autorização para realizar seus transportes. A solicitação pode ser realizada através dos órgãos competentes, como a Prefeitura, ANTT, DER ou EMTU. Devido a pandemia de Covid-19, o Detran-SP decidiu prorrogar o prazo em que essa autorização precisa ser realizada. Portanto, os automóveis podem ser licenciados para seus respectivos serviços, porém ainda estão bloqueados perante a administração do cadastro

Em casos de automóveis movidos a GNV, os mesmos deverão ser aprovados em uma inspeção de segurança para obter o licenciamento. 

Como realizar o pagamento através do Despachante.com?

Você sabia que é possível pagar o licenciamento em condições diferenciadas através do site do Despachante.com? É isso mesmo, pagando diretamente nas fontes governamentais, você consegue parcelar, em no máximo, 03 vezes. E com o Despachante.com, você consegue parcelar em até 12x diretamente no cartão de crédito. Dessa forma, o pagamento fica muito mais simples, e você não precisa ficar apertado para realizar a quitação. 

2021-08-16T18:22:58-03:00 agosto 16th, 2021|Licenciamento de Carro|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20