fbpx

Habilitação digital: o que é, como funciona e como usar

A habilitação digital chegou como uma facilidade para quem nem sempre tem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em mãos. Embora esteja ativa no Brasil desde 2017, ela ainda gera muitas dúvidas nos condutores, já que estamos acostumados com a versão tradicional do documento.

Dentre as principais dúvidas, com certeza as maiores são relacionadas ao que, de fato, é esse tipo de habilitação, como ela funciona e o que você precisa para tirar a sua. Por isso, preparamos aqui esse guia completo para sanar todas as suas perguntas e facilitar a sua vida!

O que é a habilitação digital?

Também conhecida como CNH digital ou CNH-e, essa versão do documento de habilitação tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, mas com a facilidade de estar sempre à disposição em seu smartphone.

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica fornece todas as informações presentes no documento físico – incluindo a sua foto e o QR Code. Ela pode ser acessada por meio de um aplicativo desenvolvido para o Departamento Nacional de Trânsito e que pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play.

Como emitir a habilitação digital?

Agora que você já sabe o que é esse documento, vamos falar um pouco sobre os requisitos para que você possa emitir a CNH-e em seu celular.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a versão impressa da habilitação ainda é obrigatória. Sendo assim, as duas versões se tornam complementares – ou seja, quando você não tiver a CNH em mãos, você pode apresentar a habilitação eletrônica.

Logo, para emitir a carteira digital, você deve ter a CNH impressa com o QR Code no verso. Além disso, é preciso ter também um certificado digital.

Em 2022 a CNH digital sofreu algumas alterações e está com uma nova versão. Confira aqui um post especial sobre isso.

Passo a passo para emitir a CNH-e

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) nas lojas Google Play ou App Store;
  2. Faça o cadastro e forneça todas as informações solicitadas pelo app;
  3. Clique no link recebido por e-mail para ativar o cadastro;
  4. Realize o login no app e clique em “adicionar documento”;
  5. Selecione as opções “pelo celular” e “com certificado digital” (vale lembrar que, caso você não tenha o certificado, será necessário solicitar o documento);
  6. Utilize a câmera do celular para ler o QR Code no verso da sua CNH física e faça a prova de vida (o app vai pedir para você realizar alguns movimentos simples com o rosto);
  7. Informe o número do seu celular e pronto!

Depois de todos esses passos, você já terá o acesso à sua habilitação digital. Aliás, vale ressaltar que o app também vai pedir uma senha de 4 dígitos a ser criada no momento da emissão.

Com isso, toda vez que você for consultar a CNH-e, será preciso colocar essa senha para reforçar a segurança de seu documento

Dúvidas comuns sobre a habilitação digital

Veja a seguir quais são as dúvidas mais comuns sobre a habilitação digital e seu uso!

A CNH-e funciona em uma blitz?

Sim! A versão digital da sua habilitação tem a mesma validade jurídica que a CNH impressa. Portanto, mesmo que você esteja sem o documento em mãos, será possível apresentar a CNH eletrônica na blitz.

Porém, é importante lembrar que o documento fica sujeito ao funcionamento do seu smartphone. Logo, se você estiver sem bateria, por exemplo, você não terá como apresentá-la e pode receber uma multa.

A CNH-e funciona sem internet?

Sim. Caso o seu smartphone esteja sem conexão de internet, é possível consultar o documento off-line. Portanto, essa é mais uma facilidade que você pode aproveitar ao emitir a carteira de habilitação em seu smartphone.

Quem pode emitir a habilitação digital?

Todos os condutores habilitados podem emitir a CNH-e. Nesse sentido, é preciso apenas ter o modelo mais novo de habilitação, já que este contém o QR Code em seu verso. No caso de quem tem a CNH provisória, também é possível já solicitar a emissão da versão digital.

O que é o Certificado Digital da CNH?

O certificado digital funciona como uma assinatura eletrônica. Ou seja, ele é como uma carteira de identidade virtual e tem a mesma validade jurídica da sua assinatura física. Dessa forma, ele garante que todas as operações feitas por você são, de fato, verdadeiras.

Para que serve o QR Code no verso da CNH?

O QR Code encontrado no verso da habilitação impressa é uma facilidade para o Denatran. Afinal, ele reúne todos os dados do usuário em um banco de dados do próprio departamento.

Com isso, assim que o código é lido pela câmera de um celular, o consultor tem todas as informações necessárias em mãos. Além disso, o código também é uma etapa de segurança que evita fraudes.

A habilitação digital vai substituir a habilitação física?

Não. Conforme mencionamos acima, a CNH impressa ainda é obrigatória para a emissão e validação da versão eletrônica. Ainda assim, atualmente o requisito mínimo do Denatran é que o condutor apresente qualquer uma das versões quando necessário.

Vale a pena emitir a habilitação digital?

Depois de todas as informações apresentadas aqui, você já deve ter percebido que a CNH-e oferece muitas vantagens para os condutores. Afinal, é normal esquecermos de carregar o documento conosco, principalmente ao trocar de veículo, de bolsa ou de carteira.

Dessa forma, a versão digital surge como uma alternativa que está sempre a poucos cliques de distância. Então, de forma geral, a resposta para essa pergunta é única: sim, vale a pena emitir a sua CNH eletrônica!

Vale lembrar que o acesso é feito sempre pelo aplicativo – disponível para download tanto na App Store, como no Google Play.

Portanto, o app deve sempre estar disponível no seu celular. Além disso, você deve lembrar-se da senha de 4 dígitos criada no momento da solicitação, já que esta será obrigatória para a consulta do documento.

Se você ainda tiver dúvidas sobre a habilitação digital, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar as dicas nas redes sociais!

2022-03-18T12:12:51-03:00 março 18th, 2022|CNH - Carteira Nacional de Habilitação|0 Comentários