fbpx

Ultrapassagem de ciclistas: regras e dicas.

Transitar pelas ruas, avenidas e estradas do país é algo bem complicado, principalmente para os ciclistas, devido ao grande fluxo de veículos. A ultrapassagem de ciclistas é um ponto muito importante, que deve ser levado em consideração durante as viagens, já que ele pode colocar em risco à sua vida e do ciclista. Além disso, é necessário entender quais as regras  de ultrapassagem de ciclistas é fundamental para evitar acidentes e penalizações.

Como funciona o ciclismo no Brasil?

Nos últimos anos, devido a diversos fatores, relacionados principalmente a tempo, saúde e dinheiro, houve um enorme crescimento no número de ciclistas no Brasil.

Alguns dos principais motivos desse aumento são:

  • Tempo – com o trânsito sempre bem engarrafado, a demora para se deslocar de um ponto a outro é bem elevada. Assim, andar de bike, torna as viagens bem mais rápidas.
  • Saúde – o ciclismo é um exercício bem movimentado, que ajuda muito a manter a saúde do corpo, emagrecer, melhorar a circulação sanguínea, etc.
  • Dinheiro – com os combustíveis lá em cima, comprar uma bike e realizar as viagens diárias, se torna bem mais econômico.

É possível ainda acrescentar os benefícios para o próprio meio ambiente, já que o ciclismo não causa poluentes. Então, com esse aumento de ciclistas, o Governo teve que tomar medidas para facilitar o seu uso. Isso porque, o trânsito é bastante conturbado, já ocupado com os carros, caminhões, ônibus, motocicletas, etc. E transitar em meio a essa conturbação, embora mais rápido, é bem difícil e perigoso.

Uma das primeiras medidas tomadas pelos estados, foi justamente a criação ou ampliação das ciclovias, exclusivas para os ciclistas. E, nas situações em que as bikes ocupam o mesmo lugar que os outros veículos, foram alteradas inclusive as leis de trânsito. Agora, as regras são bem mais rígidas sobre a ultrapassagem de ciclistas, que deve ocorrer de uma forma segura, respeitando os direitos de quem usa as bikes.

Quais são as regras da ultrapassagem de ciclistas?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que institui todas as regras e diretrizes relacionadas ao trânsito, tem sido bastante melhorado. Nos últimos anos, o atual CTB vem sendo chamado de nova lei do trânsito, devido ao grande número de alterações feitas. E a ultrapassagem de ciclistas foi um ponto que teve uma melhoria significativa, já que agora torna mais segura vários pontos relacionados ao ciclismo.

Um quesito, por exemplo, é em relação à redução da velocidade na ultrapassagem de ciclistas, que deve acontecer para evitar acidentes. Em outras palavras, o ato de não reduzir a velocidade agora gera uma infração mais grave, buscando conscientizar os motoristas. Claro que essa redução deve se adequar também a própria velocidade e segurança do trânsito em si.

Nesse caso, a ultrapassagem de ciclistas de forma incorreta, agora trata-se  de uma infração gravíssima. E a pena para essa infração é de multa, que é bem salgada, tendo um valor de R$293,47. Tomar esses cuidados legais, respeitar essa lei e, principalmente, se conscientizar sobre essa ultrapassagem de ciclistas é fundamental. Afinal, o ciclista é a parte mais frágil dessa relação, sofrendo consequências físicas mais severas no caso de algum acidente, já que está mais exposto.

Mas, além desse ponto, previsto em lei, há também outras medidas que devem ser tomadas nesse momento. Dentre eles, o principal, que também está previsto no CTB é a de manter 1,5 metros de distância lateral na ultrapassagem de ciclistas. Esse também é um ponto super importante, que contribui bastante nesses momentos. Vejamos então algumas dicas para respeitar essas regras:

Por que devo prestar bastante atenção no trânsito?

Como visto, os ciclistas têm todo o direito de circular, tanto como os outros veículos. Então, é preciso ter consciência e respeitar isso. Então, prestar atenção na hora das viagens é ainda mais fundamental, já que é necessário tomar todos os cuidados para não causar acidentes. Quando se fala em distância lateral de 1,5 metros, essa é uma distância que deve ser calculada visualmente,  buscando contribuir para a segurança geral. Andar de bike é sim estar bem exposto aos perigos do trânsito, já que a proteção do transporte em si é menor.

Então, em qualquer acidente, o ciclista irá levar a pior, também devido aos pesos e velocidades dos outros transportes. Manter essa distância e velocidade segura é fundamental na ultrapassagem de ciclistas.

Qual a importância de entender o trânsito?

O trânsito é algo realmente bem complicado, afinal o Brasil conta com 214 milhões de pessoas, e uma enorme frota de veículos. Nas grandes cidades, principalmente, ou até mesmo nas cidades menores, é comum haver conflitos nessas viagens. Então, buscar entender como funciona o trânsito é um dos primeiros passos, não apenas na ultrapassagem de ciclistas, mas na viagem em geral.

Um ponto interessante que deve ser levado em consideração é justamente a constante mudança que as pessoas passam dentro do trânsito. Dessa forma, hora são motoristas, hora são pedestres, hora podem ser ciclistas ou motociclistas. Por isso, buscar entender o posicionamento de cada um deles, se colocando no lugar da posição que não está ocupando no momento, faz toda a diferença.

Quem está de carro, deve procurar entender o lugar de quem está a pé. Quem está de moto deve também entender quem está de bike, etc. Essa compreensão múltipla interfere diretamente, tanto na hora da ultrapassagem de ciclistas quanto também em diversos outros fatores.

Ultrapassagem de ciclistas: como evitar o estresse?

Outro ponto que deve ser levado em consideração, além desse respeito, e de se colocar no lugar do outro, é manter a cabeça fria. Muitas vezes, mesmo tendo consciência das obrigações, e respeitando corretamente as regras, estar de cabeça quente impede de pensar corretamente. Por isso, é necessário evitar se estressar no trânsito ou carregar o estresse de outros lugares.

Ter a cabeça no lugar é o primeiro passo para quem quer respeitar a ultrapassagem de ciclistas, e também outras regras. Vale a pena então se conhecer bem, buscar esfriar a cabeça, relaxar e se concentrar no percurso. Dessa forma, a viagem se tornará mais segura, tanto para o motorista quanto para as outras pessoas.

Continue no nosso blog e descubra tudo sobre os Veículos com bloqueios diversos | Blog do Despachante.

2021-10-14T17:46:30-03:00 outubro 14th, 2021|Educação no Trânsito|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20