Conheça Importância do Manual do Proprietário

É comum na cultura do brasileiro deixar os manuais de lado, independentemente do equipamento. Enquanto essa prática pode não apresentar grandes problemas para a maior parte dos itens do dia a dia, quando o assunto são carros e motos, a conversa é diferente. Ao comprar seu veículo, é importante ficar atento no que está descrito no manual do proprietário, pois é nele que estão contidas informações que são importantes e até mesmo essenciais sobre o seu carro ou moto.

Por que é importante prestar atenção no manual do proprietário?

Prestar atenção no manual do proprietário é importante por uma série de razões diferentes. Quem gosta de modificar as peças originais do carro, por exemplo, deve tomar muito cuidado, porque equipamentos não autorizados podem trazer complicações na hora da revisão ou no tempo de garantia de seu automóvel, que varia de montadora para montadora, mas geralmente fica entre dois e cinco anos. Isso está contido em seu manual.

Revisões

Apesar de cada montadora ter um prazo diferente para realizar essas revisões, algumas aconselham que seja feito nos primeiros 10 mil quilômetros ou um ano de uso. Obrigatórias, devem ser feitas em uma concessionária autorizada da marca e devidamente carimbadas no manual. Os motoristas que não contém carinho perde a garantia de fábrica das peças.

Peças trocadas

Peças trocadas fora da concessionária ou erros na instalação de equipamentos são de total responsabilidade do proprietário do carro. Se você optar por realizar a revisão fora de um local autorizado, preste muita atenção no que está sendo feito. Instalar um novo sistema de som de forma inadequada, por exemplo, pode acarretar o fim da cobertura da parte elétrica do carro.

Rodas

Já em casos de rodas, vale frisar que não respeitar o limite do diâmetro indicado pelo fabricante traz sérios riscos na cobertura da suspensão e até do monobloco do automóvel. Atente-se também às marcas que você está comprando e dos produtos utilizados. Lubrificantes, óleos, palhetas dos limpadores, entre outras peças, exigem marcas específicas indicadas pelas montadoras. O uso não recomendados no manual leva ao fim da cobertura.

Além disso, ter o manual do proprietário em mãos também é uma maneira de tirar dúvidas pontuais sobre o veículo em questão.

Agora que você já sabe a importância desse material, que tal aprender ainda mais com os posts do blog do Despachante? Temos artigos novos todas as semanas para você ficar sempre por dentro!

2019-01-28T14:07:08+00:00 janeiro 24th, 2019|Carro|1 Comentário

Um Comentário

  1. Washington 28 de março de 2017 em 10:00 - Responder

    Já paguei 70% do meu carro falta 3 e as três tá atrasada meu carro já entra em busca e apreensão

Deixar Um Comentário