fbpx

Como consultar o licenciamento do seu veículo?

Consultar o licenciamento é algo que todos os condutores do Brasil devem estar atentos. Isso porque o prazo de pagamento é estabelecido e os cidadãos têm a obrigação de cumpri-los. Também é importante regularizar essas dívidas para que você não corra o risco de receber multas ou ter o veículo apreendido.

Caso você tenha dúvidas referentes a como consultar o licenciamento, o que fazer quando está atrasado ou o valor da dívida, é importante ter conhecimento de quais medidas tomar mediante todas essas situações. 

Os condutores têm uma maior facilidade com o uso de veículos no seu dia a dia. Mas para que possam dirigir livremente pelas vias públicas do Brasil, é necessário estar com o pagamento quitado. 

Qual o significado e como consultar licenciamento?

O licenciamento é uma das taxas que os proprietários de veículos devem pagar anualmente. Somente dessa maneira será possível trafegar pelas vias públicas livremente. Justamente por esse motivo, o documento é gerado logo após seu veículo ser registrado. Além de estar citado como obrigatoriedade no art. 120 do CTB. 

Assim que seu veículo é licenciado, segundo o art. 131 do CTB, um documento CRLV é expedido digitalmente. Tornando-se de porte obrigatório por parte dos condutores para fins de fiscalização. Caso você esteja com o seu CRLV atrasado, então estará circulando irregularmente pelas vias públicas do Brasil. 

Vale ressaltar que essa é uma prática de infração gravíssima, tornando o condutor punível com 7 pontos em sua CNH. Algumas punições incluem multa e remoção do veículo até que seja regularizado. Tais práticas também estão citadas no art. 230 do CTB. 

E, além da necessidade de quitar todos os débitos em aberto de seu veículo, o condutor também deverá pagar uma taxa para emitir um novo CRLV. Mas essa prática deve ser seguida anualmente. Assim como o valor cobrado, e todos os procedimentos adotados, variam de acordo com o estado que o condutor reside. 

Isso torna o hábito de consultar licenciamento essencial, para evitar possíveis transtornos relacionados a não regularização de seu veículo. Assim como possíveis punições, tomadas pelas autoridades de trânsito, por trafegar pelas vias públicas com irregularidades. 

Qual a diferença entre CRV e CRLV?

Ambas documentações são importantes para que o seu veículo seja regularizado corretamente. Isso faz com que elas sejam exigidas pela legislação, sendo necessário estar em dia com ambos, CRV e CRLV. 

O documento CRV é referente ao Certificado de Registro de Veículos. Através dele, os condutores têm acesso a todas as características de seu veículo automotor. Em algumas regiões do Brasil, essa documentação também leva o nome DUT, ou apenas o recibo ou transferência dos veículos. 

Todas as pessoas que adquirirem o seu veículo automotor devem, de maneira obrigatória, providenciar o seu emplacamento e guardar o CRV para que possam trafegar pelas vias públicas do Brasil legalmente. O CRV é visto como o documento de identificação de seu veículo, muitas vezes comparado com o próprio RG, recebendo também o registro de RENAVAM.

Através da numeração do RENAVAM, os condutores podem encontrar todas as características de seu veículo. Assim como os boletins de ocorrência, possíveis pendências que existem nele e outras informações. 

Para que consiga transferir o seu veículo, será necessário alterar o nome dos proprietários no documento CRV, para torná-lo atualizado. Quando os proprietários não têm posse desse documento, a transferência é inviável. Mas se você perder o seu documento CRV, ainda poderá solicitar a segunda via dele, com um preço bastante elevado. 

De maneira geral, é essencial manter essa documentação guardada em um local que você tenha acesso. A mantendo preservada para que consiga acessá-la quando o veículo for transferido entre proprietários. Para consultar licenciamento e ter em mãos a documentação que indica a regularização de seu veículo, será necessário pagar a taxa anualmente. 

Essa é a principal diferença que existe entre esses dois documentos. Vale ressaltar que a documentação CRV deve ser devidamente atualizada em algumas situações. 

Qual a importância do CRLV?

Assim que os condutores decidem investir em um veículo usado, percebem a importância de consultar licenciamento e o motivo dele ser de posse obrigatória. Isso porque não há como realizar a transferência de um veículo se existir algum débito em aberto ou multas atrasadas. 

Sendo assim, o ideal é consultar licenciamento para evitar problemas relacionados a situações de transtornos no trânsito com o veículo não regularizado. Então, antes de fechar qualquer acordo, lembre-se de consultar licenciamento e quitar as dívidas presentes no veículo. 

Trata-se de uma obrigatoriedade que, inclusive, permite que o automotor seja rebocado, semi rebocado ou outras situações que envolvem a irregularidade do documento. Todos esses objetivos devem ser devidamente cumpridos para que os condutores possam trafegar pelas vias públicas tranquilamente. Para pagar o licenciamento anual de seu veículo, os condutores devem ir até um órgão de trânsito responsável por isso. 

Em todo o caso, é fundamental consultar licenciamento e quitar todas as taxas em aberto para que consiga transitar pelas vias públicas do país livremente. E, para que o seu CRLV seja liberado, é importante estar com todas as dívidas referentes ao seu automóvel pagas. 

Por que devo solicitar o licenciamento anual?

O motivo para consultar licenciamento e quitar todas as dívidas em aberto é bastante simples de compreender: essa é a única maneira que existe para os condutores trafegarem livremente pelas vias públicas. Realizar esse pagamento é obrigatório, sendo determinado pelo próprio DETRAN, e deve ser realizado de acordo com a numeração final da placa de seu veículo. 

E é nesse momento que existe a necessidade e importância de consultar o prazo para o pagamento de seu licenciamento. Isso porque, cada uma das placas conta com um mês vigente em que o licenciamento de seu veículo deverá ser pago. E, caso a taxa não seja paga até o último dia do mês referente, os condutores sofrem riscos de pagar por mais multas e juros. 

Caso não queira enfrentar transtornos como esse em seu dia a dia, e trafegar sem sofrer penalidades, entre em contato com a equipe da Despachante.com e encontre a solução ideal para todos os seus problemas!

2021-04-07T21:32:36-03:00 abril 7th, 2021|Licenciamento de Carro|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20