fbpx

Como realizar a regularização de moto?

A regularização de moto é essencial para continuar trafegando livremente nas vias públicas do Brasil. Os motoristas desse meio de transporte preferem esse automotor pela facilidade e economia que ele oferece. Isso sem contar que a mobilidade e espaço é muito melhor. Mas assim como outros veículos automotores, ela precisa estar com a motocicleta devidamente registrada e licenciada. Mas além de não possuir nenhuma dívida em aberto nas documentações desse veículo, os condutores também devem estar habilitados para conduzir a moto. 

Para não correr o risco de enfrentar problemas relacionados ao trânsito, a regularização de moto é essencial. Essa é a melhor maneira de aproveitar toda a praticidade que esse automotor entrega.

Regularização de moto: Quais documentações são essenciais?

Segundo presente na Lei Nº 9.503/1997, a qual trata o CTB, é conhecida por apresentar todas as infrações e penalidades de trânsito. Mas o mesmo código também inclui diversas diretrizes que os motoristas devem seguir para alcançar um melhor trânsito no Brasil. Sendo ainda mais importante em relação a toda a burocracia no momento do registro da moto. E, de acordo com o que está descrito no CTB, o DETRAN de cada região tem a responsabilidade de registrar, emplacar e licenciar o veículo.

Vale lembrar que toda a documentação é a mesma, independentemente do tipo de automotor que está sendo regularizado. Mas antes da regularização de moto com todos os documentos, os motoristas devem emitir o registro do mesmo. Se você deseja emitir o CRV de um veículo zero, deverá apresentar a nota fiscal do fabricante. É válido ressaltar que, em algumas situações, o código exige que um novo certificado seja emitido. E, além do CRV, uma outra documentação de grande importância na regularização de moto é o CRLV. 

O que é o licenciamento anual de moto?

Os condutores de motos não devem somente possuir o documento CRV. Pois assim como o primeiro registro, o CTB também exige que os motoristas realizem o licenciamento anual de sua motocicleta. O licenciamento serve como uma forma de comprovação de que o veículo conta com todas as características necessárias para trafegar livremente nas vias públicas do país. Além de estar cumprindo com tudo que é exigido pelas leis de trânsito brasileiro. Uma das maneiras de comprovar que o seu veículo está em dia é apresentar o documento que é expedido anualmente, o licenciamento. Mas para ter acesso ao licenciamento, comprovando a regularização de moto, é fundamental preencher algumas características. 

Os motoristas têm o dever de comprovar, por exemplo, que o veículo passou por uma inspeção de segurança veicular. Mas vale lembrar que, em alguns estados, a vistoria não é uma exigência. Mas todos os motoristas, independentemente de seus veículos automotores, devem preencher os seguintes aspectos:

  • O seu veículo só será considerado devidamente licenciado quando todos os débitos que estão em aberto estiverem devidamente quitados. Assim como o pagamento dos tributos, como é o caso do IPVA.

Caso seus débitos não sejam quitados, o seu licenciamento não será renovado, impossibilitando a regularização de moto. 

O que é o IPVA da moto?

O IPVA é um dos impostos que os motoristas devem pagar para ter a regularização de seus veículos. O valor solicitado é pago para o poder público. O IPVA é um imposto cobrado pelos estados do Brasil. Mas como nem toda a receita arrecadada é destinada para melhorias no trânsito, o valor é cobrado pela Secretaria da Fazenda de cada um dos estados, e não pelo DETRAN. 

Assim como o licenciamento, o IPVA também é um imposto cobrado anualmente. E todas as regras que visam o pagamento deste tributo são estabelecidas por cada estado do país. Mas a taxa cobrada é um percentual sobre o valor venal do veículo. E, esse valor, nada mais é do que aquele que será estimado pelo próprio poder público. Mas no caso do IPVA, o valor da cobrança é anunciado equivalente à Tabela FIPE. E o percentual dessa cobrança pode variar entre 1% a 6%. Mas geralmente a alíquota das motocicletas é muito menor do que a dos demais automotores. 

Para que possa solicitar o licenciamento anual de sua moto, será necessário estar com todas as parcelas de seu veículo pagas. Vale lembrar que o CRLV é um documento obrigatório. 

Como consultar a sua moto pela placa?

Se você deseja conferir se está com a regularização de moto em dia, você pode consultar no conforto da sua casa! Sabe como? Através do site Despachante.com, para isso basta seguir os passos a seguir: 

  • Acesse o site
  • Digite seu nome, endereço de e-mail e número do RENAVAM
  • Em seguida, você verá os débitos que estão em aberto na sua documentação. 

E dessa forma, você consegue quitá-los de forma rápida e muito prática, e o melhor, pode ser parcelado em até 12x. 

Caso a data já tenha passado e você não se recorde de ter feito o pagamento, o Despachante.com pode te auxiliar em todo o processo. Além da possibilidade de quitar suas dívidas em até 12x. Através dessa simples consulta será possível verificar todas as pendências em aberto no seu veículo, seja o licenciamento ou IPVA de sua moto. 

Regularização de moto: como ter a documentação em dia?

Um dos serviços entregues pelo Despachante.com diz respeito à quitação das dívidas pendentes em sua moto. O serviço é feito de forma totalmente digital, em até 12x e sem burocracia! Vale ressaltar que os motoristas só serão multados se forem flagrados por uma autoridade de trânsito trafegando com o veículo com parcelas atrasadas. Sendo assim, se você está com dificuldades para realizar a regularização de seu veículo, deixe-o em casa e evite mais dívidas. Assim como a apreensão do automotor. 

Todas as multas e infrações presentes em seu veículo podem ser consultadas de maneira simples e rápida no Despachante. Além de contar com profissionais prontos para atender todas suas dúvidas referentes a essas dívidas. Assim que solicitar a quitação de suas dívidas, basta acessar o emplacamento de seu veículo e verificar que está totalmente regularizado. Depois disso, você poderá circular livremente por todas as vias públicas de nosso país.

2021-06-23T17:57:07-03:00 junho 1st, 2021|Documentação de Veículos, Moto|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20