fbpx

Teste do bafômetro

Saber como o teste do bafômetro funciona não o ajuda somente a tirar essa curiosidade, como também compreender como se configura a infração nos casos em que o condutor é flagrado circulando sob a influência de álcool.

Então, compreender como esse aparelho funciona, de maneira geral, é de grande utilidade, principalmente durante uma possível fiscalização. Agora, caso tenha dúvidas sobre o assunto, o primeiro passo é descobrir como é o teste do bafômetro. 

Teste de bafômetro: Descubra tudo sobre esse acessório 

Antes de entrar em vigor, a Lei Seca já era um grande debate entre os condutores, principalmente sobre o aparelho que realiza o teste do bafômetro. E, mesmo que a maioria conheça sobre o seu uso, ainda existem pessoas que desconhecem totalmente sobre o assunto. Na verdade, muitos condutores já se perguntaram sobre como o bafômetro faz a medição do nível de álcool no corpo. E, caso tenha interesse em descobrir mais informações sobre o teste do bafômetro, saiba que essa informação pode ajudar em várias situações.

A maioria dos condutores não têm conhecimento sobre o que é feito nos casos em que é flagrado trafegando com álcool no corpo. E, até mesmo quem não tem hábito de beber, tem chances de ser multado pela Lei Seca. Então, por essas razões, é essencial que você tenha conhecimento sobre como funciona o teste do bafômetro. 

Vale ressaltar que, se você ingerir bebida alcoólica hoje, não significa que está impedido de circular pelas vias públicas durante dias. Até porque, o nosso organismo trabalha para tirar essa substância de nosso corpo. E, saber exatamente quando isso ocorre é fundamental, principalmente para evitar problemas com a CTB. Por fim, com tantas razões para descobrir a sua finalidade, descubra o que é o bafômetro:

O que é o bafômetro?

Mesmo que seja popularmente conhecido pelo nome bafômetro, na verdade esse instrumento leva o nome de etilômetro. Entretanto, como o próprio nome sugere, esse acessório tem como finalidade a medição da concentração do álcool etílico no organismo do condutor. Inclusive, no próprio CTB, é possível encontrar algumas definições para esse aparelho. Portanto, o bafômetro, nada mais é do que um aparelho que mede a concentração de álcool presente no organismo da pessoa, através do ar que é expelido pelo condutor que está sendo submetido ao teste. 

Justamente pelos condutores terem que baforar o aparelho, explica porque ele é popularmente conhecido como bafômetro. Então, para conhecer mais informações sobre esse aparelho, além de como a medição é feita, veja mais informações:

Como um bafômetro funciona?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que, embora a verificação da presença de álcool também seja feita pelo ar expedido, não é somente pelo hálito que a substância será identificada. Isso porque, bastava o condutor escovar os dentes ou beber água para que o resultado fosse diferente. Inclusive, muitos condutores acabam caindo em mitos sobre como é possível burlar essa identificação. Então, vale a pena destacar que nenhuma das estratégias de “enganar o bafômetro” funciona na prática. Portanto, não vale a pena testar nenhuma dessas alternativas para interferir na medição do teste do bafômetro. 

Além disso, o processo de absorção do álcool demora cerca de uma hora. Mas é claro que esse tempo pode variar, dependendo do peso corporal do indivíduo, seu sexo e a quantidade de bebida ingerida. Portanto, compreender como de fato funciona o teste do bafômetro não é tão fácil quanto a maioria imagina. Mas é essencial ter conhecimento sobre isso para evitar situações de estresse. 

Como a presença de álcool é detectada no organismo?

Além de mostrar resultados positivos ou negativos sobre a presença de álcool no organismo das pessoas, o aparelho também mostra qual é a quantidade presente em miligramas. 

De acordo com especialistas, o teste do bafômetro funciona da seguinte maneira:

  • Esse aparelho possui um bocal descartável, que é trocado na sequência de uso;
  • Nesse bocal, o indivíduo deve soprar por alguns segundos;
  • Todo o ar que está sendo expedido percorre o tubo de plástico, até que finalmente chega na célula de combustível;
  • Caso exista a presença de álcool nessas partículas que foram expedidas, quando elas entram em contato com a platina, uma reação química é gerada;
  • A passagem dos elétrons é registrada por um elemento que faz a medição da corrente elétrica;
  • Essa contagem de elétron faz a medição do nível de alcoolemia do indivíduo;
  • E, quanto maior for esse nível, maior será a embriaguez do condutor.

Além disso, segundo o IPEM, antes do bafômetro ser vendido, ele passa por uma apreciação técnica. E, se ele cumprir todas as exigências feitas pela legislação metrológica, poderá ser usado para a fiscalização. Sendo assim, é essencial que todos os aparelhos sejam aprovados pelo INMETRO. 

Qual o valor da multa em casos de bafômetro positivo?

Se o resultado de um teste for positivo, o valor será multiplicado por dez. O motivo disso acontecer é devido a incidência do fator multiplicador, que tem como finalidade acentuar o rigor da punição em casos de infrações gravíssimas. E, mesmo que só as infrações de natureza gravíssimas gerem o fator multiplicador, nem todas dessa natureza funcionam dessa maneira.

Quando o valor é multiplicado por 10, o valor da multa será de R $2.934,70, visando que o valor mínimo da multa seja de R $293,47. Vale ressaltar que, o valor pode ser maior, caso o condutor seja flagrado andando nessas condições mais de uma vez.

Se você está passando por essa situação, provavelmente sabe que o valor, caso repita a infração, deve ser pago dentro de 12 meses. Então, conforme o artigo 165 do CTB, o valor da multa é dobrado. 

Como o Despachante.com pode me ajudar?

Caso seja flagrado circulando pelas vias públicas do país alcoolizado, o valor da multa aplicada e todas as consequências previstas por ela não podem ser evitadas. Entretanto, com o auxílio de especialistas, como o Despachante.com, será possível encontrar ajuda nessas situações complicadas. Através da plataforma, é possível quitar suas dívidas em até 12x! Faça agora mesmo seu orçamento.

2021-08-17T18:26:26-03:00 agosto 17th, 2021|Dicas|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20