fbpx

você sabe como contar os pontos de sua CNH?

A possibilidade de perder o direito de conduzir seu veículo é algo que assombra diariamente a cabeça de muitos motoristas, principalmente daqueles que já foram autuados algumas vezes e já estouraram a pontuação de sua CNH.

Costumeiramente, as multas de trânsito vêm acompanhadas de algumas outras penalidades.

Uma das penalidades são os pontos somados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas eles não são somados desta maneira ao acaso.

Um sistema organizado pelo Código de Trânsito Brasileiro, que explicaremos melhor como funciona ao longo do nosso artigo.

Dependendo da pontuação atribuída à sua CNH, poderá acarretar na suspensão de seu direito de conduzir um veículo.

Por isso, abaixo explicaremos como funciona o sistema de pontos na carteira de habilitação, como podem causar sua suspensão e como monitorar sua CNH online para evitar problemas.

Além disso, ensinaremos você a contar os pontos, levando em consideração o tempo que eles serão válidos.

Então, seja bem-vindo (a) e boa leitura!

 

Os pontos são aplicados de acordo com a gravidade da infração

Como já dito antes, os pontos somados à sua habilitação obedecem às determinações que constam no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

É muito importante que os (as) condutores (as) estejam por dentro do sistema de pontos, para que não os acumule.

As regras de trânsito são subdivididas em 4 categorias, de acordo com a gravidade da infração cometida.

Para entender melhor a relação entre os tipos de infração e os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é preciso conhecer o artigo 259 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que dispões sobre os pontos aplicados em casos de infrações de trânsito.

A classificação de pontos pode ser realizada da seguinte maneira:

  • Infrações leves – 3 pontos; ⭐⭐⭐

  • Infrações médias – 4 pontos; ⭐⭐⭐⭐

  • Infrações graves – 5 pontos; ⭐⭐⭐⭐⭐

  • Infrações gravíssimas – 7 pontos. ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Toda vez que uma infração é registrada, soma-se mais pontos à CNH do (a) condutor (a) do veículo, de acordo com a classificação apontada acima.

A partir da data em que a infração é registrada, ela irá valer até 12 meses após. Depois deste período, ela irá expirar automaticamente.

Por exemplo: você comete uma infração e são somados 4 pontos em sua habilitação no dia 02 de julho de 2020, esta pontuação seguirá ativa até a mesma data do ano seguinte.

Ou seja, durante este período poderão haver somas de acordo com suas infrações, que poderão desencadear na suspensão de sua CNH.

Suspensão da Carteira Nacional de Habilitação poderá ser resultado do acúmulo na pontuação de CNH

Como dito acima, somar pontos à sua CNH poderá culminar no maior terror de quem dirige: a suspensão da carteira.

Esta penalidade está prevista no artigo 261 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e vale muito a pena falar sobre ela.

A carteira de habilitação poderá ser suspensa por dois motivos distintos: o cometimento de infrações autosuspensivas, que são aquelas que geram a suspensão da carteira com apenas uma infração cometida.

Ou ainda, nos casos em que o (a) condutor (a) alcança os 20 pontos ou mais na CNH em um período de 12 meses.

Lá em cima nós dissemos que os pontos somados na carteira têm validade de 12 meses, se por acaso, outros pontos forem somados durante este período e a contagem atingir ou ultrapassar os 20 pontos, sua carteira também poderá ser suspensa.

Deste modo, a contagem deverá ser feita a partir da data de autuação, considerando os 12 meses que se antecederam ou que se sucederam.

O CTB determina que prazo de suspensão da carteira poderá perdurar de 6 meses à 1 ano.

E, em períodos de reincidência em um período de 12 meses, o prazo poderá subir de 8 meses à 2 anos.

Sendo assim, se você atingir os 20 pontos novamente após a primeira suspensão, a segunda penalidade terá seu prazo aumentado.

Do mesmo modo da primeira suspensão, após o período de penalização, a contagem é novamente zerada.

Muito importante reforçar que você deverá ser notificado (a) quando for aberto o processo de suspensão e sobre a imposição das penalidades, para que possa recorrer à defesa.

Caso seja um processo irregular, você poderá exigir recurso para provar sua inocência.

A justiça dispõe de um período de até 5 anos para instaurar o processo de suspensão do seu direito de conduzir um veículo, contando a partir do momento em que você somar os 20 pontos.

Fique sempre atento (a) aos prazos para não ser pego (a) de surpresa, e não se esqueça de sempre consultar a situação de sua CNH.

Pontuação CNH

Como me informo sobre a situação da minha carteira CNH?

Tudo que diz respeito ao início do processo administrativo ou sobre as decisões de aplicação de pena são notificadas ao condutor via Correios.

Por isso, é importante lembrar que você deve manter seu cadastro sempre atualizado no Detran, para que lhe encontrem de uma maneira mais fácil.

Pois se não lhe encontrarem, o processo correrá da mesma forma e você não terá direito à defesa.

Além disso, os nomes dos condutores que correm o risco de suspensão da carteira de habilitação e daqueles que já estão tendo a suspensão em andamento, constam no Diário Oficial de seu respectivo estado.

 

Conclusão sobre a pontuação de CNH

Esperamos que com a nossa ajuda você tenha compreendido como funciona a distribuição de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O número de pontos varia de acordo com a gravidade da infração e pode ir de 3 a 7 pontos. A gravidade também influencia no valor pago pela multa.

Existem diversas maneiras de pesquisar sobre a situação de sua carteira de habilitação: pessoalmente indo até o posto do Detran mais próximo a você, fazendo a consulta pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou baixando o aplicativo.

Você já atingiu os 20 pontos ou está quase lá? Foi multado por ter cometido alguma infração grave?

É muito importante se manter informado (a), mas o mais importante ainda é respeitar as leis de trânsito, evitar acumular pontos e ficar sempre atento (a) à gravidade das infrações.

Ficou com alguma dúvida ou deseja contratar nossos serviços? Entre em contato conosco no site ou em nossas redes sociais. Será um prazer atende-lo (a).

Grande abraço!