Motorista Profissional — Veja Como Manter seu Carro Sempre em Bom Estado

A primeira impressão é a que fica e, quando lidamos com o cliente diretamente todos os dias, manter seu carro sempre em bom estado é essencial. Afinal, quando oferecemos um bom atendimento, cordialidade e conforto, a satisfação pode ser muito mais alta e, consequentemente, seu retorno financeiro.

Alguns cuidados podem elevar (e muito) a vida útil do seu veículo. Irv Gordon, um professor de ciências americano entrevistado pelo Portal Quatro Rodas, é a prova disso. Dono de um Volvo P1800 1966, Irv já rodou mais de 4,8 milhões de quilômetros com sua relíquia sueca.

O professor afirma que o grande segredo para o carro durar mais é o jeito de guiar e, segundo ele, seu pai o ensinou a dirigir como se houvesse um copo de água sobre o painel, onde o desafio era não derramar nada: “Sempre tento trocar as marchas e acelerar de um modo que pareça que meu automóvel é automático. Isso ajuda as peças a durarem milhões de quilômetros, exige menos tempo de oficina e permite que eu tenha mais tempo com ele na estrada.”

Existem algumas manutenções simples, mas muito necessárias, que devem ser realizadas no cotidiano para evitar maiores dores de cabeça. Portanto, separamos algumas dicas para você conservar seu carro e mantê-lo sempre em bom estado.

Cuidados externos

O ideal é que o carro seja lavado ao menos uma vez por semana. O exterior do carro é o primeiro que sofre com os efeitos do tempo, a lavagem pode ser feita com água e sabão neutros, evite solventes e outros produtos do tipo, pois eles prejudicam a tinta, assim como secar o veículo ao sol. Encerar o carro uma vez por mês e guardá-lo em garagem coberta também colaboram com a conservação da pintura.

Cuidados internos

No interior do automóvel é importante aspirar as forrações de bancos e assoalhos, e aplicar silicone nas partes plásticas, o que, além de conservar, dá às peças um aspecto de novo e limpo. Bancos revestidos em couro ainda precisam ser hidratados, os sintéticos a cada 3 meses e se o couro for de origem animal, a aplicação de produtos específicos deve ser realizada uma vez por ano.

Na hora de dirigir todo cuidado é pouco

Dirigir com cautela, evitar buracos e reduzir a velocidade em lombadas faz com que a suspensão do carro dure mais tempo, assim como molas e amortecedores.

Além de cuidar da suspensão, quando você tem mais cautela na direção, o monobloco também sofre menos torção e como consequência você tem um carro mais alinhado e seguro de dirigir. Preste atenção também no freio, acelerar e frear a todo momento pode fazer seu carro gastar até 75% a mais de combustível e desgasta o sistema de freios. Já falamos aqui sobre a manutenção de freios.

Manutenções do cotidiano

É necessário realizar as trocas de óleo e filtros, que devem seguir as orientações do fabricante. Leve seu carro a um mecânico de confiança no prazo determinado.

Fique atento à validade dos fluídos, elas vencem por tempo e não somente por quilometragem. Se você não usa muito o carro, por exemplo, é importante substituir o óleo na data indicada, mesmo que o carro não tenha alcançado a quilometragem marcada, só assim o fluido continuará lubrificando o motor do seu automóvel de forma eficaz.

Veículo em dia

É muito comum encontrarmos motoristas que não levam as datas marcadas para realizar a revisão a sério. Porém, a manutenção preventiva do veículo é a melhor maneira de garantir que seu carro estará funcionando da maneira que deve. Além disso, estar com a documentação em dia é fundamental para garantir não só a segurança do motorista, como, também, de terceiros que se utilizam da rua. É um cuidado simples, mas extremamente efetivo.

Consulte a tabela de licenciamento do seu veículo para manter seu veículo em dia.

conheça o despachante.com
2019-05-16T18:49:33+00:00 janeiro 30th, 2019|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário