fbpx

Blindagem de veículos: o que é? Como fazer?

A blindagem de veículos está em alta no Brasil, ultrapassando até 16 mil automóveis ao ano. E, segundo a Abrablin, nosso país é um dos que mais possui uma frota de veículos blindados no mundo. Se você está interessado na blindagem de veículo, deve estar atento às obrigações estabelecidas. 

O que é a blindagem de veículos?

Basicamente, a blindagem de veículos torna inviável sua cabine. E, para garantir esse aspecto, as partes mais vulneráveis do automóvel ganham materiais que resistem a disparos de arma de fogo ou, inclusive, a explosão de granadas. Uma das partes que é revestida com a blindagem são os vidros das janelas. Mas além delas, as portas, o teto, o acesso ao porta-malas e também o painel corta-fogo, ganham um material conhecido como “manta de kevlar”. E, as colunas do veículo, são revestidas com aço.

Os pneus da blindagem de veículos é feita com uma cinta de nylon, a qual será instalada para que eles possam rodar, mesmo que estejam vazios. Um dos tipos mais comuns no Brasil é a 3A. Inclusive, eles podem resistir a disparos de Magnum .44, uma das armas mais potentes de nosso país. O custo médio da blindagem de veículos é de, aproximadamente, R $60.000,00. E, segundo dados divulgados pelo Exército, atualmente operam mais de 400 empresas especializadas na blindagem em nosso país.

Os estados que mais realizam essas blindagens no Brasil hoje são feitas no eixo São Paulo-Rio de Janeiro. Então, se você mora em uma dessas regiões, possivelmente conhece sobre o assunto. 

Quais são os cuidados com a blindagem de veículos?

Com o trânsito se tornando mais caótico no Brasil, além da vulnerabilidade e insegurança, cada vez mais condutores buscam pela blindagem de seus veículos. Inclusive, essa é a razão da crescente presença de empresas especializadas no setor em nosso país. Mas para que você realize a blindagem, é importante levar em consideração alguns cuidados, principalmente pela tecnologia empregada no veículo e materiais especiais que são utilizados em sua composição.

Basicamente, considere as seguintes dicas ao realizar a blindagem de seu veículo no Brasil:

1. Faça a revisão dos pneus constantemente

Assim que você realiza a blindagem de seu veículo, um peso extra será adicionado na lataria e nos vidros. Por essa razão, o desgaste será maior em seus pneus, o que exige uma revisão constante dos mesmos. Além disso, para conseguir responder rapidamente a situações de perigo, é essencial que os pneus estejam em bom estado. O essencial é revisá-los a cada 5.000 quilômetros rodados e trocá-los, caso seja necessário. 

2. Faça uma avaliação dos amortecedores e dos freios

Assim como os pneus, os amortecedores também sofrem com a blindagem de veículos. Por essa razão, é importante fazer uma avaliação preventiva deles a cada 10.000 quilômetros rodados. E, em qualquer sinal de problema, vá até a empresa que realizou a blindagem de seu veículo para se certificar que o mesmo não sofreu com os danos. Do mesmo modo, é possível contar com o auxílio de uma oficina mecânica de confiança.

3. Faça a lavagem dos vidros apropriadamente

Um dos pontos que mais exigem atenção dos condutores é a lavagem dos vidros. Os cuidados devem ser redobrados quando o material é blindado, pois elas contam com uma camada de policarbonato. Enfim, os seguintes cuidados devem ser considerados:

  • Um dos primeiros pontos é a lavagem. De maneira geral, recomenda-se que os condutores utilizem apenas água e sabão neutro para que ele seja higienizado delicadamente, principalmente nas janelas laterais;
  • Ao utilizar produtos abrasivos ou força excessiva na lavagem dos veículos, o mecanismo de sustentação dos vidros pode ser estragado, o que impede seu funcionamento apropriado;
  • Também é importante tomar cuidado com os seus vidros. Isso porque, por ser mais pesado do que os vidros originais dos veículos, os mecanismos devem ser modificados constantemente;
  • É indicado que os condutores andem com os vidros fechados no veículo blindado. 

4. Mantenha-se em contato com a seguradora

Basicamente, a manutenção dos veículos blindados deve ser feita com uma empresa autorizada pelo exército, pois a blindagem deve ser regularizada pelos militares. Por essa razão, a lista das seguradoras licenciadas também deve ser consultada pelo condutor. Sendo assim, sempre que tiver dúvidas ou precisar resolver algum problema, entre em contato com o telefone da seguradora. Quando os serviços não são cobertos pelo seguro, o valor será maior e devem ser considerados, principalmente antes de realizar a blindagem do veículo.

5. Tenha uma cobertura de proteção

A blindagem de veículos deve estar com a manutenção em dia. Por esse motivo, o seguro deve ser considerado pelos condutores. Mesmo que a maioria das pessoas acredite que um veículo blindado garanta 100% de segurança, isso não é correto, principalmente pela necessidade de entrar e sair de locais públicos constantemente. 

Quando os meliantes sabem disso, eles aproveitam a distração dos condutores para abordarem e efetuarem o furto ou roubo. Por esse motivo, é fundamental ter a cobertura de um seguro para que a proteção seja total! Para os veículos blindados, dois tipos de seguros existem, são eles:

  • Seguro Compreensivo;
  • Seguro Parcial.

O Seguro Parcial só é válido em situações de furto ou roubo, além de ser um dos mais apropriados para os proprietários desses veículos. 

Quais itens são conferidos na revisão?

É muito comum que as empresas de blindagem de veículos confira as mesmas características, mas ainda existem algumas variações entre elas. De maneira geral, os seguintes itens são conferidos:

  • Os ruídos que são provenientes da blindagem do veículo;
  • As borrachas que são integradas durante o serviço de blindagem;
  • Os sistemas e vidros que são integrados na blindagem;
  • Uma revisão da parte elétrica do veículo;
  • Revisão dos amortecedores e molas que são trocados durante a blindagem;
  • entre outros.

Como o Despachante.com pode me ajudar?

Para realizar a blindagem dos veículos, é importante que os condutores tenham em mãos a sua regularização. Isso pode ser solicitado com a equipe do Despachante.com, uma empresa especializada na manutenção de seu veículo!

2021-07-19T18:46:56-03:00 julho 19th, 2021|Carro, Documentação de Veículos|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20