fbpx

Renavam: o que é?

Muitos condutores brasileiros têm essa mesma questão em mente. De maneira geral, ele diz respeito a um número com 11 dígitos, os quais são armazenados dentro de um banco de dados. Esse documento conta com diversas informações e características de um veículo automotor, entre elas: o ano de fabricação, quando os dados originais foram registrados, assim como quando o veículo passou pelo emplacamento. Todas essas características unem-se e respondem o que é renavam.

Sendo assim, o documento acompanha todos os processos e características alteradas em um veículo, até que o mesmo saia de circulação. É importante ressaltar que todos os tipos de renavam o que é são diferentes, ou seja, variam dependendo do modelo de seu automotor. 

Renavam:o que é e para que serve?

De maneira geral, renavam o que é se refere a uma sigla: Registro Nacional de Veículo. Sendo assim, pode-se dizer que esse documento é como um RG para os veículos automotores. Através desse documento, é possível encontrar todas as informações e características do veículo. Entre elas, destacam-se: o ano em que o veículo foi fabricado, multas presentes no mesmo, licenciamento do veículo e outras características importantes. 

Todas essas informações fazem parte de um banco de armazenamento, os quais são fornecidos pelo Denatran. Ele é quem faz a distribuição para as organizações de trânsito que cuidam dos aspectos gerais do renavam o que é. É importante ressaltar que o número do renavam é único, ou seja, cada veículo automotor possui o seu próprio. Esse número é gerado ainda no primeiro registro de seu carro ou moto, o qual é feito pelo DETRAN do estado em que o proprietário reside. 

Vale ressaltar que o documento renavam é tão importante quanto a CNH, sendo necessário portar esse documento enquanto trafega nas vias públicas do país. Sua posse é importante pois, em casos de acidentes ou outros imprevistos, o renavam é solicitado pelos órgãos de trânsito. Mesmo nas situações em que o carro para de circular, o documento não é reutilizado em outros veículos automotores. 

Quando o número do renavam é feito?

De maneira geral, renavam o que é diz respeito ao documento gerado logo no primeiro registro do veículo automotor, o qual é feito exclusivamente pelo DETRAN de seu estado. Desde o ano de 2013, o documento é feito com números, o qual conta com onze dígitos. 

Hoje em dia, esse documento está sendo gerado de uma forma única: os dois primeiros dígitos do documento são zero e, os nove restantes, são informados e gerados pelo DETRAN. É muito importante que os condutores busquem renavam o que é, pois existem alguns que acreditam que seja o mesmo que a marca modelo do automotor. E, em todo o caso, são documentos distintos.

De maneira geral, o código de marca modelo é uma versão que indica a fabricação do veículo automotor. Isso é o bastante para definir que se tratam de documentos distintos, já que retratam diferentes características. Pode-se dizer, inclusive, que o documento renavam é o RG de um veículo.

Como fazer a consulta do documento renavam?

No momento em que os condutores se perguntam renavam o que é, também existe a dúvida de como realizar a consulta dessa documentação. De maneira geral, para que a consulta seja realizada com sucesso, é necessário ter acesso ao CRLV do veículo. Nesse momento, é válido ressaltar a importância de circular com essa documentação no veículo. 

Quando os condutores realizam a consulta através de sua inscrição, é possível ter acesso a todas as dívidas em aberto no veículo, assim como outras características referentes a ele. Sendo assim, caso deseje fazer a consulta de renavam o que é, basta ter acesso ao CRLV do veículo. Ele está impresso no documento, representado por onze dígitos no canto superior esquerdo do mesmo. 

Os condutores podem encontrar essa informação logo ao lado da informação que mostra se o documento é de primeira via ou não. Essa numeração é única para todos os casos, mesmo nas situações em que ele foi descartado. 

Lembre-se de sempre estar na porte desse documento enquanto estiver circulando nas vias públicas do país, evitando complicações relacionadas a isso. 

É necessário estar em posse do número de renavam para consultar débitos pendentes no veículo?

Através do Despachante.com, uma empresa e site especializado em questões relacionadas ao trânsito, é possível consultar o emplacamento de um veículo. Através dessa consulta, os proprietários de veículos têm acesso a todos os dados e informações sobre o automotor, incluindo a presença de débitos no mesmo. É muito importante lembrar que, caso esteja pensando em adquirir um veículo usado, essa consulta é imprescindível. Essa simples atitude impede que problemas futuros ocorram na aquisição do automotor. 

Caso não tenha acesso a documentação do Renavam, os profissionais da Despachante.com também podem ajudá-lo. Em uma consulta rápida, simples e segura, é possível ter acesso a todas as informações referentes ao seu veículo. 

O número do renavam está no chassi?

Um outro erro comum que muitos condutores têm é achar que o número do Renavam está localizado no chassi do veículo. Em todo caso, ele nunca estará presente no chassi, já que é impresso somente no documento CRLV do veículo. Mas existe sim um número que está registrado no chassi dos veículos, mas que são contrárias ao renavam. Trata-se da numeração do VIN, um número que marca a identificação do veículo. 

E, diferente das características do renavam, esse registro é feito alternando números e letras. Ao contrário ocorre no caso da emissão do renavam, que são somente onze dígitos, variando de veículo para veículo. 

Assim como em outras situações, é possível entrar em contato com o Despachante.com e obter todo o apoio e respostas necessárias sobre seu veículo. O melhor de tudo é que o condutor evita processos burocráticos, realizando procedimentos simples diretamente de casa! Em poucos passos, você tem acesso a informações gerais de seu veículo, assim como a quitação de débitos em até 12x sem juros! Entre em contato com o Despachante.com hoje mesmo e adquira o apoio necessário.

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20