fbpx

Documentação de carros elétricos

A documentação de carros elétricos é solicitada para que os condutores possam circular livremente pelas vias públicas do país. E, por se tratar de um setor automobilístico bastante recente, muitos condutores têm dúvidas referentes ao assunto.

Documentação de carros elétricos

Uma das mais novas novidades no setor automobilístico é, sem dúvidas, os carros elétricos. Além disso, cada dia mais brasileiros estão considerando o investimento nesses modelos. Todavia, por se tratar de algo relativamente novo, é comum que haja dúvidas sobre o assunto. Uma delas é sobre a documentação de carros elétricos. Inclusive, uma das mais comuns é: Esse modelo de veículo é isento ao pagamento de taxas e tributos?

E, para descobrir tudo sobre a documentação de carros elétricos, é importante conhecer mais sobre esse setor automobilístico. 

O que é um carro elétrico? Como ele funciona?

Chegando para mudar todo o cenário automobilístico, o carro elétrico foi criado para ser mais sustentável ao meio ambiente, principalmente quando comparado aos modelos por combustão ou combustíveis fósseis. Basicamente, o carro elétrico faz parte de um grupo de veículos que são conhecidos como “zero emissão”. Eles recebem essa característica justamente por não emitir nenhum gás poluente ou ruídos perceptíveis.

Além disso, como o próprio nome sugere, um carro elétrico é movido pela eletricidade. Ele depende totalmente dos motores, que armazenam energia em sua bateria, criadas com íons de lítio. Basicamente, esses veículos funcionam através de quatro elementos básicos, são eles:

  • Bateria: A bateria de um carro elétrico é recarregável e armazena toda a energia que é necessária para que ele funcione;
  • Sistema de recuperação da energia: Essa é uma das maiores vantagens dos carros elétricos. Basicamente, através desse processo, é possível fazer com que toda a energia que seria desperdiçada, retorne a bateria via eletricidade;
  • Motor de indução: Com o motor de indução, a eletricidade aciona todos os mecanismos que fazem as rodas e o carro se movimentarem;
  • Inversor: Neste caso, toda a corrente elétrica contínua e alternada, fazendo com que seja levada até o motor de indução.

Mesmo que todo esse conhecimento seja bastante técnico, algo sobre esses carros é um fato: além de serem totalmente amigáveis para o meio ambiente, a eletricidade permite que a energia seja aproveitada. Pois, o mecanismo do motor sofre menos com o atrito comparado aos demais modelos de veículos.

Quais são os tipos de carros elétricos?

Mesmo que todo o carro elétrico funcione através da eletricidade, existem alguns modelos que incluem o uso de combustível. Portanto, saber quais são os tipos que existem é tão importante quanto a documentação de carros elétricos:

  • Plug-in electric: Esses modelos são 100% movidos pela eletricidade. Eles utilizam baterias que podem ser carregadas através de uma fonte;
  • Plug-in hybrid: A maioria das pessoas conhecem os carros híbridos. E são assim que os modelos que funcionam tanto com a eletricidade quanto com combustível são chamados;
  • Hybrid electric: Esses modelos são predominantemente movidos a partir de combustível, mas também funcionam por eletricidade.

Por que os carros elétricos são mais caros que os modelos por combustão?

Por se tratar de modelos que levam tecnologias recentes, além de demandar de um alto nível de conhecimento para seu desenvolvimento, os carros elétricos são mais caros que os modelos por combustão. Além disso, a bateria desses modelos, em especial, possuem um custo superior aos demais modelos. 

Atualmente, com o constante avanço dos recursos e os ganhos em alta escala, a tendência é que a produção desses veículos aumente. Então, aos poucos, será possível encontrar veículos elétricos com o mesmo valor dos movidos por combustão. 

Os carros elétricos são isentos do pagamento de IPVA?

Uma péssima notícia para os donos de veículos do brasil: infelizmente, em nosso país, não existem muitos incentivos de tributos para que eles ganhem mais espaço em território nacional. Mas está acontecendo um projeto de Lei que visa a isenção de todos os modelos de carros elétricos do IPI, tanto os nacionais quanto os importados. Atualmente, os donos de veículos devem pagar de 7% a 9% de IPI.

Qual a documentação de carros elétricos?

Quando o assunto é a documentação de carros elétricos, os proprietários precisam seguir os mesmos protocolos dos veículos tradicionais. Portanto, é essencial que você pague seus tributos e outras dívidas em dia, estando dentro da Lei e evitando problemas.

Em relação ao pagamento do IPVA, as decisões continuam sendo tomadas por cada Estado do Brasil. Mas na maioria das vezes, algumas isenções e descontos estão sendo estabelecidas aos proprietários desses veículos. No estado de São Paulo, por exemplo, uma Lei foi estabelecida onde os proprietários de carros elétricos obtêm um desconto de 50% no IPVA. Mas para conseguir esse desconto, o carro deve ter custado menos de R $150 mil.

Quais são as vantagens de ter um carro elétrico?

Mesmo que o crescimento desses modelos no Brasil seja constante, muitos condutores não sabem se vale ou não a pena obter um carro elétrico. Mas existem algumas vantagens que devem ser consideradas durante a sua escolha, são elas:

1. O carro não possui nenhuma emissão de poluente

Uma das maiores vantagens do carro elétrico é não emitir nenhum poluente no meio ambiente. Quando comparados aos modelos por combustão, a emissão de CO2 é reduzida em, aproximadamente, 30%. 

2. Os gastos com manutenção são menores

Por se tratar de um modelo que funciona por eletricidade, os custos de manutenção costumam ser inferiores aos modelos tradicionais. Isso porque, nesse caso, não é necessário substituir o filtro do óleo e do ar. Além do desgaste das peças ser menor.

3. A cobrança dos impostos é menor

Atualmente, a maioria dos modelos de carros elétricos pagam somente 9% de IPI. Além disso, em alguns estados, existe a isenção do pagamento do IPVA, um imposto que deve ser pago anualmente pelos proprietários de veículos tradicionais. Nos estados em que essa isenção não é total, é possível obter até 100% em sua documentação de carros elétricos. 

Como o Despachante.com pode me ajudar?

Os especialistas do Despachante.com podem te ajudar com os documentos de seu carro elétrico. Pois, assim como os demais modelos do mercado, a documentação continua a mesma!

2021-08-03T19:09:46-03:00 agosto 3rd, 2021|Documentação de Veículos|0 Comentários