fbpx

Dívida Ativa – Como consultar e Parcelar?

A dívida ativa acontece quando um contribuinte deixa de pagar o IPVA de um veículo. Este débito é consultado e administrado pela Procuradoria Geral do Estado que, também pode iniciar o procedimento de execução judicial, com aumento de 100% da multa, além da incidência de honorários advocatícios.

Com o despachante.com, dá para consultar sua dívida e fazer o parcelamento!

Mas como saber se o seu IPVA atrasado já foi inscrito na dívida ativa?
Continue com a gente que vamos te explicar tudo.

 

O que é a dívida ativa?

Para cada cidadão, o governo tem um cadastro no qual são registradas, de maneira cumulativa, os débitos referentes aos compromissos financeiros periódicos com órgãos governamentais. O grande problema da dívida ativa é que ela, após certo tempo, complica muito a situação do CPF do devedor, o que o impede até mesmo de adquirir bens ou ter contas em bancos.

As dívidas são divididas em dois grupos: tributárias e não tributárias. As primeiras referem-se aos tributos de fato, como impostos obrigatórios (IPVA, Licenciamento, DPVAT), enquanto aquelas incluídas na segunda categoria referem-se, principalmente, às consultas de multas de trânsito, mas também contemplam, por exemplo, a falta de pagamento de aluguéis, indenizações e restituições.

 

Como consultar dívida ativa?

A maneira mais simples de como consultar dívida ativa é pela internet, mais precisamente por meio do sistema no site da Procuradoria Geral do Estado no qual você é residente. É comum que a consulta seja feita por um portal exclusivo para as particularidades da dívida ativa.

Para veículos, é possível, além do CPF, encontrar possíveis débitos por meio do número do RENAVAM. Existe a possibilidade de consultar as condições no momento da consulta e já imprimir guias para pagamento.

Você também pode baixar o app PGE-SP.

 

Como pagar a dívida ativa?

Para o pagamento, selecione o débito inscrito a ser quitado e, em seguida, clique na opção liquidar ou em parcelar e escolha a opção que se encaixa no seu orçamento.  A seguir, solicite a emissão de guia para pagamento do débito selecionado. Imprima a guia gerada e dirija-se a um dos bancos da rede autorizada.

Atenção: As guias devem ser pagas dentro do prazo estipulado, ou perdem a validade. O valor dos débitos são consultados e acrescidos de juros todo dia primeiro de cada mês. Se for necessário, emita novas guias.

Para maiores informações, o contribuinte pode consultar e entrar em contato com a Secretaria da Fazenda, através do 0800-170110, ou pelo site www.fazenda.sp.gov.br

 

Já posso licenciar meu veículo?

Você só poderá licenciar seu veículo após quitar todo o parcelamento.

E é aí que o Despachante.com pode te ajudar.

Com o Despachante.com, você consulta e parcela sua divida ativaE todos os débitos do seu veículo como multas, dívida ativa, IPVA, DPVAT e licenciamento em até 12x no cartão de crédito e recebe o documento em poucos dias.

É rápido, prático e seguro! Em poucos dias você já está andando nas ruas com seu carro regularizado.

Vem com a gente!

Faça seu orçamento grátis, clicando aqui.

2020-07-20T22:29:09+00:00 julho 20th, 2020|Dicas, Documentação de Veículos|0 Comentários