fbpx

Parcelamento IPVA

O parcelamento IPVA é uma forma de recorrer ao pagamento dessa dívida que está atrasada. Então, se por algum motivo o condutor deixar de pagar o valor, não há motivos para se desesperar. 

Parcelamento IPVA

Se você não pagou a dívida do IPVA, saiba que não há motivo para se desesperar, pois existe como parcelar o valor. Dessa maneira, não será necessário pagar todo o valor de uma só vez, basta realizar o parcelamento IPVA. Mesmo que existam muitas dívidas mensais, é importante que os valores de seu carro sejam regularizados. Pois, dessa maneira, você evita circular livremente nas vias públicas do país.

Inclusive, mesmo os condutores que sigam um orçamento regular, podem se desestabilizar com o valor do IPVA. Por essa razão, muitos costumam atrasar o pagamento da dívida, solicitando o parcelamento IPVA para quitar o valor. 

Caso essa seja a sua situação, lembre-se de verificar a maneira correta de fazer isso!

Afinal, o que é IPVA?

Sigla para “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”, o IPVA é um tributo que deve ser pago por todos os proprietários de veículos do Brasil, independentemente de seu modelo. Todavia, ao contrário das multas, o IPVA não é cobrado pelos órgãos de trânsito do Brasil. Esse tributo é um valor cobrado por cada Secretaria da Fazenda do estado, ou seja, também pode ser chamado de imposto estadual. 

Por essa razão, o valor não é único, ou seja, cada estado define o valor do IPVA, além de outras regras, incluindo o calendário de pagamento. Vale ressaltar que o IPVA é um tributo que deve ser pago anualmente pelos condutores. É comum que os valores sigam o padrão do percentual do valor venal do veículo, segundo estabelecido na tabela Fipe. 

Em grande parte dos estados, os condutores têm a opção de realizar o parcelamento IPVA ou, se preferir, pagar o valor integral. Independentemente de sua opção, os condutores não podem deixar de pagar o IPVA de seu veículo. Isso porque, o tributo gera impacto em outras obrigações do proprietário. 

Por que é necessário pagar o IPVA?

Antes de mais nada, o condutor deve ter em mente que, quando a dívida do IPVA fica atrasada, algumas taxas e juros são acrescentadas na parcela. E isso tudo é gerado por conta do atraso, portanto, se possível, não deixe de realizar o parcelamento IPVA. 

E, se mesmo assim, o condutor não fizer nada a respeito, a dívida vai se tornando cada vez maior. Então, se já era difícil quitar o valor anteriormente, imagine após todos esses juros serem acrescentados no valor. 

Se mesmo assim a dívida continuar em aberto, o proprietário do veículo corre o risco de ter seu nome vinculado nos principais órgãos de defesa ao crédito. Além disso, também pode ser inscrito na dívida ativa, tornando o empréstimo ou crédito difícil de conseguir. 

Uma outra consequência que é gerada pela falta de pagamento é que, quando existe algum débito em aberto, é impossível obter o licenciamento anual. Além de impossibilitar a venda do veículo. 

Como pagar o IPVA atrasado?

Existem casos onde o condutor deixou de pagar o IPVA de seu veículo por um ano completo. Durante esse tempo, eles não podem emitir o licenciamento e correm o risco de circular nas vias públicas do Brasil. E, caso seja parado durante uma fiscalização de trânsito, o proprietário ainda corre o risco de ter seu veículo apreendido. Quando isso acontece, não existe outra opção senão quitar o valor da dívida.

Todavia, diferente do que ocorre no DPVAT, os condutores precisam quitar todos os valores em aberto. E isso pode resultar em uma grande dívida, dificultando a sua situação financeira. 

Como consultar o IPVA?

Caso não se lembre se fez ou não o pagamento ou parcelamento IPVA, o primeiro passo é esclarecer essa dúvida. Para isso, é necessário entrar no site oficial da Secretaria da Fazenda de seu estado e fazer a busca. É muito comum que, logo na primeira página, o condutor encontre a opção “Consulta de IPVA atrasado”. Lembre-se que alguns dados são solicitados para fazer essa pesquisa, como o número da placa e o Renavam.

Como fazer o parcelamento IPVA?

Todos os estados têm a sua própria maneira de realizar a cobrança da dívida. Portanto, em alguns casos, é possível parcelar ou pagar integralmente o valor do IPVA. Ainda, a maioria dos estados permite parcelar o tributo em três vezes, mas em algumas situações, esse valor pode ser dividido em até seis vezes. 

Além disso, quando o assunto é IPVA atrasado, os estados só permitem que o pagamento seja feito de uma vez. 

Portanto, é essencial que o condutor saiba quais são as possibilidades através da Secretaria da Fazenda de seu estado ou entre em contato com especialistas, como o Despachante.com. Através do Despachante.com você pode parcelar em até 12 vezes o IPVA, tudo de forma prática e muito rápida.

Onde pagar o IPVA?

No próprio site da Secretaria da Fazenda ou da Despachante.com é possível emitir a sua guia de pagamentos. Mas é muito importante ter cuidado nesse momento: veja se você está emitindo a via certa, não a que ainda não venceu.

Caso seja uma possibilidade, leve em consideração emitir todas as guias e antecipar o pagamento das próximas parcelas. Essa é uma ótima maneira de evitar que problemas relacionados ao atraso aconteçam com você. É importante ressaltar que essa guia de pagamento vem com todos os valores atualizados. Isso facilita o processo de pagamento por parte dos condutores, pois não será necessário buscar os valores corretos. 

Depois que estiver com todos os dados em mãos, basta se dirigir até uma lotérica credenciada, caixa eletrônico ou internet banking com o código de barras e realizar o pagamento. Vale ressaltar que, no Despachante.com, todas as suas dívidas são quitadas facilmente. Sem contar que os condutores garantem até 12x!

Como o Despachante.com pode me ajudar?

Como citado anteriormente, para realizar o parcelamento IPVA, os condutores devem estar com todas as dívidas de seu veículo devidamente quitadas. E, através do Despachante.com, é possível quitar todo o valor em aberto em até 12x!

Entre em contato com os especialistas do local e faça seu orçamento hoje mesmo.

2021-08-06T19:05:57-03:00 agosto 6th, 2021|Débitos Veiculares, IPVA|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20