fbpx

Vistoria veicular: como não reprovar?

A vistoria veicular é realizada em alguns casos em específico, os quais são essenciais, principalmente, para realizar a venda de um automóvel usado. Nesse caso, para que os veículos sejam legalmente vendidos, o laudo veicular é necessário.

Todos os estados têm a obrigação de atender os casos de vistoria nos veículos automotores que circulam em seu estado. Mas mesmo que a vistoria veicular seja realizada de maneira diferente, todas elas seguem um mesmo padrão. Quando uma vistoria veicular é realizada, todos os documentos são analisados, checando informações importantes sobre o mesmo. 

Eles também confirmam que as características do veículo estão preservadas, avaliando se as normas de trânsito estão sendo seguidas para que o mesmo circule livremente nas vias públicas do país. 

O que é uma vistoria veicular?

Todos os veículos que circulam nas vias públicas do Brasil já passaram pela vistoria veicular obrigatória, onde diferentes características são analisadas. Esse procedimento é realizado pelo DETRAN dos estados brasileiros, ou empresas que são credenciadas pelo mesmo, envolvendo menor burocracia. Uma boa alternativa é o Despachante.com, empresa especializada em diversos assuntos referentes ao veículo. 

O principal objetivo dessas vistorias serem realizadas é a verificação de que o automotor está circulando pelas vias públicas de maneira regular. Também são feitas para analisar se os documentos são autênticos e as condições do veículo são ideais para circular nas vias públicas. 

Nos casos em que a transferência do veículo vai ser realizada, é imprescindível que uma vistoria veicular seja feita. 

Mas esse não é o único momento em que ela se faz necessária. Nos casos em que houver a transferência de propriedade, regularização ou a mudança de município, a vistoria veicular também precisa ser feita. 

Esse procedimento também é importante para evitar que a circulação de veículos em condições ilegais seja feita. Para ter maior conhecimento sobre os aspectos gerais de uma vistoria, os condutores devem conhecer o processo e avaliação necessária.

Um desses documentos que precisam ser de conhecimento do condutor é o CRLV, assim como o pagamento de todas as taxas e multas pendentes. É essencial entrar em contato com profissionais da área, como a Despachante.com, e descobrir sobre quais documentos e outros aspectos são importantes para a vistoria veicular. Durante o processo, o pagamento e quitação das dívidas pode ser feito em até 12x sem juros!

Vale ressaltar que em alguns estados, uma taxa é cobrada para que a vistoria seja realizada. 

Quando a vistoria é necessária?

Existem situações diversas que exigem que uma vistoria veicular seja realizada, uma delas é a transferência ou a regularização de um veículo automotor. Também é fundamental que esse processo seja feito em automóveis fabricados há cinco anos, no momento em que o licenciamento é solicitado. Esse procedimento é importante para evitar que veículos com más condições circulem nas vias públicas do país.

O veículo também deve passar por uma vistoria veicular nas situações em que alguma alteração original foi realizada, assim como as mudanças de categorias ou nos casos de sinistro. 

Todas essas práticas são fundamentais, com um único objetivo: evitar que fraudes ou modificações não estejam dentro das leis e obrigações determinadas pelo DETRAN. 

Quais itens são obrigatórios?

Uma grande maneira de evitar reprovar em uma vistoria veicular é conhecendo quais itens são obrigatórios e devem estar funcionando corretamente. De maneira geral, preste atenção aos seguintes aspectos em seu automotor:

  • Espelhos retrovisores, tanto a parte interna quanto a externa do mesmo;
  • Faroletes;
  • Buzina;
  • Os faróis dianteiros do veículos, os quais contam com aspecto de cor branca e amarela;
  • O limpador do veículo e seu para brisa;
  • A lanterna que representa a marcha ré do veículo;
  • As lanternas que servem para a iluminação do emplacamento dos veículos;
  • As lanternas traseiras, representadas pela cor vermelha;
  • As lanternas responsáveis por apontar a direção do veículo;
  • O para choque do veículo, tanto o traseiro quanto o dianteiro.

Vale ressaltar que outros aspectos são verificados no momento em que uma vistoria veicular é realizada, todos dizem respeito à segurança do veículo.De maneira geral, é importante verificar e estar atento a todos os detalhes de um veículo, garantindo a aprovação durante a vistoria. 

O que pode reprovar durante a vistoria veicular?

Mesmo que o condutor tenha o maior cuidado com o seu veículo, sempre existe o risco de algo ocorrer com o automotor que não pode ser controlado. De maneira geral, para evitar que seja reprovado durante a vistoria do veículo, é importante evitar que o mesmo seja rebaixado. Mas não é somente esse aspecto que pode acarretar a reprovação, também é importante estar atento à integridade da suspensão.

É muito importante que o condutor também atente-se às características de seus pneus, os quais devem estar conservados. Um outro aspecto importante são as janelas: elas não devem apresentar nenhuma rachadura ou estar quebradas. Ainda no caso das janelas, caso o seu veículo seja blindado, isso deve estar explícito na documentação do mesmo. Nesses casos, ela não deve apresentar, em nenhuma situação, qualquer desgaste em sua composição. 

Um outro fator que pode reprovar durante a vistoria veicular são as informações do chassi e do motor. Em ambos os casos, não pode haver nenhuma rasura ou indício que eles foram alterados. Portanto, atente-se a todos esses aspectos durante uma vistoria veicular, pois elas podem fazer com que o seu veículo seja reprovado. 

O que fazer caso seja reprovado durante uma vistoria?

Os condutores não só devem entender quais aspectos podem resultar em uma reprovação na vistoria, mas também pensar em o que fazer caso isso ocorra. O primeiro passo para evitar que isso ocorra são os seguintes:

  • Faça o agendamento de uma vistoria corretamente;
  • Entre em contato com especialistas e descubra quais documentações são necessárias;
  • Mantenha todas as características do veículo originais;
  • Confira todos os itens fundamentais e veja se eles estão funcionando em condições ideais.

Caso tenha alguma dúvida referente ao assunto, entrar em contato com o Despachante.com é ideal. Os profissionais da empresa estão preparados para atendê-lo da melhor maneira possível, em todas as situações!

2021-05-21T18:11:45+00:00 maio 21st, 2021|Carro, Inspeção Veicular, Vistoria de Carro|0 Comentários

Já vai embora sem consultar os seus débitos?

Pesquise agora é grátis!

de desconto

Utilize o código #popup20