fbpx

Como realizar a renovação da carteira de motorista na pandemia?

A renovação da carteira de motorista é uma dúvida comum entre os condutores, principalmente durante o período de pandemia. O primeiro passo que deve ser seguido é a verificação do período de vencimento. Ao observar o período e o prazo que já foi encerrado, como por exemplo, a CNH que vence no dia 12 de fevereiro de 2020, provavelmente o condutor está circulando irregularmente com o veículo. 

Mas o prazo para que as atividades de regularização retornem normalmente ainda não está definido. Claro que, gradualmente, os períodos para a renovação continuam se estabilizando. 

Qual o período para renovar a carteira de motorista?

Segundo determinado na nova norma da Lei de Trânsito, tanto o exame de aptidão física quanto mental, que será realizado a domicílio, deve ser renovado em algumas situações. A primeira situação para renovar a carteira de motorista nesse caso é o período de 10 em 10 anos, determinado para os condutores que tenham idade inferior a 50 anos. O mesmo exame é solicitado de 5 em 5 anos para quem tem idade igual a 50 ou até 70 anos. E, a cada 3 anos, ela é solicitada para maiores de 70 anos. 

Para que a solicitação da renovação seja realizada, os condutores devem entrar em contato com órgãos de trânsito. Em algumas regiões do Brasil, como em São Paulo e Minas Gerais, é possível solicitar através da internet, via site oficial do DETRAN de cada estado. 

Quanto tempo os condutores têm para solicitar a renovação?

De acordo com o Contran, todos os documentos que têm validade até o mês de janeiro de 2020, possuem o período de um ano para solicitar a renovação. Sendo assim, é necessário renovar a carteira de motorista até o mês de janeiro de 2021. Enquanto que as CNHs que tem validade no mês de fevereiro de 2020, devem ser renovadas até o período de fevereiro de 2021. 

O mesmo ocorre no vencimento nos outros meses, como em março. Caso a sua carteira de motorista tenha vencido durante o mês de março de 2020, ela deve ser renovada até o mês de março de 2021. E assim por diante. Então, antes de entrar com o processo para a solicitação de renovação, lembre-se de verificar o período em que a sua foi vencida e siga o mês orientado. 

Como renovar a carteira de motorista após o período de renovação?

Um período também foi determinado após o prazo de renovação ter sido encerrado pela Contran. De acordo com essas novas definições, os condutores devem segui-las para renovar a sua carteira de motorista. Quando esse caso acontecer, a situação deve ser estabilizada para continuar dirigindo normalmente nas vias públicas do país. Caso a sua carteira de motorista tenha vencido, então você pode seguir dirigindo dentro do período de 30 dias. Lembre-se de seguir o período destacado em sua carteira, lembrando de solicitar a renovação no período determinado.

É válido entrar em contato com especialistas na área, conhecendo mais informações sobre o assunto. Uma ótima alternativa para ter suas dúvidas respondidas é o Despachante.com, uma empresa especializada em termos correspondentes ao trânsito. 

Passo a passo para solicitar a renovação da CNH pela internet

A renovação da carteira de motorista é bastante simples através da internet, mas é válido ressaltar que se trata de algo simplificado. Sendo assim, nos casos em que não há necessidade de alteração dos dados, como ocorre na alteração do sobrenome em casos de casamento. A renovação online também só é feita quando a foto não precisa ser modificada, mas se você preferir, o processo pode ser seguido e a foto pode ser tirada presencialmente.

Para a solicitação da renovação online, os seguintes procedimentos devem ser seguidos pelos condutores brasileiros:

  1. Entre no site do DETRAN de seu estado e confira todos os dados de sua CNH;
  2. Realize o exame médico e, na sequência, faça a avaliação psicológica e toxicológica;
  3. Faça o pagamento da taxa necessária para a renovação da CNH, assim como o custo do envio realizado pelos Correios;
  4. O documento será encaminhado em sua residência, é importante recebê-la em sua casa. 

Quanto a documentação necessária para solicitar a renovação, os seguintes documentos são necessários:

  • A sua carteira de motorista atualizada;
  • Caso solicite a renovação presencial, é necessário estar com o protocolo do agendamento em mãos;
  • Um documento de identificação, como o RG, além de outros documentos: CPF, certidão de casamento e o endereço de residência, caso seja necessário modificar os dados. 

Passo a passo para realizar a renovação da CNH presencialmente

A maioria dos estados não consegue solicitar a renovação da CNH através da internet, portanto, é necessário compreender como funciona o processo presencial. De maneira geral, os seguintes procedimentos devem ser seguidos para a renovação presencial ser efetivada:

  1. Se dirija até o departamento de trânsito do seu estado;
  2. Tire uma nova foto, a impressão digital e também a assinatura nos documentos necessários;
  3. Efetue o pagamento da taxa solicitada para realizar a renovação do CNH;
  4. Passe por todos os exames necessários, como o toxicológico e psicológico;
  5. Vá até uma clínica credenciada para obter os exames.

No caso da solicitação presencial, os seguintes documentos são solicitados:

  • Um documento de identificação, tanto original quanto uma cópia;
  • Uma cópia do CPF, assim como a apresentação original do mesmo;
  • Um comprovante de residência, original e cópia;
  • A cópia de sua carteira de motorista, assim como a apresentação do documento original. 

É importante lembrar que a renovação da CNH só será realizada nas situações em que não existirem pendências em aberto. Sendo assim, lembre-se de pagar todos os débitos e taxas equivalentes antes de solicitar a renovação. Caso queira fazer uma consulta sobre os débitos pendentes ou encontrar a melhor solução para realizar o pagamento de suas taxas, entre em contato com o Despachante.com.

No site, os condutores têm a opção de pagar seus débitos em até 12x, de uma maneira segura, rápida e eficaz! E, após a confirmação do pagamento, será possível entrar com o processo para a renovação de sua CNH.

2021-06-23T17:53:57-03:00 junho 16th, 2021|CNH - Carteira Nacional de Habilitação|0 Comentários