fbpx

Mudanças Placa Mercosul

A Placa Padrão Mercosul está em estudos há anos e pelo menos desde 2014 ela causa debates e gera projetos. Em 31 de janeiro de 2020 passou a ser obrigatória em todo o território nacional. Hoje veremos mais sobre o valor da Placa Mercosul e outras informações relevantes. Uma vez que ela é bastante recente, persistem muitas dúvidas sobre sua obrigatoriedade. Igualmente, sobre quais são as suas mudanças em relação às antigas, bem como outros detalhes.

Pensando nisso, separamos abaixo as principais questões sobre o assunto. Assim, continue sua leitura para encontrar todas as informações relevantes sobre as novas placas que seguem, agora, um padrão único para o Mercosul. 

Placas Mercosul: Preço, Regras e Mudanças – Entenda 

O Mercosul é a sigla que representa o Mercado Comum do Sul. A ele pertencem diversos países do sul da América, que são: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além disso, atualmente a participação da Venezuela se encontra suspensa. Com a criação da placa do Mercosul, tem-se que os departamentos de trânsito desses países acordaram uma identificação padrão. Isso ajudaria a melhorar os controles de fronteiras e a segurança dos países que fazem parte do grupo.

Assim, após ser diversas vezes adiada, a aplicação dessas novas placas se tornou obrigatória em janeiro do último ano. Portanto, hoje é um requisito que deve ser observado. Contudo, nem sempre se faz necessária, mas apenas em alguns casos.

Para entender como funciona a placa Mercosul e seu preço, características, obrigatoriedades e outros dados, confira as principais dúvidas e suas respectivas respostas abaixo. Assim você fica a par de tudo o que envolve o seu veículo!

  1. Quais as mudanças no novo padrão?

Existem diversas alterações que se promovem sobre as novas placas. Com isso, elas apresentam diferenças de design, de número de informações e dados e de selos de segurança. Veja as principais alterações da placa Mercosul:

  • Quantidade e ordem das letras e números: ao invés de 3 letras e 4 números, como era até então, a partir de janeiro de 2020 as novas placas contam com 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números. Isso aumenta as possibilidades de combinações, com até 450 milhões delas;
  • Cor: as letras das placas alteram a cor de acordo com a natureza do veículo. Por exemplo, para veículos particulares a coloração da escrita é preta. Já para os comerciais é vermelha, bem como para colecionadores é prata.
  • Inclusão do País: a placa Mercosul retirou um dos elementos de identificação que estavam dentre os favoritos dos brasileiros: indicação da cidade e estado do território brasileiro. As novas placas contam apenas com o país, o que desagradou a muita gente.
  • Inclusão de QR Code que contém informações desde o ano de fabricação até o chassi e marca e modelo. 
  1. Para que serve o QR code da placa Mercosul?

O QR Code é uma das novidades que a placa padrão do Mercosul trouxe. Mas para que, afinal, ele serve? Esse é um código que é lido por câmeras de celular e que fornece informações sobre o automóvel.

Além disso, esse tipo de código permite às autoridades rastrear um veículo. Note como isso é bastante interessante em caso de roubo ou furto do seu automóvel, sendo possível encontrá-lo com maior rapidez.

  1. Já tenho veículo com as placas antigas, preciso trocar para a placa Mercosul?

Não. Nessa hipótese há dispensa da troca das identificações antigas para adoção da placa do Mercosul. Contudo, caso você venda este veículo e obtenha outro, novo, você precisará aderir ao novo modelo internacional.

Portanto, há obrigatoriedade quando se tratar de veículo novo, no caso de primeiro emplacamento. Também, para o caso de transferência do veículo para outro estado brasileiro, quando há alteração do registro no DETRAN (e do próprio DETRAN estadual).

  1. O que acontece em caso de dano à placa?

O novo sistema que inclui a placa Mercosul não permite que a troca de uma placa em um veículo se mantenha no mesmo padrão anterior. Ou seja, mesmo que ele já tenha placas, a necessidade de troca delas força a adoção do novo tipo.

Isso ocorre, por exemplo, em caso de dano à placa, como em acidente de trânsito. Igualmente, isso é necessário quando houver roubo ou furto do veículo.

  1. Posso simplesmente trocar as placas pelo padrão Mercosul por livre e espontânea vontade?

Claro! Todos são livres para solicitar a troca das placas do veículo pelo novo modelo padrão Mercosul. Assim, não há necessidade de esperar a compra de um novo automóvel ou eventual dano para adotar o novo estilo.

Contudo, é preciso lembrar que para trocar a identificação do seu veículo por uma placa Mercosul há valor, conforme veremos no item que se segue.

  1. Placa Mercosul valor

O DENATRAN, Departamento Nacional de Trânsito, não exerce influência sobre o valor para obtenção das placas Mercosul. O preço para obtenção, portanto, varia de acordo com cada estado brasileiro e onde o veículo está sendo registrado.

Isso decorre do fato de que os DETRANs do Brasil são independentes. Apesar de seguirem o mesmo Código de Trânsito, eles possuem liberdade para estipular preços e normas de acordo com sua realidade e necessidades estatais.

Com isso, tem-se que o valor de obtenção das placas também varia de estado para estado. Por exemplo, hoje, em São Paulo, há indicação do DETRAN para que a placa Mercosul tenha valor de R$ 138,24 para automóveis, ônibus e caminhão. Já para motocicletas o valor sugerido é de R$ 114,86.

Para saber qual é o valor para a troca das placas do seu veículo pelas placas Mercosul basta contatar o Despachante.com e se informar.

  1. Existe uma data limite para que todos os carros nacionais tenham a nova placa?

Não, o Departamento Nacional de Trânsito não estipulou uma data limite para que haja a adoção das novas placas. Assim, por ora somente devem fazer a troca os condutores que fizerem o primeiro emplacamento ou trocarem os seus veículos de estado (para fins de residência).

  1. A placa Mercosul se aplica para motocicletas no mesmo modelo?

Sim, sendo que a única diferença se refere às dimensões das placas, que são proporcionais às motocicletas.

2021-05-11T19:25:39+00:00 fevereiro 5th, 2020|Emplacamento de Veículo, Placa Mercosul|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20