fbpx

IPVA reajuste por dia de atraso: como funciona?

Calcular IPVA reajuste por dia de atraso é um procedimento simples de realizar, então, não há motivos para se preocupar. Além disso, esse é um procedimento que todos os condutores brasileiros precisam ter conhecimento. Existe uma fórmula exata para calcular o IPVA reajuste por dia de atraso. Pois, dessa maneira, você consegue verificar o valor correto com todos os débitos em atraso, levando em consideração a Tabela Fipe.

IPVA reajuste por dia de atraso: Conheça tudo sobre esse procedimento

Antes de mais nada, o IPVA é um dos impostos que os proprietários de veículos devem pagar. Todo o valor arrecadado é dividido para o município e estado em que o veículo está cadastrado. Os valores são distribuídos para a saúde pública, educação, transporte e outros gastos necessários para a população. Se o condutor deixar de pagar os valores, uma das consequências é a inscrição na dívida ativa. Além disso, o não pagamento gera restrições no CPF. Quando isso acontece, o condutor tem dificuldades para ter acesso ao crédito. Outra consequência é a multa de natureza gravíssima que será gerada, além da apreensão do veículo. 

Vale ressaltar que os valores que serão pagos variam de estado para estado. Portanto, o condutor deve estar sempre atento ao IPVA, evitando juros e as possíveis consequências que o não pagamento pode causar. 

Afinal, como calcular o IPVA reajuste por dia de atraso?

Primeiramente, o IPVA é um imposto sem valor definido. Isso porque, alguns pontos são levados em consideração para gerar o valor deste pagamento, como o valor venal do veículo e o estado em que ele está cadastrado. Além disso, existe a alíquota, que é calculada por cada Estado. Vale ressaltar que esse valor pode variar dependendo do tipo de combustível e a categoria que o veículo possui. Portanto, todos esses valores são considerados no IPVA reajuste por dia de atraso.

Assim que souber da alíquota de seu Estado, lembre-se que a porcentagem pode variar de acordo com a categoria do veículo. Uma maneira de verificar isso é acessando a página oficial da Secretaria da Fazenda. Depois de verificar o valor da alíquota, o condutor também deve consultar a tabela que conta com o valor venal de seu veículo. Logo na sequência, é possível calcular IPVA reajuste por dia de atraso. 

Quais são as consequências de não pagar o IPVA?

Uma das primeiras consequências do atraso no pagamento do IPVA é o acréscimo de multas no valor. Isso faz com que muitos condutores busquem o procedimento de como calcular o IPVA reajuste por dia de atraso. 

Tenha em mente que, adiar o pagamento desse imposto, pode acabar gerando complicações em sua vida financeira. E o resultado disso pode ser uma grande bola de neve em dívidas. Além disso, sem estar com o comprovante de pagamento em mãos, o condutor não pode emitir o licenciamento, sujeito à aplicação de multas e apreensão do automóvel. Basicamente, é o licenciamento que permite o condutor trafegar livremente pelas vias públicas do país. 

Por fim, o condutor também pode ser inscrito na dívida ativa, dificultando a aceitação no empréstimo e nos créditos em geral. Vale ressaltar que a venda do veículo também será difícil, pois são poucas as pessoas que aceitam assumir essa dívida. 

Passo a passo para calcular IPVA

Existem diferentes maneiras de calcular o valor do IPVA. Portanto, escolha aquela que mais se adapta ao seu cenário:

Calcular IPVA

O primeiro deles é bastante simples: o valor de seu automóvel X a taxa da alíquota. Lembre-se de ter em mente o valor total de seu veículo, além de consultar a tabela da alíquota, que é adotada por todos os Estados. Porém, se você não quiser verificar o valor dessa maneira, existem algumas plataformas que disponibilizam o valor total. Além disso, na plataforma oficial do Despachante.com, os especialistas podem te ajudar!

Calcular com o número do Renavam

Uma outra ferramenta que permite o cálculo do IPVA reajuste por dia de atraso é a “Calculadora do IPVA”, criada pela própria Secretaria da Fazenda. O procedimento é simples e fácil de acessar! De maneira geral, ao acessar a página, o condutor deve informar o número do Renavam e também a placa do veículo. Por fim, basta clicar em “consultar” e o valor atualizado será informado. 

IPVA atrasado

Os condutores também podem verificar os valores atualizados de seu IPVA na ferramenta criada pela Secretaria da Fazenda. Para isso, basta acessar o site oficial da organização e seguir o procedimento informado. Porém, os condutores também podem fazer a conta por si mesmo. Basicamente, o valor acrescentado por dia é de 0,33%, que para nos 20% após 60 dias de atraso + tabela Selic. Sendo assim, o condutor deve levar em consideração os seguintes valores: 

  • Valor do IPVA + 0,33% por dia de atraso + juros da tabela Selic ao mês. 

Vale ressaltar que, se o condutor for inscrito na dívida ativa, o valor aumenta muito. Então, tente pagar o IPVA em dia para evitar esse tipo de situação. 

Onde posso efetuar o pagamento do IPVA?

Agora que você sabe como fazer o cálculo do IPVA reajuste por dia de atraso, também deve ter conhecimento de quais locais esses pagamentos podem ser efetuados. O primeiro lugar são os bancos que possuem um tipo de convênio, basta informar o número de seu Renavam. Se você pretende fazer o pagamento em guichês, é necessário ter em mãos o guia da arrecadação. Essa informação pode ser consultada na plataforma oficial da Secretaria da Fazenda, que também solicitará o seu Renavam.

Despachante.com pode ajudar no cálculo e pagamento do IPVA!

O primeiro despachante digital do Brasil, o Despachante.com, conta com profissionais capacitados para te ajudar nessas situações! Todo o processo é rápido, fácil e sem nenhum tipo de burocracia. Além disso, ao solicitar os serviços do Despachante.com, o cliente pode parcelar em até 12x no cartão de crédito, e também pode pagar a vista no boleto ou transferência bancária.

Depois que o pagamento for confirmado, o documento será enviado via Correios ou endereço de e-mail.

2021-10-04T17:29:37-03:00 outubro 4th, 2021|Débitos Veiculares, IPVA|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20