fbpx

Emplacamento Mercosul!

O emplacamento Mercosul é o novo modelo utilizado nas placas de veículos automotores de nosso país. Mesmo que também sejam utilizadas em países como Paraguai, Argentina e Uruguai, os modelos do Brasil são diferentes das demais. Além do modelo ser diferente dos demais, o novo emplacamento Mercosul do Brasil também conta com um recurso adicional. Através desse recurso, as autoridades podem ler a placa com a câmera dos smartphones. Isso facilita muito mais as autoridades de trânsito ao acessar os dados gerais do veículo.

Com toda essa mudança, algumas vantagens também surgiram em relação ao novo emplacamento Mercosul. Sendo assim, é essencial verificar o que mudou em relação à antiga e quem deve trocá-la. 

Quais são os benefícios do emplacamento Mercosul?

De acordo com o DETRAN, um dos principais objetivos do novo emplacamento Mercosul é garantir que a placa dos veículos sigam um modelo padrão. Esse objetivo serve, principalmente, para garantir uma melhor identificação. E isso garante o reconhecimento tanto dentro do Brasil, quanto em países vizinhos. Quando essa medida de emplacamento é tomada, torna-se mais fácil a identificação contra atos fraudulentos, garantindo mais segurança caso seu veículo seja furtado. 

Todas as novas placas do Mercosul contam com QR Code. Trata-se de um código bidimensional que pode ser acessado através da câmera dos smartphones. Quando esse código é escaneado, todas as informações referentes aos veículos aparecem em segundos na tela dos celulares das autoridades de trânsito. 

Em quais casos é obrigatória a troca do emplacamento Mercosul?

O prazo de 31 de janeiro, o qual foi divulgado por grande parte dos portais de trânsito, é referente a data que os DETRANs de todo o país têm de adotar o novo sistema de emplacamento Mercosul. Ou seja, não tem relação alguma com a troca da placa pelos proprietários de veículos. Segundo determinado pela Res. 780/19, o qual definiu o novo sistema de emplacamento Mercosul, todos os DETRANs que ainda não adotaram o novo modelo, têm até o fim deste mês para se adaptarem com ele. 

Quanto aos proprietários dos veículos no Brasil, não foi definida nenhuma data para que essa mudança seja adotada. Inclusive, segundo o próprio Denatran, o emplacamento antigo ainda está valendo até o fim de sua vida útil. De acordo com o que foi anunciado pela ANFAPV, a manutenção desses dois sistemas é um risco. Isso porque a manutenção de ambos emplacamentos pode levar décadas dentro do Brasil. A consequência disso é um risco maior de atitudes fraudulentas envolvendo as placas cinzas, a qual está sem controle das empresas fornecedoras e aumentando a produção clandestina. 

Os cidadãos condutores de nosso país também se questionam sobre a retirada do Município e Estado do emplacamento Mercosul. Nessa situação, poucos se lembram, mas essa foi uma das primeiras informações divulgadas quando a proposta da mudança foi feita. Ela também foi retirada durante o mês de novembro de 2018, depois de uma grande pressão feita pela população. Enfim, segundo determinado, o Governo anterior extinguiu a necessidade de trocar a placa quando a troca de município fosse realizada. 

Assim como a retirada de identificação dos estados e municípios, uma medida que também é muito questionada pela população brasileira. Mas o grande questionamento fica em quem tem a obrigação de mudar para o emplacamento Mercosul. 

Segundo divulgado pelo Contran, a implantação da nova placa é obrigatória nos casos do primeiro emplacamento. Sendo assim, caso os cidadãos adquiram um novo veículo, ele já deve seguir o acordo de obter o novo modelo de placa Mercosul. 

Já nos casos em que os veículos já circulam normalmente pelas vias públicas do Brasil, a PIV exige que a troca seja feita nos casos em que exista a transferência de domicílio dos veículos. Ou seja, em situações em que ocorre a mudança de estado ou município por parte dos proprietários dos veículos. Além de também ser uma necessidade no caso das mudanças de categoria, furto ou roubo da placa.

Mas se o seu veículo não se enquadre em nenhuma dessas circunstâncias e, mesmo assim, existir a vontade de realizar a troca, basta que o proprietário solicite o novo modelo de placa em seus veículos. 

Qual o valor do novo novo modelo de placa Mercosul?

Assim que as novas regras entraram em vigor, todos os proprietários de veículos estão se perguntando sobre a necessidade de adquirir o novo emplacamento Mercosul. E, devido a questões operacionais, o prazo para que os DETRANs de todos os estados brasileiros se adaptem com a mudança foi estendido mais uma vez. 

A nova data diz respeito à aquisição do novo modelo de emplacamento do Mercosul. A nova placa conta com inúmeras vantagens, tanto para os proprietários quanto para as autoridades de trânsito. A nova data da aplicação dessas regras está estabelecida para ocorrer durante o dia 17 de fevereiro em todos os DETRANs do país.

Caso ainda restem dúvidas se precisa ou não realizar a troca de placa, entre em contato com o Despachante.com e receba todo o auxilio necessário. A empresa conta com uma equipe preparada e especializada sobre assuntos relacionados ao trânsito. Essa também é a melhor oportunidade para realizar o orçamento do emplacamento de seu veículo. 

Na maioria das situações, os valores são determinados após o contato entre a empresa com o condutor. Mas não existe um valor fixo para a prestação desse serviço. O novo emplacamento para os veículos de São Paulo pode variar de preços entre R $138,24. Já no caso do Rio de Janeiro, os proprietários precisam desembolsar um valor de R $220,00. Mas os valores podem variar de estado para estado. 

Caso queira ter acesso a melhores opções de preço, entre em contato com os profissionais da Despachante.com e adquira todo o auxílio necessário.

Despachante.com: soluções simplificadas e rápidas!

Através do Despachante.com, os condutores podem encontrar a melhor solução para todos os problemas relacionados a seus veículos! E o melhor: sem a necessidade de sair de casa. Ficar em dia com as taxas de seu veículo, como o IPVA e o licenciamento, se tornou ainda mais fácil. Acesse o site e confira a entrega de serviços. 

2021-04-22T21:27:31-03:00 abril 22nd, 2021|Emplacamento de Veículo, Placa Mercosul|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20