fbpx

Restrição veículo: como identificar?

Verificar restrição veículo é muito mais fácil do que os condutores costumam achar. Através de uma rápida consulta no portal do Despachante.com, você tem acesso a todas as informações sobre o veículo que deseja comprar. 

Fazer essa consulta é extremamente importante, principalmente se você está investindo em um veículo seminovo ou usado. Pois, além de mais seguro, o comprador também evita que suas finanças sejam prejudicadas. 

Para que serve a consulta de restrição veículo?

Uma das principais razões de realizar uma consulta de restrição veículo diz respeito a maior segurança em um investimento. Caso o veículo que você está planejando comprar seja usado, seguir esse procedimento é ainda mais importante. Pois, dessa maneira, você tem acesso a todas as informações necessárias e evita realizar um mau investimento. 

Vale lembrar que essas informações não são somente aos débitos presentes no veículo, as quais se acumulam até o momento da venda e quem acaba tendo que pagar por todo esse valor são os compradores. 

Através de uma consulta de restrição veículo, os compradores têm acesso a informações como: se o veículo já foi roubado ou furtado, além de possíveis débitos que estejam em aberto. E, dependendo do caso, você também consegue descobrir se o automóvel foi clonado. 

Lembre-se que todas as dívidas devem estar devidamente quitadas para obter o licenciamento anual do veículo, além de emitir o CRLV. Uma simples consulta de restrição veículo é capaz de proporcionar diferentes informações, verificando se ele está em dia e quais são os pré-requisitos para que a documentação seja renovada. 

De acordo com o artigo 131 da CTB, um veículo só é considerado licenciado quando todos os débitos presentes no mesmo forem devidamente quitados. Quando isso não está em dia, o veículo não pode trafegar livremente pelas vias públicas do país. 

Qual é a solução para esse problema?

Através do Despachante.com, você consegue realizar uma pesquisa facilmente de restrição veículo, identificando se alguma pendência está presente na Justiça. Através desse procedimento, o condutor será capaz de verificar as seguintes restrições:

  • Alienação Fiduciária;
  • Débitos e Multas;
  • Gravame;
  • Leasing;
  • Reserva de Domínio;
  • Restrição Administrativa.

É importante ressaltar que, além de ter acesso a esse tipo de informação, o condutor também pode verificar outras, como: histórico de KM, precificador, possibilidade de aceitação em um seguro, passagem por processo de leilões e outras características importantes. 

Como esse procedimento funciona?

Caso esteja interessado em fazer essa consulta pelo portal do Despachante.com, tenha em mente que algumas informações devem ser preenchidas previamente. Portanto, tenha em mãos o documento CRLV, já que todas as informações necessárias estão presentes nesse documento. 

A primeira delas é a sequência de numerais e letras do emplacamento de seu veículo. Caso não se recorde desta informação, confira as três letras e os quatro algoritmos presentes no campo “Placa” de seu documento. Ele está à direita do campo “Nome”. Uma outra informação necessária para essa consulta é o código do Renavam. 

Todos os veículos que são registrados no Renavam possuem um código numérico, o qual é composto pela sequência de onze números. E, caso ele tenha sido registrado no ano de 2013, possui apenas nove números. 

É válido ressaltar que esse código também está presente no documento CRLV do veículo, logo na primeira linha, à esquerda. Em alguns casos, as informações do chassi também serão solicitadas para que a consulta seja realizada com sucesso. Trata-se de uma estrutura em seu veículo, a qual dá suporte para a carroceria, onde existe um número grafado. 

Mas você também pode ter acesso a essa informação através do documento CRLV, presente logo abaixo da informação da “Placa”. Claro que, mesmo que todas essas informações sejam necessárias, na maioria das vezes os únicos dados solicitados são o código do Renavam e a sequência da placa. 

Basicamente, tendo essas informações à sua disposição, será possível fazer uma consulta de restrição veículo. 

O que não pode ser feito ao investir em um veículo com restrição?

Ao adquirir um veículo com restrição na Justiça, algumas coisas não podem ser feitas, entre elas:

  • Bloqueio: Quando o carro está bloqueado judicialmente, isso significa que o veículo está com algum tipo de penhora ou com dívidas presentes. Essa é uma das formas encontradas pelas instituições financeiras de recuperar os veículos financiados de maus pagantes;
  • Circulação: Além do proprietário não conseguir solicitar o licenciamento anual, também está impedido de circular legalmente nas vias públicas do país;
  • Registro de Penhora: A penhora é efetivada durante um processo judicial sobre o veículo e outros dados importantes;
  • Restrição do Licenciamento: Impede que o registro de licenciamento seja realizado;
  • Transferência: Impede que o registro de mudança de proprietário seja realizado.

O que fazer se o veículo estiver com débitos?

Caso seja o proprietário de um veículo que está com débitos em aberto, você pode realizar a regularização do mesmo sempre que desejar. Uma das alternativas é entrar em contato com os profissionais do Despachante.com, o qual possibilita que suas dívidas sejam quitadas em até 12x. 

Se você está com uma multa que não foi paga, pode solicitar a segunda via delas facilmente através dos principais órgãos de trânsito do país. Nas páginas disponibilizadas na internet, também são solicitadas algumas informações para ter acesso ao boleto para realizar o pagamento. 

Portanto, tenha em mãos o código do Renavam de seu veículo e a placa do mesmo. Quanto ao pagamento do seguro obrigatório, algumas informações mudam de estado para estado. O IPVA não é uma dívida cobrada pelo DETRAN, portanto, essas informações estão presentes na Secretaria da Fazenda de seu estado. Busque pelo sistema na internet e emita a segunda via desse pagamento. 

Para que você consiga quitar todos os valores em aberto, envie o seu orçamento para o Despachante.com e tenha todas suas dívidas pagas. 

Como o Despachante.com pode me ajudar?

O Despachante.com é o primeiro serviço desta área que funciona totalmente online, disponibilizando a oportunidade de consultar a restrição veículo! E, assim como outros serviços, como o primeiro emplacamento, emissão da segunda via do CRV e consulta de restrição veículo, os condutores de todo o país podem contar com o auxílio dos profissionais a qualquer momento. Encaminhe o seu orçamento agora mesmo!

2021-07-26T20:33:56-03:00 julho 21st, 2021|Documentação de Veículos|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20