fbpx

Pode andar com o IPVA atrasado?

Se pode andar com o IPVA atrasado é uma dúvida que muitos condutores do Brasil possuem. Muitos acreditam que o prazo para circular nas vias públicas do país seja de 30 dias, outros que o Licenciamento e o IPVA são a mesma coisa. Porém, a verdade é que existem muitas dúvidas sobre o pagamento desse imposto. Basicamente, assim como o Licenciamento, o IPVA é um valor que deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos.

Afinal, pode andar com o IPVA atrasado?

Muitos condutores do Brasil tem a mesma dúvida: pode andar com o IPVA atrasado? E a verdade é que, ao circular com um veículo nessas condições, uma grande dor de cabeça pode ser causada devido aos juros acumulados. Porém, deixar de pagar um dos impostos mais caros de veículos do Brasil não gera nenhum tipo de multa ou apreensão do veículo. O problema está, somente, no valor dos juros que será alto. 

Além disso, ao deixar de pagar esse imposto, o condutor também não pode tirar o licenciamento anual do veículo. E, como a maioria dos condutores sabe, sem o licenciamento, os veículos não podem circular pelas vias públicas do país. Vale ressaltar que, os condutores que estão com o valor do IPVA atrasado, não necessariamente estão com o licenciamento atrasado. E, nessa situação, não há motivos para se preocupar caso seja parado em uma fiscalização. 

Então, embora a resposta pode andar com o IPVA atrasado seja positiva, não necessariamente significa que o condutor deve deixar de pagar o valor. Isso porque, o IPVA acumula juros em cada dia de atraso, além de virar uma dívida ativa após 60 dias. Portanto, além de gerar um valor alto de juros acumulados, seu nome ficará sujo. 

Pode andar com o IPVA atrasado até o pagamento do licenciamento?

Ao perguntar se “pode andar com o IPVA atrasado”, a maioria dos condutores também se questionam se é possível circular com o veículo com esse imposto atrasado até o dia do pagamento do licenciamento. Além disso, existem algumas pessoas que acreditam que o prazo para pagamento do IPVA seja de 30 dias após o vencimento, mas isso não é uma realidade. Como citado anteriormente, circular pelas vias públicas do país com o IPVA atrasado não gera nenhuma multa, mas essa simples atitude pode gerar muita dor de cabeça na vida do condutor. 

Portanto, é recomendado que os condutores façam o pagamento desse imposto dentro do prazo. É possível encontrar informações sobre o vencimento desse valor em várias páginas online.

É possível viajar com o IPVA atrasado?

Antes de mais nada, não há motivos para o condutor se preocupar, pois não é nenhum problema viajar com o veículo quando o IPVA está atrasado. O único problema é quando o licenciamento também está atrasado. Segundo a CTB, quando o condutor circula com um veículo sem o licenciamento devidamente pago e emitido, uma infração de trânsito de natureza gravíssima está sendo cometida. 

De maneira geral, isso significa que o condutor pode ser multado no valor de R$294,47, caso o fiscal identifique que o licenciamento está atrasado. Vale ressaltar que, em alguns casos, o veículo é retirado pela polícia, além de 7 pontos serem somados na CNH.

Quais são os problemas do IPVA atrasado?

Mesmo que seja considerado um dos impostos de veículos mais caros do Brasil, o não pagamento desse valor não é considerado nenhum tipo de infração. E, mesmo que nenhuma infração esteja sendo cometida, os condutores devem pagar esse imposto em dia. Pois, a cada dia de atraso, uma taxa de 0,33% será acrescentada. E, ao chegar a 60 dias de atraso, o valor já é 20% + taxa Selic. 

Isso sem contar que, em alguns casos, o carro é apreendido em uma fiscalização e o nome do condutor é inscrito na dívida ativa. E, após 90 dias de atraso, os juros passam a ser 90% mais todos os gastos judiciais. Um outro problema de “pode andar com o IPVA atrasado”, é que, ao não realizar o pagamento dessa dívida, também é impossível tirar o licenciamento anual. E, como todos sabem, esse certificado é obrigatório e todos os condutores devem ter acesso a ele, pois ao circular pelas vias públicas do Brasil sem o licenciamento anual, o condutor estará cometendo uma infração de natureza gravíssima, além de uma multa no valor de R$293,47, que pode ser aplicada. Além disso, o veículo também pode ser apreendido. 

Onde fazer o pagamento do IPVA atrasado?

Agora que você sabe que pode andar com o IPVA atrasado, lembre-se que essa prática não é recomendada. Para realizar o pagamento, é necessário emitir um novo boleto, onde todos os valores de juros estarão atualizados. Uma ótima maneira de fazer isso é entrar em um portal de trânsito, informando o número do Renavam e solicitar o novo boleto. E, assim que estiver com ele em mãos, é possível realizar o pagamento em vários locais.

Basicamente, com o boleto em mãos, basta escolher a alternativa de pagamento que achar melhor, como: em uma agência bancária, uma lotérica mais próxima ou pelo internet banking de seu smartphone. 

É possível pagar o IPVA atrasado parcelado?

Anualmente, os proprietários de veículos do Brasil recebem, em sua residência, um código de barras informando qual deve ser o pagamento do imposto. Além disso, é possível parcelar o valor. Porém, quando esse valor fica atrasado, só será possível parcelar com o auxílio de um despachante. E, para isso, o Despachante.com é recomendado! Isso porque, além de permitir o parcelamento, os clientes também são atendidos da melhor maneira!

Como o Despachante.com pode me ajudar?

O Despachante.com é a primeira plataforma de despachante do Brasil! Com vários serviços disponíveis, uma das opções é o parcelamento do IPVA atrasado. Além disso, com a plataforma, o condutor pode pagar o valor em até 12x, através de diferentes opções de cartões de crédito. Portanto, faça agora mesmo o seu orçamento e aproveite!

2021-08-19T15:51:59-03:00 agosto 19th, 2021|IPVA|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20