fbpx

Débitos de Veículos

Os débitos de veículos são muitos e, todos os proprietários de veículos, seja carro, moto, caminhonete ou outros, devem quitar suas dívidas para conseguir circular livremente nas vias públicas do país. Inclusive, ter em mente todos esses débitos é importante, principalmente se você está pensando em investir em um automotor. Com o auxílio de profissionais capacitados, como o Despachante.com, você encontra a ajuda necessária para quitar suas pendências e circular com o veículo dentro da lei. 

Débitos de veículos

O primeiro passo para verificar se vale ou não a pena investir em um veículo é conhecer quais débitos eles podem possuir. Isso porque, além de comprar combustível, você deve pagar todas as outras obrigações, como o IPVA e possíveis multas presente no nome do condutor. Também é importante ter em mente outros tipos de pagamentos, como cada nova manutenção necessária. Quando incluir esse tipo de investimento no plano de finanças, torna-se mais fácil pagar todas as pendências presentes em seu veículo. 

E, além de realizar um plano para efetuar esses pagamentos, você também pode contar com o auxílio da Despachante.com para quitar suas dívidas. Basta encaminhar o seu orçamento para a empresa e esperar que o pagamento seja concluído com sucesso. Os condutores têm a opção de quitar todas as suas pendências em até 12x. Mas antes de mais nada, conheça quais são os possíveis débitos de veículos e planeje-se antecipadamente para evitar problemas. 

Quais são os débitos de veículos que os proprietários podem pagar?

Um dos principais tipos de débitos de veículos que não são zerados enquanto não forem pagos são as multas e o IPVA. Conheça mais sobre esses dois tipos de débitos:

  • Multas de Trânsito: Caso o condutor seja flagrado por uma autoridade de trânsito cometendo uma infração, uma multa será gerada. Todas as possíveis infrações estão presentes no CTB. 
  • IPVA: O IPVA é um imposto que todos os proprietários de veículos devem pagar anualmente. Todo o valor arrecadado durante essa coleta são distribuídos, sendo que 50% permanecem para o estado e o restante é destinado para o município do veículo. 

O valor que deve ser pago no imposto é considerado um dos mais caros. Sendo assim, é fundamental ter em mente que esse tipo de débito, além de caro, é fundamental para transitar livremente nas vias públicas do país. Para evitar que multas sejam geradas em seu veículo, é importante que o condutor respeite todas as normas de trânsito que estão estabelecidas pela CTB. Mas se você achar que a multa foi aplicada injustamente, poderá recorrer. 

Se você deseja diminuir o valor do imposto IPVA, a alternativa é antecipar o seu pagamento. Ou se tornando um bom motorista, sem ter cometido nenhum tipo de infração por um determinado período de tempo. Mas em ambas as situações, é importante que os condutores não deixem que os débitos de veículos se acumulem. Isso porque, caso isso aconteça, você também pode ser penalizado durante uma fiscalização. 

Como consultar as pendências no veículo?

Todos os condutores brasileiros podem verificar se existe alguma pendência em aberto no veículo através do Renavam. Para que isso seja feito, basta entrar na página oficial deste órgão e seguir as seguintes instruções:

  • Cadastre-se na página, seguindo todas as instruções;
  • Assim que finalizar a etapa anterior, novas páginas serão abertas;
  • Selecione a opção “Consulta” e, na sequência, clique em “Veículo”;
  • É fundamental que os condutores estejam com o número do CPF em mãos, além do Renavam e informações da placa do veículo;
  • Faça o preenchimento de todos os dados solicitados;
  • Assim que realizar esse processo, terá acesso a todos os débitos em aberto do veículo. Além de outras informações, como o histórico de roubos ou furtos e a cor original de seu veículo. 

Esse mesmo processo também pode ser realizado facilmente através do site do DETRAN. E, se estiver com alguma pendência em aberto no veículo, encontre a solução que procura no Despachante.com. Esse procedimento é fundamental para evitar que dívidas se acumulem e, principalmente, no processo de venda e compra do automotor. 

Como a fiscalização do veículo com pendências é realizada?

Segundo determinado no artigo 22 do CTB, uma das principais responsabilidades dos órgãos de trânsito é realizar a fiscalização dos veículos. É importante ressaltar que o código não determina nenhum tipo de infração caso existam multas ou o pagamento do IPVA não seja realizado. Mas caso essas dívidas estejam em aberto no veículo, os condutores não podem fazer o licenciamento anual de seu veículo. Sendo que esse documento é fundamental para que o veículo continue circulando livremente nas vias públicas do país. 

De acordo com o artigo 131 do CTB, o veículo é considerado licenciado quando todos os débitos e multas presentes estejam devidamente quitadas. Portanto, quando o oposto ocorre, o condutor se torna incapaz de solicitar o licenciamento, que deve ser feito anualmente. Ainda, lembre-se que o porte de CRLV é obrigatório para todos os condutores de veículos do país. E, durante uma abordagem, é por ele que as autoridades de trânsito são capazes de constatar que existem débitos de veículos em seu nome. 

Como recorrer a aplicação de uma multa?

Uma das principais maneiras de evitar a aplicação de uma multa é evitar cometê-las. Mas é um direito de todos os proprietários de veículos recorrer a aplicação das multas. Quando os condutores decidem seguir esse caminho, você não recebe a pontuação em sua carteira de motorista. E, com isso, não precisará pagar pelas multas. Lembre-se de seguir todo o procedimento necessário para que consiga se livrar do pagamento dessas multas. É importante ressaltar que, qualquer condutor pode recorrer a esse procedimento, sejam eles culpados ou não. Mas existe todo um procedimento de avaliação que ele passará para determinar se é culpado ou não. Portanto, só recorra a ele quando, de fato, existir provas para comprovar que a aplicação foi injusta. 

Como o Despachante.com pode me ajudar?

Com o auxílio do Despachante.com, será possível realizar o pagamento de todas as suas pendências em até 12x. Caso tenha interesse em contratar os serviços realizados pela empresa, encaminhe o seu orçamento gratuitamente!

2021-07-29T18:42:10-03:00 julho 29th, 2021|Débitos Veiculares|0 Comentários