Vai Viajar? Veja Como Solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Você sabia que para ter o direito de dirigir em terras estrangeiras é preciso contar com um documento bastante específico em mãos? É a Permissão Internacional para Dirigir, também conhecida como PID.

Para aqueles que estão planejando suas viagens à Rússia, a PID torna-se ainda mais necessária, já que no país o documento é imprescindível para conseguir alugar um automóvel. Em outros países, como os Estados Unidos, o documento, muitas vezes, nem chega a ser solicitado.

Como solicitar a Permissão Internacional para Dirigir

A Permissão Internacional para Dirigir nada mais é do que uma espécie de tradução da Carteira Nacional de Habilitação em sete línguas: alemão, árabe, chinês, espanhol, inglês, português e russo. Para adquiri-la pode-se optar pelo processo on-line ou presencial.

Para conseguir a PID on-line basta acessar o site do Detran de seu estado e solicitar o documento, que será entregue pelo correio em sua casa. Para quem quer realizar a solicitação de forma física é só comparecer a uma unidade de atendimento do Detran de seu estado, mas o documento não sai na hora, também chega em sua casa pelos correios, assim como o processo on-line.

Em ambos os casos a validade do documento impresso é a mesma de sua CNH. Vale lembrar que o valor para a expedição da PID varia de acordo com o estado. Em São Paulo, por exemplo, o valor é de R$ 259,05 e seu prazo é de três dias úteis para emissão.

Previna-se sempre

É muito comum escutarmos histórias de pessoas que realizaram todo o processo para adquirir uma Permissão Internacional para Dirigir, mas acabaram não utilizando. Pode ser que sua PID não seja solicitada, mas reflita: vale mesmo a pena arriscar?

Depois de passar um bom tempo planejando a tão sonhada viagem, será que vale o risco de não contar com o documento e ter a chance de ter seus planos arruinados? Nós acreditamos que não. O processo é tão simples e rápido que vale a pena reservar alguns minutos do seu dia e uma pequena margem no orçamento de sua viagem para a solicitação de uma PID.

Lembre-se de que ela pode acompanhar você em outras viagens até a data de vencimento de sua Carteira Nacional de Habilitação, portanto o investimento vale a pena e ter em mãos a documentação correta é muito importante.

Continue acompanhando o blog do Despachante para continuar por dentro de todas as novidades em matéria de assessoria documental veicular!

2018-12-11T17:14:08+00:00 agosto 15th, 2018|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário