fbpx

Como fazer a regularização de motor?

A regularização de motor é feita a partir de uma manutenção periódica, a qual exige a troca desses elementos importantes do veículo. Isso acontece por conta de acidentes ou ao mau uso do automóvel. Caso seja necessário a regularização de motor, não deixe de fazê-la! 

Qual a importância da regularização de motor?

Muitos condutores não sabem, mas é necessário realizar a regularização de motor. Esse procedimento é necessário quando o motor do veículo for trocado ou tiverem o seu seu número alterado. Nessas ocasiões, é essencial regularizar os documentos de seu automóvel, além de realizar o registro do prontuário no DETRAN. A regularização de motor é muito comum, principalmente nos carros ou motos que foram roubados ou furtados. Por esse motivo, é essencial pesquisar a placa do automóvel antes de realizar um investimento. 

Basicamente, antes de investir em uma moto ou carro, leve em consideração os seguintes pontos: acessórios, comandos, estofamento, economia, pintura e outros elementos essenciais para o bom funcionamento do automóvel. Depois de realizar esse procedimento, é importante passar por uma vistoria veicular para que possa transferir os documentos. Entretanto, para fazer isso, é importante conhecer como o processo de vistoria ocorre. 

O que é a vistoria veicular?

Antes de mais nada, a Vistoria Veicular é um procedimento exigido pela legislação de trânsito brasileira, a qual é definida e regularizada pelo Contran. O processo tem como objetivo evitar que os veículos circulem livremente, caso apresentem erros de fabricação ou condições inadequadas. Basicamente, a vistoria veicular é uma avaliação que será feita nos veículos, através dela, entre muitas coisas, visam a regularização de motor. 

Quais são os motivos de realizar uma vistoria veicular?

É muito comum que uma vistoria veicular seja solicitada para regularizar a documentação do veículo, principalmente nos casos de venda. Mas ela também pode ser exigida nas seguintes ocasiões:

  • Quando ocorrer alguma modificação nas características originais do veículo;
  • No processo de financiamento;
  • Quando o proprietário mudar de cidade ou estado;
  • Quando for necessário emitir a segunda via do CRLV ou CRV do veículo;
  • Caso o veículo se envolva em situações de roubos ou furtos e acidentes.

O que pode acontecer se o condutor não regularizar o motor?

Caso o proprietário do veículo não regularizar o motor, alguns problemas podem ocorrer se ele for renovar ou fazer o contrato da seguradora. Um dos principais problemas diz respeito à fiscalização. De maneira geral, se houver uma fiscalização do veículo e ele não estiver regularizado, o proprietário deve pagar uma multa no valor de R $127,69. Portanto, lembre-se de regularizá-lo. E, além da necessidade de pagar uma multa nesse valor, o condutor corre o risco de perder cinco pontos da CNH. Além disso, também existe a possibilidade do veículo sofrer com a retenção pelas autoridades. 

Como realizar a regularização de motor?

Para resolver a regularização de motor, existem algumas opções aparentes. Basicamente, o procedimento deve ser feito via despachante ou pelo próprio dono do automóvel, mas algumas taxas devem ser pagas, são elas:

  • Caso escolha o despachante, o primeiro passo é realizar o pagamento das taxas referentes aos débitos em aberto. Na Despachante.com, é possível quitar essas dívidas em até 12x;
  • Depois de realizar esse processo, basta se dirigir até a unidade do DETRAN mais próxima ou em uma empresa credenciada para realizar a regularização através de uma vistoria. 

Durante esses procedimentos, alguns documentos são exigidos aos condutores, além da necessidade de levar os decalques do chassi e do motor. Mesmo que alguns condutores tenham acesso a essa documentação, pode ser complicado encontrar outros veículos. Se essa for a ocasião, basta entrar em contato com uma empresa especializada, as quais disponibilizam os números do motor e do chassi. 

É muito comum que o custo desses serviços seja de até R $100,00. Vale ressaltar que esse serviço também é realizado pela Despachante.com, a primeira empresa digital a realizar esses procedimentos no Brasil. Caso seja necessário realizar a regularização de motor, será necessário levar a nota fiscal da compra, além da declaração de responsabilidade, a qual deve ser reconhecida e assinada no cartório. Assim que a aprovação da vistoria seja emitida, os condutores têm direito a emitir a segunda via do documento. 

Quais são as vantagens de uma vistoria veicular?

De maneira geral, a vistoria veicular evita que os condutores sofram ou corram risco de investir em um veículo com problemas. Isso porque, a partir das informações obtidas no histórico, será possível analisar o custo-benefício e assegurar que o veículo será um bom investimento. 

Quando realizar a vistoria veicular?

Para realizar a regularização ou transferência de um veículo, é fundamental passar por uma vistoria veicular. Basicamente, elas podem ter como finalidade os seguintes processos:

  • Realizar uma vistoria para transferir a propriedade do veículo;
  • Obter um laudo veicular;
  • Obter um laudo de vistoria;
  • Realizar uma vistoria no trânsito. 

Qual a necessidade de trocar o motor do veículo?

Caso tenha interesse em circular nas vias públicas do país com um motor diferente do registrado, é essencial que o condutor registre essas alterações junto ao DETRAN mais próximo. Mas antes de realizar esse procedimento, os condutores devem verificar se o veículo não está com nenhuma restrição. Uma das possibilidades é através de uma empresa especializada, como a Despachante.com.

Uma regra é válida em todo o território nacional, diz respeito à resolução 292 do Contran que cita: é permitido aumentar em 10% a potência do motor do veículo em comparação ao anterior. Nesse caso, se você possui um motor de 100 cavalos de potência, é possível aumentar para 110. 

Como o Despachante.com pode me ajudar?

O primeiro passo é exigir a nota fiscal da troca do motor que foi realizada pelo vendedor, a qual contém todos os dados e informações referentes a ele. O DETRAN não regulariza motores que estejam com a numeração raspada ou sejam de origem duvidosa.

Mas para regularizar a situação com seu motor, lembre-se de estar com todos os débitos pagos. Nesse momento, você pode contar com o auxílio donDespachante.com, que permite quitar sua conta em até 12x!

2021-07-26T20:34:35-03:00 julho 19th, 2021|Documentação de Veículos|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20