Motociclistas conduzirem no corredor entre os carros é uma prática bastante comum no Brasil, mas será que é certo? Existem várias polêmicas acerca dessa atividade, tanto em ambientes urbanos, quanto em estradas. A legislação que envolve o assunto está em constante mudança devido aos altos níveis de acidentes envolvendo motociclistas, e essa é uma das razões para a constante dúvida sobre pilotar de moto no corredor.
Hoje nós vamos responder às principais perguntas sobre o tema levando em consideração as legislação vigente.
Moto no corredor é permitido?
Atualmente, quando falamos sobre motocicletas trafegando entre os carros, os corredor são uma terra sem lei. Hoje em dia a prática não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, logo, é permitida, não sendo passível de multa.
A Universidade de Berkley, na Califórnia, divulgou um estudo em 2015 sobre o assunto. O artigo provou que quando os acidentes de moto acontecem no corredor entre os veículos as taxas de mortalidade e a gravidade do acontecimento são menores em comparação a situações em que a motocicleta está atrás do carro. Esse é um dos pontos cruciais para reforçar o direito de pilotar moto no corredor.
Futuro da legislação
Existe o Projeto de Lei 8192/17, do deputado Heuler Cruvinel, que pretende proibir motociclistas de trafegar pelos corredores. O projeto já foi aprovada pela Câmara e agora vai seguir para o Senado.
Se for aprovado, o projeto de lei visa, além de proibir a moto no corredor, restringir o trânsito do automóvel à faixa da direita se não houver faixa exclusiva para motocicletas na via e proibir a circulação em calçadas de pedestres.
A maior das justificativas apontadas para sustentar o projeto de lei é a violência exacerbada entre motoristas de carros e de motos, que costumam se desentender no trânsito. “Tal situação é a constante violência que acompanha o uso do espaço entre os veículos, entre as faixas de trânsito, com espelhos retrovisores arrancados, chutes na porta e muitos sustos”, aponta o Projeto de Lei.
É preciso se reeducar e lembrar que pequenas ações podem melhorar a experiência no trânsito para todo mundo.
Outro ponto de destaque no texto diz respeito aos pedestres, que ficam mais vulneráveis a acidentes quando existe moto no corredor.
Nós da Despachante temos as melhores dicas sobre leis, licenciamento, transferência e emplacamento de veículos. Acompanhe o blog e esteja sempre por dentro!
Deixar Um Comentário